MEMÓRIA - USINA CEARÁ

Usina Ceará Atlético Clube
Este time foi fundado em 1º de setembro de 1949 pelos funcionários da Indústria Têxtil Siqueira Gurgel Companhia Limitada, que ficava no Bairro de Otávio Bonfim, Fortaleza/CE, e tinha como cores oficiais o azul e o branco.
A sua função era promover atividades desportivas entre os funcionários da Siqueira Gurgel, em especial o futebol.
O time disputou o Campeonato Cearense, entre os anos de 1953 e 1964, sempre com boas campanhas. Por pouco não conquistou um título - foi vice-campeão em quatro ocasiões.
Extraído de Memória do Futebol Cearense - Times Operários, por Juvando Oliveira, post do Blog História do Futebol.
03/08/2013 - Atualizando...
O jornalista e escritor JB Serra e Gurgel escreve que a sede social do Usina Ceará, cujo presidente eterno foi Adelmir Gurgel, era na Bezerra de Menezes, ao lado da casa de Zequinha (José) Gurgel. E o local em que os seus jogadores treinavam era o Estádio Theophilo Gurgel, no começo da Duque de Caxias. O Usina Ceará, junto com Ceará, Fortaleza, Ferroviário, Nacional, Calouros do Ar, América, Gentilândia e Maguary, fazia parte da Primeira Divisão do futebol cearense.
Ceará em Brasília, ano XXIV, nº. 252, junho de 2013
19/10/2013 - Atualizando...



Símbolo do Usina Ceará Atlético Clube

LAMBRETA E VESPA

Estes veículos de duas rodas, circulando em grande quantidade pelas ruas das cidades brasileiras, foram uma "coqueluche" nacional, aí pela década de 1960. Havia inclusive uma marchinha de João de Barro, o Braguinha, que animava os carnavais da época com este refrão:
"Corre, corre lambretinha
Pela estrada além.
Corre, corre lambretinha
Que eu vou ver meu bem."

Meus tios Edmar e Espedito, quando jovens, também possuíam essas formas de transporte. Como mostra esta fotografia, de 1963, em que os dois irmãos da família Gurgel Coelho aparecem com elas: Edmar, montado numa Vespa, é o da direita; Espedito, o caçula dos filhos de Paulo e Almerinda, é o da esquerda, o que está numa Lambreta.
De lá para cá, casaram e constituíram famílias. Edmar, que é bancário aposentado, ainda joga futebol de salão na AABB de Fortaleza. E Espedito, que foi vendedor da Siqueira Gurgel e empresário do setor de madeiras, faleceu precocemente.
20/07/2013 - Atualizando...
VESPALOGIA, um olhar animado sobre a evolução da Vespa, de 1944 até o presente.

JANEIRO DE 2010

  • Meuris, que é professora da Unicamp, recebeu em seu novo apartamento em Fortaleza, na noite do dia 17, diversos membros da família Gurgel. A seu lado, o esposo Laerte Antonio. Na ocasião, Márcia Gurgel, irmã da anfitriã, foi homenageada pela mudança de idade.
  • Em 29, Meuris e Laerte foram recebidos para um jantar no "restaurante" Guernica organizado por Fátima e Marcelo Gurgel.
  • Na noite de 30, Elba e eu comparecemos na residência do cantor José Wilson, na Maraponga, onde aconteceu a festa de posse da 1ª diretoria da recém-fundada AFA - Associação dos Filhos e Amigos de Aurora. (Notícia a respeito do evento no site oficial da Prefeitura de Aurora).
  • Aniversariante do mês de fevereiro: (21) Gustavo, neto de Sérgio e Solange.