SÍTIO CATOLÉ. QUANTAS RECORDAÇÕES...


(Use o ícone de quatro setas para entrar no modo TELA CHEIA.)

FORMAS E GRAUS DE PARENTESCO

Quadro utilizado no Termo de Compromisso que os elaboradores das questões de provas assinam com a Fundação Universidade Estadual do Ceará - FUNECE, declarando que não possuem  relações familiares com os candidatos inscritos nos concursos públicos para provimentos de cargos e nos processos seletivos dos certames organizados pela Fundação.

A 115.ª FOTO DE CAPA DO GRUPO "POETAS AMIGOS"


Sandra Fayad atualizou a "foto de capa" do Grupo – com Fernando Gurgel
FERNANDO GURGEL FILHO
Nascido em Fortaleza-CE, moro no Distrito Federal desde 1971. Economista de profissão. Poeta, cronista e contista por prazer. Servidor público federal aposentado. Fui Diretor de Educação e Cultura da Casa do Ceará em Brasília, onde tive a oportunidade de promover e coordenar a realização de diversos eventos culturais e artísticos. Em novembro de 2002, participei com duas poesias da mostra em Homenagem ao Centenário do Poeta Carlos Drummond de Andrade, em que foi publicada uma coletânea pela Secretaria de Relações Institucionais do Banco Central do Brasil, em Belo Horizonte. Nesta coletânea participei com a poesia "Em 68 Somando Mais Um ou Caiu um Ato Institucional no Nosso Ato Sexual". Publiquei um livro de contos intitulado "Plano Piloto", em 2004, pela Papel Virtual Editora, do Rio de Janeiro-RJ (logo depois do lançamento, por desentendimentos com a editora, solicitei a retirada de circulação do livro). Participei também da "Coletânea de Poesias - Editada pelo SESC/DF", do Prêmio Sesc de Poesia Carlos Drummond de Andrade, edição de 2007, por ter sido classificado em 26.º lugar com a poesia "O esgoto ainda corta a rua", e da "Antologia Poética - Prêmio Sarau Brasil 2013", da Vivara Editora, por ter sido classificado em 10.º lugar com a poesia "Renovação". E, atualmente, sou colaborador assíduo dos blogues "Entrementes" e "Linha do Tempo" onde publico contos, crônicas e poesias.
http://blogdopg.blogspot.com.br/search/label/FGF
http://gurgel-carlos.blogspot.com.br
Correio eletrônico: fgurgel.df@gmail.com .
E segue uma poesia de minha autoria para os Poetas Amigos:
SONHANDO SOLTO
Eu tinha mil sonhos engaiolados,
Presos, enjaulados e ensacados.
Um dia, abri meu saco de sonhos
E procurei os mais desejados.
Era um saco imenso e sem fundos,
Revirei, revirei e tornei a revirar.
No meio de tantos sonhos bonitos
Não encontrei os mais queridos.
Esparramei-os ao meu redor
E os sonhos correram mundo.
Desiludido, pensei abandonado:
Perdi meus sonhos, fiquei sozinho.
Mas outros sonharam meus sonhos,
Voltaram em novos sonhos pra mim,
Sonhos livres, de sonhos sem fim.

TRÊS PERIÓDICOS CEARENSES

Dentre os periódicos em circulação no Estado do Ceará, nos últimos 40 anos, três deles tomam aqui minha atenção Comum às três publicações, a gratuidade e a circulação dirigida, de modo especial para a categoria médica, de onde muitos dos seus colaboradores foram recrutados.
O primeiro deles foi criado pelo empresário Edmilson Alves de Sousa, diretor-presidente do grupo "A Ferragista", em outubro de 1976. Com o nome de "Informativo A Ferragista", tinha o formato de tabloide, era impresso numa inconfundível cor sépia e sua tiragem ficava na casa dos 10 mil exemplares por edição. Inicialmente, composto e impresso no parque gráfico do "Tribuna do Ceará", depois de algum tempo, o "Informativo A Ferragista"passou a ser rodado no "Jornal O Povo".
Edmilson arcava com os custos de seu house organ, embora estes fossem em parte cobertos pela inserção de anúncios de fornecedores da sua loja. Ele deu continuidade à sua publicação até outubro de 1983, quando o jornal logrou alcançar a marca de 81 números.
Nos anos 80, circulou também em nosso estado a revista "Cooper News", destinada a divulgar as boas práticas para uma vida saudável. O jornalista Edmundo Vitoriano que, por muitos anos, escreveu a coluna "Gente e Fatos", no "Jornal O Povo", foi o proprietário e editor dessa revista. Assim como tinha sido de "A Ferragista", fui também um colaborador da "Cooper News".
Cronologicamente, o último deles é o "Jornal do Médico", Fundado em outubro de 2004 por Juvenal Menezes, jornalista, e Nahimi Argollo, administradora, é atualmente administrado pelo publicitário Josemar Argollo, com a proposta de ser um canal de comunicação sobre medicina e saúde. Além da revista impressa, de bom conteúdo e excelente apresentação gráfica, o "Jornal do Médico" agrega um Portal Web, Social Media (Facebook, Twitter e Instagram) e grupos WhatsApp. Meu irmão Marcelo Gurgel é um dos conselheiros desta revista.
http://blogdopg.blogspot.com.br/2008/10/informativo-ferragista.html
http://jornaldomedico.com.br/
Marcelo Gurgel, Josemar Argollo e Lúcio Alcântara
numa reunião da Sobrames Ceará