BIOGRAFIA DE MOACIR SOARES PINTO (1928 - 2014)

SEMINARISTA - COMERCIANTE - EMPREENDEDOR - AUDITOR FISCAL E POLÍTICO
por Antonio Pinto Macedo (*)
No dia 28 de janeiro de 1928, na cidade de Aurora-CE, Antônio Pinto Ferreira e Josefa Soares Pinto colocaram no mundo Moacir Soares Pinto que sucedia a irmã Terezinha. O casal teria, ainda, mais três filhos: Lary, Frassinete e Alacoque.
Moacir iniciou seus estudos em sua cidade natal, no estabelecimento de ensino denominado Escolas Reunidas. Aos 7 anos de idade perdeu, precocemente, com apenas 36 anos, o seu genitor que fazia tratamento de saúde na cidade de Barbalha-CE. Em decorrência, seu avô materno José Soares passou a tocar os negócios da família com oiticica e algodão, incluindo uma fábrica de beneficiamento, bem como a administração da usina elétrica, responsável pelo fornecimento de energia elétrica para a cidade de Aurora. Tinha sido seu pai quem implantou a energia elétrica na cidade em 1931.
Com 11 anos, Moacir foi estudar no Seminário Diocesano, na cidade de Crato-CE, deixando para trás irmãos saudosos, sobretudo Terezinha que, costumeiramente, chorava copiosamente.
No Seminário, onde permaneceu por pouco mais de um ano, dividia com Wilson Machado, futuro radialista da Ceará Rádio Clube de Fortaleza, os dois times locais de futebol nos horários de lazer.
De volta a Aurora, com apenas 12 anos, Moacir ingressou no mundo comercial, colaborando com seu avô José Soares na administração dos negócios deixados por seu pai.
Aos 14 anos, foi residir em Fortaleza para estudar no Colégio Farias Brito, onde permaneceu por dois anos. Regressou a sua cidade natal e, com apenas 16 anos, já administrava a fábrica de beneficiamento de algodão.
Com 17 anos, ingressa na vida política e, aos 18 anos, sem abandonar as outras atividades, passa a negociar com tecido, tendo como sócio Cândido Ribeiro Neto, futuro deputado estadual, com quem chegou a dividir 6 lojas de venda de tecido em Aurora, Missão Velha e Lavras da Mangabeira, cidades vizinhas.
Em 6 de março de 1948, portanto com 20 anos, contraiu matrimônio com a Sra. Zaíra Teixeira de Macêdo, filha de Antonio Landim de Macêdo e Rosa Teixeira Leite. Em dezembro do mesmo ano, nasceu o primogênito dos 10 filhos que o casal colocaria no mundo. Sete dos 10 filhos ultrapassaram a infância, a adolescência e se tornaram adultos, permanecendo vivos até a data de divulgação desta biografia e são eles: Antônio, Maria Lúcia, Rosy Mary, Francisco Moacir, Elba, Márcia e Denise. Ao longo dos anos, foram incorporados à família as noras Eliane e Maristane e os genros Henrique, Paulo, Gaudêncio e Ronaldo.
Em 1951, foi eleito pela primeira vez vereador para a Câmara Municipal de Aurora. Em 1955 foi reeleito, todavia, teve que renunciar ao mandato em 1957 para assumir o cargo de coletor federal. Envolvido nas atividades da coletoria, do comércio e da política, Moacir (atacante) ainda encontrava tempo para, juntamente com seu irmão Lary (defensor) e seu cunhado Dr. Bastim (meio-campista), jogar na seleção de futebol de Aurora, onde residiu até o final do ano de 1958.
No período de 1959 a 1961,  residindo em Fortaleza, dedicou-se ao comércio atacadista com um armazém na Rua Governador Sampaio.
De volta a Aurora, permaneceu de 1962 até julho de 1964, quando retornou novamente para Fortaleza, onde permaneceu do restante de 1964 até julho de 1966. De agosto de 1966 a 1967, Moacir esteve de volta à terra natal. Neste período, como proprietário de uma pequena empresa de telefones, que ele instalou e iniciou a operação em Aurora, repetindo com a telefonia aquilo que seu pai fizera com a energia elétrica 36 anos atrás.
De 1968 a junho de 1976, foi auditor fiscal (nova nomenclatura para coletor federal) em Juazeiro do Norte-CE, terra de Padre Cícero ("Padim Ciço"), de quem foi devoto. De julho de 1976 a dezembro de 1979 residiu em Fortaleza e, no período de 1980 a 1982, foi auditor fiscal em Brasília.
Utilizando-se de licenças do serviço federal, foi novamente vereador em Aurora, na legislatura 1977/1982, tendo sido, ainda, em 1978, candidato a deputado estadual.
Em 1983, retornou a Juazeiro do Norte-CE onde permaneceu até 1992 quando aposentou-se do Serviço Federal, e tendo sido ainda, em 1986, candidato a deputado federal.
Voltou a residir em Aurora em 1993, onde permaneceu até 1998 mudando-se, pela última vez, para Fortaleza onde fixou sua última residência.
Até 9 de outubro de 2014, com saúde e alegria , na companhia de Zaíra e convivendo com seus 7 filhos, 14 netos, 4 bisnetos, 2 irmãos e 13 sobrinhos diretos, viveu seu último período de felicidade.
Ao longo de sua vida cheia de mudanças de residência e de múltiplas atividades, foram marcas da personalidade de Moacir a consideração e o apoio aos seus filhos, irmãos, familiares e amigos.
Aurora, julho de 2017
(*) O Tenente-Brigadeiro-do-Ar R1 Antônio Pinto Macedo é o autor desta biografia de Moacir Soares Pinto, seu pai.
Arquivo:
A DESCENDÊNCIA DE MOACIR E ZAÍRA - NOTA DE FALECIMENTO DE MOACIR
Correspondência:
Obrigada, Paulo. Realmente eu queria a biografia de tio Moacir. Valeu. ~ Celi Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário