A BUSCA DE ANDRÉ GARCIA POR LIVROS DE GENEALOGIA

2 nov 2017
Olá, primo, também descendo dos Gurgel do Amaral. 
Sou eu o André, dono do blog Meu Sangue Brasileiro.
Eu estou em busca há algum tempo de livros que tratem da genealogia da família Gurgel do Amaral.
Já tenho até agora uma cópia destes livros:
"Na Trilha do Passado", de Aldysio Gurgel do Amaral;
"Uma Família do Século XVI", de Heitor Gurgel;
E estou na pista destes outros:
"Porteiras e Currais", de Miguel Santiago Gurgel do Amaral. Estou no aguardo de um retorno do contato.
Encontrei uma prima nossa distante do ramo do sudeste que possui o livro "Paraty caminho do Ouro", de Heitor Gurgel e Edelweiss Campos. Pretendo adquirir uma cópia assim que possível.
Recentemente, descobri mais um livro que não sabia existir "Amaral Gurgel e Gurgel do Amaral", de Oscar Nogueira Marques. Que espero ser possível conseguir uma cópia.
Afora que estou esperando os dois tomos que comprei de"Primeiras famílias do Rio de Janeiro - Séculos XVI e XVII", de Carlos Grandmasson Rheingantz. [https://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Grandmasson_Rheingantz]
Sem contar que, nesse meio tempo, achei outras obras que preenchem lacunas genealógicas. Afinal de contas, não descendo apenas dos Gurgel do Amaral, e dos quais não herdei o sobrenome. 

26 nov 2017
Olá, Sr. Paulo Gurgel Carlos da Silva, boa tarde.
Dias atrás escrevi-lhe sobre a pista que tenho a respeito do livro "Porteiras e Currais".
Eu consegui esse contato (cita e-mail) pertencente ao Sr. (cita nome completo).
Que é parente do Sr. Pereira do município cearense Jaguaruana (que foi quem me passou o contato). O Sr. Pereira é administrador da página no facebook "Jaguaruana em P e B".
Pesquisando sobre o Sr. (cita nome), descobri que é representante comercial, motivo pelo qual talvez ainda não tenha me respondido...
Tendo em vista que um representante comercial costuma viajar bastante.
O Sr. (cita nome)  é representante comercial da empresa de plástico (cita nome de empresa).
Eu moro no Norte (Manaus - AM) e, no momento, estou sem telefone celular.
Você pode tentar um contato (cita telefones e e-mail) com ele?

27 nov 2017
Resposta - Meu caro André Garcia,
Contatei com o Sr. (cito nome).
Já nos conhecíamos. Ele é irmão da Sra. (cito nome), que foi casada com meu tio (cito nome). Em alguma época, ele foi meu cliente e tem um filho chamado de Paulo Gurgel, também médico no Ceará.
Não sabe onde está atualmente o seu exemplar de "Porteiras e Currais", mas se comprometeu em me avisar caso aconteça de localizar esse livro (provavelmente emprestado).
Agora é aguardar.
No próximo domingo devo publicar, em "Linha do Tempo", um dos artigos do seu blogue "Meu Sangue Brasileiro".
Um abraço.
29 nov 2017
Prezado Sr. Paulo,
Já consegui o livro "Primeiras Famílias do Rio de Janeiro (Séculos XVI e XVIII)", de Carlos G. Rheingantz, que trata das primeiras gerações dos Amaral Gurgel no estado carioca (a sua origem no Brasil).
Ainda estou negociando com uma pessoa, o livro "Amaral Gurgel e Gurgel do Amaral" de Oscar Nogueira Marques, todavia as negociações não tem sido fáceis.
Estive lendo um artigo de 2009, de autoria do Sr. Marcelo Meira Amaral Bogaciovas, "Franceses em São Paulo: Séculos XVI-XVIII" (http://ptdocz.com/doc/1208304/franceses-em-s%C3%A3o-paulo). Marcelo descende dos Amaral Gurgel do sudeste. No fim da seção dedicada à prole de Toussaint Gurgel, para ser mais exato nas entrelinhas da nota 85, dá a entender que fará um livro. Marcelo é historiador e escritor.
Correspondi-me por e-mail com ele (foi um pouco difícil achar o e-mail dele), que me confirmou que está escrevendo, porém não tem tido muito tempo. Se tudo der certo, daqui a uns poucos anos, haverá mais um livro sobre a família.
Desde já agradeço, primo Paulo, o seu contato com o Sr. (cita nome), que também é um primo, já que todos os Gurgel possuem a mesma origem no Brasil.
25 dez 2017
Tenho uma boa notícia para lhe dar.
Consegui obter o livro "Porteiras e Currais", de um outro parente nosso, que também vive no Nordeste.
Na verdade, não é o livro original (foi digitado por ele, o livro original que, na verdade, é uma cópia já é bem frágil), mas pretendo deixar o arquivo que ele me enviou o mais próximo possível do original.
Se quiser posso já lhe enviar o arquivo que tenho para que leia (ele não está fiel ao original, está sem algumas páginas por exemplo, e o conteúdo de cada folha digitada não está fiel ao original). Ou, se preferir, enviarei essa versão digitada e, posteriormente, a versão em PDF igual ao livro (para que a divulgue em seu blog, afinal de contas, é um livro procuradíssimo e outros parentes nossos precisam ter acesso a obra de Miguel). Ou, ainda lhe enviar apenas a versão em PDF (quando estiver pronta).
28 dez 2017
Resposta - Envie-me a versão em PDF quando estiver pronta.

--------------------------------------------------------------------------------------
ATUALIZANDO ...
2 jan 2018
Olá, primo Paulo,
Conforme relatado e prometido, seguem os links do livro "Porteiras e Currais", de Miguel Santiago Gurgel do Amaral.
Eis a versão digitada:
https://www.dropbox.com/s/i9cih7y7l6ymgsq/Porteiras%20e%20Currais%20%28livro%29%20-%20digitado.pdf?dl=0
Eis a versão livro:
https://www.dropbox.com/s/cqplsim8gm1693z/Porteiras%20e%20Currais%20%28livro%29.pdf?dl=0
Pretendo lhe enviar também (antes farei um levantamento), arquivos sobre os primeiros Amaral Gurgel (os cariocas mencionados nos tomos de Carlos Grandmasson Rheingantz).

FESTAS DE CONFRATERNIZAÇÃO EM DEZEMBRO DE 2017

Dia 23
Almoço de confraternização da família Macedo Pinto no apartamento de Zaíra Macedo, na Praia do Futuro, organizado pela cunhada Rosy Mary (Meirinha).
Grato a Zaíra, Márcia e Maristane pelos presentes que recebi. De Maristane Macedo ganhei o livro "Médico de Homens e de Almas", de Taylor Caldwell. E o pudim de leite que a Meirinha serve nessas ocasiões é de se comer rezando.
Dia 24
Jantar de confraternização da família Gurgel Carlos no salão de festas do Condomínio Les Jardins, no Cocó, organizado por minha irmã Meuris.
Andreas Heger, esposo de Mirna, presenteou a matriarca de nossa família (foto) com uma Pirâmide de Natal. As Pirâmides de Natal (Weihnachtspyramide) são decorações natalinas que têm suas raízes no folclore e  costumes da Alemanha, mas que se tornaram populares internacionalmente. Elas compreendem uma moldura exterior piramidal decorada com candelabros e um carrossel central em vários níveis com um rotor na parte superior que, conduzido pelo ar quente das velas acesas, faz movimentar o carrossel. Este, por sua vez, é decorado com cenas da Natividade embora possa sê-lo também com cenas da vida cotidiana.
Pirâmide de Natal
Jantar de confraternização da família Almeida Soares em Curió, na Lagoa Redonda.
Apenas fui deixar Elba, Natália e Rodrigo no local em que transcorria esta festa natalina que reunia os familiares do meu genro Rodrigo: a residência do casal Marcos e Bárbara.
Dia 25
Churrasco de confraternização da família Almeida Gurgel, na Cidade dos Funcionários, organizado pela prima Solange.
Uma tarde muito agradável. O encontro foi animado por um trio musical formado por Paulo Feitosa Gurgel e dois tios dele.  O Paulinho é um excelente cantor e o anfitrião Sr. Jair, esposo de Solange e que é atracador de embarcações, irradia bom humor. Dei uma "canja" no violão.

HOJE É NATAL

Diogo Fontenelle
Hoje é Natal, hoje é azul domingo de verão, praia e sol.
Natal que me devolve os tempos de colégio pela maré,
O Natal dos sinos dominicais a ecoar por via de caracol,
Caracol de esperas por Papai Noel a descer na chaminé.

Hoje é Natal e fico a reviravoltear a ampulheta dos dias,
Quando eu vestia a vida com cheiro de talco e madrigal,
Quando eu aprendia o nome das coisas. Mas, não sabia
Das essências do mundo, do mel e do feito em vendaval.

Hoje é Natal e não mais espero pelo Bom Velhinho Noel.
Sei que os sinos não dobram por mim. Eu apenas resisto.
Hoje é Natal e necessito um fiapo de sonho em carrossel,
Uma gota de poesia nesse horizonte de vazio imprevisto.

Bônus:
Uma apresentação da USAF Band na Grand Central Station

O CINEMA DE ARTE NO FAMILIAR

"É pura emoção ver esta imagem, que saudades. Quantas vezes frequentei a sala do Cine Familiar e, quase todos os dias, lá estava assistindo a todos os gêneros de filmes: bang-bang, "O Ébrio", Elvis Presley, e tanto outros. Naquela época não tinha uma formação consistente sobre cinema, cheguei a ver a obra-prima "Cidadão Kane", que foi exibido numa sessão de cinema de arte e, veja só, o filme recebeu uma estrondosa vaia! Muito jovem, nem eu mesmo saquei, mas já naquela época senti que o filme tinha algo a mais."
O comentário acima foi enviado pelo leitor Benevides2010 para uma foto do Cine Familiar que postei no Flickr em 2007. Sem acessar minhas fotos no Flickr desde então, só recentemente é que fui ver o comentário deste leitor, a quem agradeço pelo registro de sua opinião.
https://www.flickr.com/photos/92445308@N00/542846467/in/dateposted-public/
---------------------------------------------------------------------------------------
Ver: http://www.cinemadearte.com.br/cinema-de-arte/
---------------------------------------------------------------------------------------
Segue-se um agregado de notas e notícias em "Linha do Tempo"sobre o Cine Familiar de Otávio Bonfim:
O COMEÇO DO CINE FAMILIAR
O FIM DO CINE FAMILIAR
O MURO DAS FORNICAÇÕES - 1
O MURO DAS FORNICAÇÕES - 2
ENSAIOS SOBRE O CINE FAMILIAR
NO ESCURINHO DO CINEMA
O CINEMA DE ARTE NO FAMILIAR (esta postagem)

NATÁLIA NA POLÍCIA CIVIL DO PARÁ





A cearense Natália de Macedo, graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e aprovada no exame da OAB - CE em 2013, acaba de concluir no IESP, em Marituba - PA, o Curso para Formação de Investigador da Polícia Civil do Estado do Pará.
Seus pais lhe desejam muito sucesso no cargo público que deverá assumir.

UMA FAMÍLIA CARIOCA DO SÉCULO XVI

por André Garcia (*)
Os leitores e leitoras do blog Meu Sangue Brasileiro já devem ter notado que cito bastante o livro de Heitor Gurgel, hoje resolvi contar a história de como o ganhei.
Dia 23 de Junho de 2009 (terça-feira) tive uma conversa por e-mail com o primo Agnor Nunes Gurgel Júnior, em que relatei o pouco que sabia sobre a família da minha avó paterna.
Comovido com a história e percebendo que eu era um genealogista nato, me solicitou como resposta o meu endereço para que me enviasse um livro. Foi um gesto muito nobre.
Dia 6 de Julho de 2009 (segunda-feira), saía da Agência Alencarina em Fortaleza - CE com destino a distante cidade de Manaus - AM, o misterioso livro.
Dia 9 de Julho de 2009 (quinta-feira), cheguei em casa, depois de voltar da escola (eu estava no terceiro ano do Ensino Médio). Quando cheguei, minha irmã me deu a notícia que eu havia recebido uma correspondência.
Ao ver o envelope, primeiro analisei as duas carimbadas que revelavam a origem da correspondência que veio lá da terra das jangadas. Não posso me esquecer dos dois selos:
👀
O da direita é a "Manicure" do artista plástico brasileiro Hector Consani (1973-), que faz parte do catálogo de selos postais dos Correios desde 06/11/2006;
O da esquerda é "Marcel Gontrau', obra desaparecida do pintor brasileiro Cândido Portinari (1903-1962), que faz parte do catálogo de selos postais dos Correios desde 08/12/2003;
(Costumava colecionar selos quando menino, por algum motivo parei, possa ser que com o tempo volte a cultivar esse hobby como antes, a ponto de me interessar novamente pela filatelia, o estudo de selos postais).
Ao abrir o envelope, encontrei a fotocópia de um livro muito procurado, que já e reli diversas vezes.
Por se tratar de um livro em edição limitada, me sinto na missão de compartilhar as informações nele contidas aqui no meu blog.
Considerei e considero o livro como um presente de aniversário atrasado.
(*) André Garcia, residente em Manaus, é o controlador do blog Meu sangue brasileiro, do qual esta postagem foi transcrita.