Consta que se originou de um Gurgel brasileiro, ligado a Tiradentes, que foi desterrado para Angola (*) e por lá procriou. São nossos parentes, portanto.
A "Pio do Amaral Gourgel" é uma das principais famílias de Angola.
Fonte: internet
A história do Gurgel Inconfidente foi objeto de artigo publicado no meu blog. Ele nasceu em Parati, berço de um grupo da familia Gurgel em território fluminense.O grupo é numeroso. Ele foi degredado para Moçambique e não para Angola. Seus restos mortais foram trazidos para o Brasil e estão no Panteão dos Inconfidentes em Ouro Preto/MG. Foi o único não mineiro dos Inconfidentes, mas jamais foi lembrado por qualquer fluminense em qualquer tempo.
Corrigindo...
(*) Linha do Tempo reconhece o erro existente nesta nota e agradece a correção feita pelo jornalista JB Serra e Gurgel, cearense de Acopiara, que edita o Jornal da Casa do Ceará em Brasília.
Oi Paulo, obrigado por enviar o link do seu blog através de um comentário no meu blog. Bom saber de notícias dos familiares. Um grande abraço,
ResponderExcluirLeo
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPrezado André Garcia, olá.
ResponderExcluirHá alguns anos, eu construí a árvore genealógica dos Gurgel Carlos no www.meusparentes.com.br. Com o fim deste site, os dados nele existentes foram transferidos para o www.myheritage.com.br, onde atualmente podem ser encontrados.
Um abraço.
Paulo Gurgel
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMeu caro André,
ResponderExcluirEis o endereço de nossa árvore familiar no MyHeritage:
http://www.myheritage.com.br/site-80265423/gurgel-carlos-da-silva
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPrezado André Garcia,
ResponderExcluirPara não termos que alterar nossas situações no MyHeritage, sugiro que acesse neste blog a postagem A DESCENDÊNCIA DE ALMERINDA GURGEL.
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2009/08/descendencia-de-almerinda-gurgel.html
Nela, você vai encontrar um link para o Google Docs, onde obterá os dados de todos os membros de minha família, a partir de meus avós maternos. Esta relação - com 100 nomes - é inclusive mais completa do que a coloquei no MyHeritage.
Um abraço.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNão é pedir muito, André.
ResponderExcluirAlmerinda Gurgel foi filha de José Tristão Gurgel do Amaral com Maria Gurgel Valente (prima).
José Tristão, por sua vez, foi filho do segundo casamento de Olimpia Gurgel do Amaral com Tristão Gurgel do Amaral (sobrinho).
E Maria Gurgel, por sua vez, foi filha de Eduardo Gonçalves Valente com Isabel Gurgel do Amaral.
Essas informações estão no livro "Na Trilha do Passado", de Aldysio Gurgel do Amaral. E os nomes dos descendentes de Almerinda Gurgel encontram-se nas páginas 181 e 182 do referido livro.
Abraço.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEstá correto, André.
ResponderExcluirIsabel Gurgel do Amaral, Cc Eduardo Gonçalves Valente, descende de José Gurgel do Amaral Filho, Patriarca do Aracati, e de sua mulher Quitéria Ferreira de Barros, conforme registra Aldysio Gurgel em seu livro "Na Trilha do Passado" (p. 85).
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir:)
ResponderExcluirQual é o tronco comum aos dois ramos?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSó descendente de Joana do Amaral da Costa Pinto consorte Bernardo Maurício Alves da Costa Pinto ela filha de Fernando Martins do Amaral Gurgel e Silva filho de Fernando Martins do Amaral Gurgel e de Vicência Rodrigues da Silva.Minha bisavó Luzia Vaz contreiras de Assis é neta de Mathias da Costa Pinto e de Domingas Vieira d'Olim
ResponderExcluirOla eu sou Ana Idalete Gourgel, bisneta de Baltazar Pio do Amaral Gourgel, Neta de Fernando Pio do Amaral Gourgel, e filha de Baltazar Pio do Amaral Gourgel.
ResponderExcluiragradeço o trabalho já feito por todos, e aguardo encontrar a ligação vinda do Brasil a Africa ou da França...
os Gurgel ou gourgel que me poderem ajudar agradeço esse favor, cuidem-se meus parentes.
Ola eu sou Felix Francisco Do Amaral Gourgel.
ResponderExcluir