ZONA COSTEIRA DO CEARÁ

Na antiga Portaria Nº 461, de 13 de dezembro de 2018, somente os municípios localizados ao longo dos 573 Km da costa cearense integravam a Zona Costeira do Estado do Ceará.
Em ordem alfabética, eram 20 municípios: Acaraú, Amontada, Aquiraz, Aracati, Barroquinha, Beberibe, Camocim, Cascavel, Caucaia, Cruz, Fortaleza, Fortim, Icapuí, Itapipoca, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Paracuru, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante e Trairi.
Agora, o Ceará registra 23 municípios, com a inclusão de Chaval, Eusébio e Pindoretama. Apesar de não terem ligação direta com a costa cearense, estes três municípios foram inseridos na nova listagem das cidades abrangidas pela faixa terrestre da Zona Costeira Brasileira, que foi divulgada na Portaria MMA Nº 34, de 2 de fevereiro de 2021.
Conforme o Secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, essa inserção ocorreu por serem localidades fortemente influenciadas pela economia costeira. Como os exemplos de Chaval, que se liga ao mar pelo rio Timonha, e de Eusébio, que está localizado no estuário do Rio Pacoti. Além de, no caso de Eusébio, encontrar-se em tramitação na Assembleia Legislativa, o projeto de inclusão da Praia do Cofeco neste município.
Imagem: Anuário do Ceará, 2020-2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário