PASSEIO EM MANAUS (3/3)

21/05 - domingo
Para a manhã deste domingo em Manaus, traçamos o objetivo de irmos passear na Praia da Ponta Negra. Localizada no bairro da Ponta Negra, esta praia fica a 13 quilômetros do Centro da capital amazonense.
Descemos do carro (chamado pelo Uber ao hotel) à altura do Anfiteatro, a principal referência da Praia. É o local em que muitos shows da cidade são realizados. as danças aeróbicas são prestigiadas e as pessoas acontecem e se confraternizam. Um bom cenário para fotos, inclusive.
Natália, Rodrigo e Elba
A seguir fomos caminhar no calçadão. Parando ali para tirar fotos, acolá para tomar água e sorvetes, pois com o calor úmido de uma cidade na selva amazônica não é para se brincar.
A avenida da orla, a Coronel Teixeira, estava bloqueada em um dos sentidos para que as pessoas pudessem correr, patinar, pedalar etc. Presumo que as autoridades do trânsito façam esse bloqueio todos os domingos.
Uma praia fluvial tem a sua faixa de areia controlado pelo volume de águas do rio. Nesta fase do ano, o rio Negro está cheio, o que faz com que a praia fique menor. Avaliei em 2 quilômetros sua extensão e em 100 metros sua largura máxima.
Próximo da orla, estão hotéis (privilegiados pelo exuberante cenário) e edifícios residenciais de alto padrão onde se acham os apartamentos mais valorizadas de Manaus.
Além de ser um ponto turístico, Ponta Negra é o bairro mais nobre de Manaus. No processo de modernização do espaço urbano do bairro, a intervenção paisagística da praia da Ponta Negra resultou num grande complexo arquitetônico, como o calçadão, anfiteatro e restaurantes, o que mudou a paisagem e valorizou a área, já bastante rica por sua beleza natural.
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Praia_da_Ponta_Negra_(Manaus)
Na Ponta Negra tornamos a ver a ponte estaiada que, cruzando o rio Negro, liga Manaus a Iranduba. Este marco da engenharia e arquitetura brasileiras, além de promover a integração de Manaus com treze outros municípios da região, já se tornou uma das principais atrações turísticas da capital amazonense.
A Ponte Rio Negro começou a ser construída em 2007. Foram usados aço e cimento em quantidade suficiente para erguer três estádios do Maracanã e seu custo total foi R$ 1,099 bilhão. Em 24 de outubro de 2011, aniversário de 342 anos da capital do Amazonas, a mesma foi inaugurada pela ex-presidente Dilma Rousseff. É a segunda maior ponte fluvial do mundo.
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_Rio_Negro
- http://www.amazonasemais.com.br/manaus/a-impressionante-ponte-rio-negro
Ao meio-dia, fomos ao Manaura, considerado o melhor e maior shopping de Manaus. Aguardando o horário em que as lojas de um shopping tradicionalmente abrem aos domingos, estivemos almoçando na Cachaçaria do Dedé, um "espaço rústico-contemporâneo", com centenas de garrafas de cachaças expostas e que também oferece comida de boteco.
O Grupo Dedé tem a história de ter começado pela venda de pastéis artesanais feitos pelo proprietário André numa barraca em Manaus e, com a expansão de seus negócios, de haver chegado ao atual estágio de rede de lojas (com restaurantes em Manaus, Belém, Fortaleza e Uberlândia).
Em diversas salas do Multiplex, estava em exibição o Rei Arthur - A Lenda da Espada. Por sugestão que fiz ao grupo fomos assisti-lo, e não sei por quanto tempo dormi. As compras de perfumes e cosméticos ficaram para o fim da tarde.
À noite, no saguão do aeroporto de Manaus, nos despedimos e voltamos para Belém e Fortaleza em voos diferentes.
(fim)

Nenhum comentário: