Tia Fransquinha (Tatinha) em seu 97º aniversário. Foto: Germano Gurgel |
Nascida em Pereiro em 15 de maio de 1913, era a mais velha dos filhos de José Carlos da Silva e Valdevina Maria. Funcionária pública federal aposentada, trabalhou no Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS), lecionando Artes Culinárias.
Muito religiosa, além de integrar a confraria dos vicentinos, tinha uma atuação marcante na Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, em Jacarecanga, bairro de Fortaleza onde morou durante muito tempo.
Solteira e sem filhos, estes foram os seus muitos sobrinhos, aos quais Tia Fransquinha dedicou, ao longo de sua vida, toda atenção e afeto. Sentiremos muito a sua falta.
Será sepultada hoje no Cemitério São João Batista, em Fortaleza, após uma missa de corpo presente a ser celebrada, às 15h30, na igreja dos Navegantes.
Descanse em paz, tia Fransquinha.
Post Scriptum
Marcelo escreveu:"Meu pai, hoje, 02/11/2010, Dia de Finados, fomos à nossa necrópole, para lhe deixar uma preciosa companhia em seu machadiano leito derradeiro, em que, hipocraticamente, descansa desta curta vida. Sua irmã primogênita, a nossa querida Tatinha, retornou à mansão de Deus, e, em atendimento ao que ela pedira, seus despojos se juntaram aos dos seus familiares mais próximos, genitores e seus irmãos, que consigo compartilham desse seu jazigo, no campo santo do São João Batista."
(...)
DEZ ANOS DE SAUDADES, Blog do Marcelo Gurgel
Tia Tatinha, quantas saudades de suas histórias, ficava horas escutando seus exemplos de vida na casa do seu irmão e meu avô Valter Carlos...
ResponderExcluirUm abraço, Madson.
ResponderExcluirAqui você pode ler mais notas que falam de Tia Fransquinha:
https://gurgel-carlos.blogspot.com/2013/05/centenario-de-nascimento-de-francisca.html
https://gurgel-carlos.blogspot.com/2020/05/guia-de-boas-maneiras.html
https://gurgel-carlos.blogspot.com/2020/06/visitadoras-de-alimentacao.html