O Usina Ceará tinha como função primordial o lazer entre os funcionários da Indústria Têxtil Siqueira Gurgel, situada em Otávio Bonfim. Mas os bons resultados nos primeiros torneios foram tão expressivos – venceu dois campeonatos suburbanos e a 2ª. divisão de futebol – que a diretoria da empresa resolveu encarar a formação do time como algo profissional, funcionando como ferramenta de divulgação da Siqueira Gurgel.
Participou de 12 edições do campeonato cearense de futebol (primeira divisão) de 1953 a 1964, sendo vice-campeão em quatro anos: 1956, 1957, 1961 e 1962.
1953 5
1954 8
1955 5
1956 VICE
1957 VICE
1958 5
1959 3
1960 7
1961 VICE
1962 VICE
1963 4
1964 4
O Usina Ceará não resistiu ao conturbado clima político nacional do regime militar. O dono da fábrica, deputado Moyses Pimentel, era opositor ao regime e, perseguido durante a ditadura, teve que encerrar as atividades do time.
Fontes
Ranking e Futebol
Bola Cultural - Usina Ceará, por Ciro Câmara
MEMÓRIA - USINA CEARÁ (1)
Comentários
1 - Caro Paulo,
O Edmar Gurgel, seu parente e meu colega de Banco do Brasil, jogou futebol por algum tempo no Usina Ceará. É possível que ele tenha alguma memória fotográfica da época, vou pesquisar.
Afrânio Bizarria
2 - Edmar,Fiz um comentário no blog do Paulo Gurgel sobre você. Verifique se tem alguma contribuição para o assunto.
Afrânio Bizarria
3 - Homem,Vão já descobrir minha idade, pois sou do tempo do Doca, Luís Garapa, Adonias, Vicente Trajano, Adir, Novíssimo e muitos outros.
Creio que tenho uma foto do "Torneio Início do Campeonato Cearense de 1956 ou 1957.
Vou procurar.
Edmar Gurgel
4 - Aldemir Gurgel, meu tio, foi presidente do Usina Ceará. Vou tentar entrar em contato com ele, para verificar se ele tem alguma foto ou lembrança histórica da época.
Fernando Gurgel Filho
5 - Li o material sobre o Usina 2.Não achei o Usina 1, que deveria ter salvado à época. (V. TERCEIRO LINK ACIMA)
O pessoal de O POVO queria regatar a historia do Usina Ceará.
Estive em Fortaleza com o Aldemir Gurgel, filho de tia Dionísia, que foi presidente do Usina Ceará.
Assim como o procurei para fechar o artigo sobre tia Dionisia (A SER AQUI PUBLICADO AMANHÃ). Vou voltar a ele para falar sobre o Usina.
JB Serra e Gurgel
Caro Paulo Gurgel,
ResponderExcluirO Edmar Gurgel, seu parente e meu colega de Banco do Brasil, jogou futebol por algum tempo no Usina Ceará. É possível que ele tenha alguma memória fotográfica da época, vou pesquisar.
Acho que tio Edmar ainda joga futebol na AABB.
ResponderExcluirTranscrevo e-mails:
ResponderExcluir1 - Edmar,
Fiz um comentário no blog do Paulo Gurgel sobre você. Verifique se tem alguma contribuição para o assunto.
Abraços.
Afrânio
2 - Para Afrãnio:
Homem, vão já descobrir minha idade, pois sou do tempo do Doca, Luís Garapa, Adonias, Vicente Trajano, Adir, Novíssimo e muitos outros.
Creio que tenho uma foto do "Torneio Início do Campeonato Cearense de 1956 ou 1957.
Vou procurar.
Edmar
Aldemir Gurgel, meu tio, foi Presidente do Usina Ceará. Vou tentar entrar em contato com ele, para verificar se ele tem alguma foto ou lembrança histórica da época.
ResponderExcluirBOa tarde. FCAro FErnadno Gurgel . Sou morador do Otavio Bonfim ja alguns anos. Como e onde adquiro o livro"Otávio Bonfim, das Dores e dos Amores - Sob o olhar de uma família" - Escrito por Marcelo Gurgel em homenagem ao bairro Otávio Bonfin.AGuardo
ResponderExcluirJR MELO- 85 -32 066700/ 87863100