ÉRICO EM BUENOS AIRES

Acompanhado da esposa Raíssa, Érico de Macedo Gurgel viajou hoje para Buenos Aires. O casal deverá passar os próximos dez dias em férias na capital portenha.
Antes de viajar, ele deixou postado no YouTube um vídeo (abaixo) com cenas da 5ª Etapa da Copa Troller, que aconteceu no Ceará. Engenheiro da Troller, em Horizonte, Érico atuou na equipe de apoio ao rally, o qual contou com um grande número de participantes.


O NATAL DA FAMÍLIA

O Natal de nossa família, este ano, será na residência do casal Márcia e Adeodato.
Além do tradicional amigo oculto, que acontece antes da ceia, haverá um momento especial cristão: a preparação do presépio, com a participação de todos os familiares.

MELISSA APROVADA

Parabéns a Melissa Gurgel Adeodato Vieira, a filha mais velha do casal Márcia Gurgel Carlos Adeodato - Fernando Adeodato Junior, por ter sido aprovada na seleção para professora do Curso de Saneamento Ambiental, da Faculdade de Tecnologia, da Universidade de Campinas (Unicamp). A recém-aprovada Doutora Melissa deverá lecionar no Campus de Limeira.

MISS HERMENGARDA

Humberto Teixeira, cearense de Iguatu, foi um dos principais parceiros de Luiz Gonzaga. Juntos criaram "Asa branca", "Baião", "Juazeiro", "Estrada de Canindé", "Qui nem jiló", "Légua tirana", "Respeita Januário", "Kalu", "Assum preto" e muitas outras belas páginas de nosso cancioneiro. No depoimento que deu para o Museu Cearense da Comunicação de Nirez, em 11 de dezembro de 1977, transformado posteriormente no livro "Humberto Teixeira - Voz e Pensamento", ele relatou o seguinte:
"... foi uma valsa (sobre a primeira música) que eu fiz em homenagem a Miss Hermengarda, uma moça do Ceará, que foi eleita miss num desses primeiros concursos que houve no Ceará. E eu, naquele encantamento, via aquela moça como uma coisa inatingível; eu, garoto e acabei fazendo a tal valsa dedicada a Miss Hermengarda. Era uma moça da família Gurgel, Hermengarda Gurgel, uma coisa assim. De maneira que o maestro (Antônio Moreira) me fez uma surpresa maravilhosa, ele mandou aquela valsa para São Paulo e a editou. Um belo dia, numa das aulas, ele me deu de presente a música editada. Então, foi a primeira música impressa, não gravada, que eu fiz."
Nascido em 1915, o "Doutor do Baião" fez essa música quando tinha 13 anos de idade. No ano de 1928, portanto. E quem teria sido, àquela época, a musa de sobrenome Gurgel que inspirou Humberto Teixeira?

NOVEMBRO DE 2009

  • Na noite de 4, aconteceu no Náutico Atlético Cearense a solenidade de lançamento de "Ressonâncias Líterárias", o 24º livro anual da Sobrames - Ceará. Entre os autores da referida antologia estão os médicos Paulo e Marcelo Gurgel.
  • Como parte da programação alusiva aos 65 anos do Instituto do Câncer do Ceará, Marcelo proferiu, na manhã de 27, a palestra “ICC 65 Anos: resgate da memória institucional”, na sessão científica da Escola Cearense de Oncologia do Instituto do Câncer do Ceará.
  • Nenhum membro da família Gurgel Carlos tem aniversário natalício no mês de dezembro.