A formação de uma pérola natural começa quando uma substância estranha desliza para dentro da ostra, entre o manto e a concha, o que irrita o manto. A reação natural da ostra é cobrir esta irritação para se proteger. O manto cobre a irritação com camadas da mesma substância (madrepérola), que é usada para criar a concha. Isto eventualmente forma uma pérola.
Portanto, uma pérola é uma substância estranha coberta com camadas de madrepérola. A maioria das pérolas que vemos nas joalherias são objetos bem redondos, e são as mais valiosas. Nem todas as pérolas se saem tão bem assim. Algumas pérolas possuem um formato irregular - estas são chamadas pérolas barrocas. As perolas, como você provavelmente já notou, apresentam-se com as mais diferentes cores.
À relação dos moluscos formadores de pérolas devemos acrescentar também o sururu. A partir da experiência por que passou o genealogista e historiador Ormuz Simonetti ao se deliciar com um caldo de sururu.
Bem, deixemos que ele mesmo descreva como encontrou essa pérola:
"Estávamos em animada conversa quando foi servido o caldinho de sururu ao leite de coco. Logo na primeira porção que me foi servida, mastiguei algo estranho. A princípio pensei tratar-se de uma pedra e temi pela possibilidade de ter quebrado algum dente. Mas, ao colocar a mão na boca e retirar aquele corpo estranho, surgiu diante dos meus olhos algo bem diferente do que esperava ver. Fiquei observando na ponta de meu dedo indicador uma bela e minúscula pérola. A princípio não acreditei no que meus olhos viam, ao tempo que meu cérebro insistia no que me recusava a acreditar. Até aquela data nunca tinha ouvido falar que alguém tivesse encontrado uma pérola dentro de um marisco, mesmo porque não era de meu conhecimento que fosse possível encontrar pérolas dentro desses moluscos. Sempre ouvia falar que elas são encontradas dentro de ostras."
A PÉROLA RARA DE ORMUZ |
gostaria de saber quanto podera valer a perola rara de ormuz. obrigado
ResponderExcluirGlória,
ResponderExcluirIsto só o Ormuz sabe dizer.
Eis o link para o blog dele:
http://ormuzsimonetti.blogspot.com/2011/04/ormuz-barbalho-simonetti-presidente-do_15.html#links
obrigado paulo.
ResponderExcluirQual o valor da pérola de sururu?
ResponderExcluirKaka,
ResponderExcluirA pérola sempre foi muito apreciada ao longo da história da humanidade.
Um exemplo disso foi o fato de que, no apogeu do Império Romano, quando a febre das pérolas estava no auge, Júlio César, conhecido por suas conquistas amorosas, ofereceu a Servília Cepião uma pérola no valor de seis milhões de sestércios.
Uma pérola de ostra, Kaka.
Imagino que uma pérola de sururu não teria aberto caminho para Júlio César. Nem as pernas da cortesã.
Encontrei uma dessas também. Quase quebrei o dente.
ResponderExcluirArranhou o dente?
ResponderExcluirEsta informação é importante. Na escala de Mohs (que quantifica a dureza dos minerais) as pérolas estão entre 3 e 4.
O que pode nos levar ao conhecimento da dureza de um dente humano.
Qual o vale da perola achada dentro do sururu tenho 13 pedrinha
ResponderExcluirEu encontrei uma perola dentro do sururu gostaria de saber quanto custa
ResponderExcluirNão é somente por ser pérola que tenha valor.
ResponderExcluirA quem encontrou uma delas, ao comer uma ostra em plena Fenaostra, disseram que não teria valor comercial.
Avaliem se fosse uma pérola de sururu.
http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/noticia/2008/10/perola-encontrada-em-ostra-na-fenaostra-nao-tem-valor-comercial-2242225.html
Ok! Li a história da sua vida.agora gostaria de saber o valor da gema, do sururu.grato!
ResponderExcluirOi gostaria de saber o valor da perola por favor , uma amiga tem
ResponderExcluirBom dia eu também encontrei uma pérola de sururu,achei estranho pensei também que tinha quebrado um dente kkkk
ResponderExcluirEu encontrei hoje.mastiguei e quando vi , era uma pedra pretinha e brilhante.
ExcluirBoa noite! Achei hoje uma pedrinha dessa , preta e bem pequena . Vou guarda-la.
ResponderExcluirAchei uma perola no sururu dizem que é sorte no amor me sinto feliz...
ResponderExcluirPaulo, meu marido achou uma pérola no surruru, quanto vale por favor.
ResponderExcluirTenho uma pérola de sururu idêntica a da foto gostaria de saber se ela tem algum valor?
ResponderExcluirA maioria das pérolas encontradas em ostras comestíveis (não perlíferas) são "pedrinhas". Elas geralmente são deformadas e bem duras. No entanto, fique de olho nas redondas e bem brilhantes. Nesses casos, leve a pérola a uma joalheria para ser avaliada.
ResponderExcluirBoa tarde, encontrei uma no sururu hj. Ela é redonda mas um pouco achatada,tem brilho mas não muito. E e ao morder é áspera. Mas é bem pequenininha.
ResponderExcluirUma amiga pescadora me presenteou com uma caixinha de fosfato cheia de pérolas de sururu.ate hoje não sei o valor umas 200 gramas
ResponderExcluirMostrando resposta para "uma caixinha de fósforos":
ResponderExcluirEssas pérolas só vão ter o justo valor quando o sururu parar de produzí-las. É o que diz a lei da oferta e da procura.
Oi boa noite eu encontrei uma perola negra em um sururu aonde devo avaliar o seu valor
ResponderExcluirEu também achei pérola(s) de sururu uma vez, mas a(s) perdi. Na verdade, era uma maior com outra pequenina fazendo um "8" (a maior também era pequena). Perfeitamente redondas, de cor escura e com brilho. Abraços a todos!
ResponderExcluir