CARTÓGRAFOS DA FAMÍLIA TEIXEIRA E ALBERNAZ

Importantes cartógrafos portugueses dos séculos 16, 17 e 18 vieram da família Teixeira e Albernaz, incluindo Luís Teixeira, irmão de Domingos Teixeira e pai dos irmãos João Teixeira Albernaz (I) e Pedro Teixeira Albernaz, além de João Teixeira Albernaz (II), neto do cartógrafo homônimo, e Pero Fernandes, pai de Luís Teixeira.
Luís Teixeira elaborou importantes mapas no final do século 16, alguns em parceria com Abraham Ortelius, como o Theatrum Orbis Terrarum (1595), considerado o primeiro atlas moderno. Filho do cartógrafo português Pero Fernandez, ocupou o cargo de cosmógrafo do Reino de Portugal. Esteve no Brasil e seu mapa do Brasil de cerca de 1574 é uma importante referência para o entendimento do que os portugueses consideravam como sendo a divisão das Capitanias Hereditárias. Em 1596, ele recebeu uma patente para confeccionar mapas e instrumentos de navegação para a frota real. Ele tinha contato frequente com cartógrafos holandeses, como Jodocus Hondius, Lucas Jansz, Wagenaar e Joannes von Deutecom.
João Teixeira Albernaz, filho de Luís Teixeira, foi nomeado cartógrafo da Casa da Mina e Índia, em 1605. Elaborou seus mais célebres trabalhos na primeira metade do século 17, incluindo 19 atlas, entre estes, o Atlas do Brasil de 1640. Alguns de seus trabalhou contou com a ajuda do irmão Pedro Teixeira Albernaz, que passou a trabalhar em Madrid, a partir de 1619.
João Teixeira Albernaz, bisneto de Luís Teixeira, tem muito de sua obra confundida com a do avô homônimo. Sabe-se que ainda era vivo em 1699. Sua vasta produção cartográfica e a fama da qualidade da cartografia portuguesa na Europa, o tornou famoso entre seus pares.
Apenas uma parte das obras desses ilustres cartógrafos sobreviveu até os dias atuais.
A imagem acima de João Teixeira Albernaz (I) é capa do livro "Muito Além dos Muros do Forte" (ISBN 978-85-7924-096-6), do historiador cearense Felipe Neto. Obra premiada pela SECULT na categoria Ensaio.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Siar%C3%A1_1629_por_Albernaz.PNG
Acesso ao ficheiro em 26/01/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário