NESTOR HOLANDA GURGEL

Caro Paulo
Faleceu esta semana em Fortaleza meu tio Nestor Holanda Gurgel, que foi vereador em Acopiara, aos 98 anos.
Não foi o primeiro do clã dos Gurgel de Acopiara a chegar a Fortaleza. Foi antecedido por João de Souza, do Icó, casado com tia Dionísia Gurgel de Souza.
Meu bisavô, Francisco Gurgel do Amaral Valente, irmão de Teófilo Gurgel Valente, fundador da Siqueira Gurgel, acolheu João e Dionísia, que foram morar na casa que ficava na extremidade da Usina Ceará, em frente ao Estadio Teófilo Gurgel e próximo da Vila Gurgel, que abrigou muitos Gurgel vindos de Acopiara, inclusive tia Perpetua, irmã de Dionísia.
Nestor desembarcou na década de 50 e foi morar na Gentilândia e implantou negócio na Dom Jerônimo, 339, em Otávio Bonfim, onde teve o Depósito Humaitá. Mais tarde, passaria a morar na José Bastos, em casa dos Mota, da Serraria, parentes de sua mulher, Margarida Mota. Como a casa era muito grande foi dividida em duas e, numa dela, moramos – meu pai, Nertan Holanda Gurgel, (atualmente, com 99 anos e 4 meses de idade) e minha família.
Mais tarde, tio Nestor iniciou a acorrida do povo de Acopiara ao Parque Araxá, onde construiu casa e transferiu o deposito Humaitá para a José Sombra.
Creio que mais de 40 famílias de Acopiara moram no Parque Araxá
Chegamos perto, pois saímos da José Bastos e fomos para a Barão do Ibiapaba, hoje Rua Prof. João Bosco, que tem meu nome, mas não o conheci.
Como você já escreveu sobre a ocupação de Otávio Bonfim pelos Gurgel (de Senador Pompeu), aqui vão estes registros.
João Bosco Serra e Gurgel

Nenhum comentário:

Postar um comentário