MÁQUINA DE UM TEMPO

Estreou no dia 24 deste mês, com reprise no dia 25, o documentário "Máquina de um Tempo", da TV Assembleia Ceará, entrevistando pessoas que utilizaram ou que ainda utilizam máquinas de escrever.
Elas contam as memórias e as histórias vividas com este importante instrumento de escrita.
São entrevistados o médico pneumologista Sergio Gomes de Matos, o cronista esportivo Silvio Carlos, a jornalista Márcia Gurgel (irmã deste blogueiro), o colunista social Lúcio Brasileiro e o radialista e escritor Narcélio Limaverde, dentre outros.
Vídeo

No documentário, há também o depoimento de Aldenor de Souza, um mecanógrafo, que é o profissional (CBO 9543-05) que presta assistência técnica a essas máquinas. Ainda em atividade na Loja das Máquinas, no centro de Fortaleza, Aldenor resolvia os "grilos" da minha máquina de escrever. Hoje, para me avir com os "bugs", os profissionais são outros.
Cearense resiste ao tempo com loja de máquinas de escrever aberta há 50 anos, Tribuna do Ceará / UOL
CBO = Classificação Brasileira de Ocupaçoes, online

ENCONTRO DOS MÉDICOS DA TURMA UFC 1971 EM LUÍS CORREIA-PI

Prezado colega,
Estamos organizando, sob a coordenação do Artur Pereira e José Luiz, o nosso encontro de 2015, em Luís Correia/PI.
Período: 13 a 15 de novembro de 2015.
Local: Carnaubinha Praia Resort
Entre no site do hotel (carnaubinhapraiaresort.com) para conhecer as instalações e fazer as reservas.
O local é excelente e o mais importante são os colegas que você vai rever.
Em caso de dúvida, contate-nos. Esperamos encontrá-lo lá.
Mais informações serão repassadas.
Abraços.
Sonia e Auxiliadora
MEMÓRIA
Folheando a minha agenda de 1994, encontrei estes dados referentes a uma viagem que fiz, acompanhado de Elba e de nossos filhos Érico e Natália, às cidades de Ubajara, Luís Correia e Parnaíba. Na época, Érico tinha 9 anos e Natália, 4, e eu possuía um Monza.
Período: 5 jul 94 (terça-feira) a 10 jul 94 (domingo)
Roteiro: Fortaleza, Ubajara, Sete Cidades e Luís Correia (660 km). Parnaíba, Viçosa, Tianguá, Fortaleza (527 km). Total: 1239 km
Os dados foram complementados pelas lembranças.
Ubajara (Pousada da Neblina)
www.neblinaparkhotel.com.br
O Neblina Park Hotel é um hotel de serra na Região da Ibiapaba, localizado a 100 metros do Parque Nacional de Ubajara, cujas atrações principais são a visita à Gruta e o passeio de bondinho. Na década de 1980, já havia visitado a gruta e passeado no bondinho quando me hospedei em Ubajara, a caminho de Teresina onde participaria de um congresso médico. O que eu não esperava, no retorno à Gruta, acompanhado da mulher e de inquietas crianças, foi encontrá-la com o chão tão escorregadio.
Parque Nacional das Sete Cidades
www.icmbio.gov.br
Situado no município de Piracuruca, no Piauí, o Parque é um local de preservação dos ecossistemas da região (cerrado e caatinga). O local recebe esse nome por conta dos agrupamentos de formações rochosas apelidados de cidades pelos moradores da região. Um guia acompanhou-nos durante a longa visita, que foi feita utilizando-se do meu carro, A oitava cidade tinha a visitação proibida, desde a década anterior, para manter intocável o seu potencial de pesquisa. Num dado momento do passeio, deparamo-nos com uma inesperada cachoeira. À saída do parque, Elba e as crianças almoçaram uma galinha à cabidela, o prato único de um tosco restaurante.
Luís Correia (Rio Poty Hotel)
www.riopoty.com
O Rio Poty era um hotel novo, com 40 apartamentos e bastante confortável. Fica na praia de Atalaia, perto do centro de Luís Correia, e havia sido inaugurado no ano anterior. Pedi a Elba que me tirasse os pontos de uma cirurgia de cisto a que me submetera em Fortaleza. Na praia, tive o dissabor de ver a incisão cirúrgica abrir-se por completo. Elba me fez um curativo compressivo e, daí para frente, deixei a incisão cicatrizar por segunda intenção. O resultado não ficou bonito, mas enfim.
Parnaíba (Hotel Cívico)
www.hotelcivico.com.br
Era um hotel meio antigo, situado no centro da cidade. Não, não fomos conhecer o Delta do Rio Parnaíba. É um passeio demorado, e havia o risco de não retornarmos a tempo de ver pela televisão a partida das quartas-de-final da Copa do Mundo. Realizada nos Estados Unidos, naquele sábado (9 jul 94), a seleção do Brasil enfrentou a seleção da Holanda. Súmula do jogo: Brasil 3 x 2 Holanda. A seleção comandada por Carlos Alberto Parreira, e tendo Romário e Bebeto como principais ídolos, vinha apresentando um futebol pragmático. A 17 jul 94, o Brasil se sagraria campeão jogando contra a Itália.
Paulo Gurgel

O PARQUE E A POUSADA DAS ANDREAS

Seu André tinha um sítio em Pacatuba. O local era muito procurado pelas pessoas que queriam tomar banho nas águas que descem da serra da Aratanha formando pequenas cachoeiras.
Esse riacho, que tem origem no açude Boaçu é uma das nascentes do Cocó.
Com a morte do proprietário, o sítio passou a ser administrado pelas três filhas solteiras de Seu André. E o local ficou sendo chamado de Bica das Andreas.
Algum tempo depois, o Sr. Reginaldo Ponte construiu uma pousada numa das esquinas da praça da Igreja Matriz que, todos os anos, serve de palco às representações da Paixão de Cristo em Pacatuba. Como ficava no caminho da Bica, da qual dista uns poucos passos, os donos da pousada a designaram de Pousada das Andreas.
A Pousada é hoje gerenciada por Régia e dona Socorro, respectivamente filha e viúva do Reginaldo. E o Balneário Bica das Andreas, hoje chamado de Estação Ecoturística Parque das Andreas, encontra-se atualmente sob a administração municipal. Esta foi o modelo encontrado para preservar um dos ecossistemas mais belos da Região Metropolitana de Fortaleza.
Serviço
Local - Sede do município de Pacatuba, na rua Carlos Costa do Carmo, atrás da Igreja Matriz
Ingressos - 4,00 | 2,00 para crianças e idosos
O restaurante funciona aos sábados e domingos, e os quiosques abrem diariamente
http://www.oestadoce.com.br/noticia/pacatuba-e-um-dos-locais-mais-atraentes-da-serra-da-aratanha

MISSA DE SÉTIMO DIA PARA ENGELBERTO MOURA CAVALCANTE

A igreja da Paróquia Nossa Senhora da Glória, na Cidade dos Funcionários, na noite da última quinta-feira (dia 1º), registrou o comparecimento de um grande número de pessoas para a missa de 7º dia que foi celebrada em intenção da alma do médico Engelberto Moura Cavalcante.
Engelberto, Dr. Moura ou simplesmente Beto, como muitos o conheciam, desfrutava da admiração e respeito de uma grande legião de amigos e deixou um legado inesquecível das boas ações que ele praticou ao longo da vida.
Ele faleceu no dia 25 de setembro, enquanto estava internado na UTI do Hospital São Carlos submetendo-se ao tratamento de uma grave doença hepática.
Possuía graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1971–1976). Era médico do Centro de Saúde Aparício Bezerra, em Maracanaú, da Cooperativa dos Médicos Emergencistas do Ceará (CEMERGE) e plantonista do 3º turno das regionais I, III e V de Fortaleza. Tinha grande experiência na área da Medicina, com ênfase em Clínica Geral, Medicina do Trabalho e Saúde da Família.
Após a missa, foram lidos tocantes depoimentos de familiares e amigos de Beto, destacando-se o testemunho de sua irmã Evanilda.
Engelberto será sempre bem lembrado por todos que o conheceram.