ANTIGAS ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS EM FORTALEZA

CRONOLOGIA
E. F. de Baturité (1873-1909)
Rede de Viação Cearense (1909-1975)
RFFSA (1975-1997)
CBTU/Metrofor (1997-2013)
===================================================================
ESTAÇÃO CENTRAL
Professor João Felipe km 0
A antiga Estação Central de Fortaleza foi inaugurada em 1873 pela Estrada de Ferro de Baturité. Em 1946, passou a se chamar Professor João Felipe, nome de um engenheiro ferroviário cearense. Desta estação partiam duas linhas de trens: a LINHA SUL até Crato e a LINHA NORTE (que passava por Sobral, a terra natal de Belchior) até Oiticica.
30/03/2022 - "A noite dessa quarta-feira foi histórica para a Cultura do nosso Estado. Inauguramos o Complexo Cultural Estação das Artes Belchior, na antiga Estação João Felipe, em Fortaleza. A área, de 67 mil m2, passou por restauração estrutural e modernização. O equipamento conta com Mercado das Artes, Pinacoteca do Estado, mercado gastronômico, salas de exposição, biblioteca, museu e as sedes da Secult e do Iphan, além de urbanização do entorno." @CamiloSantanaCE, no Twitter
LINHA SUL
Otávio Bonfim km 3,5
03/08/1917 - Inauguração da nova linha de trens partindo do Jacarecanga e indo encontrar-se com um antigo caminho na altura do Benfica, na avenida Carapinima/avenida José Bastos, desativando a linha que passava no centro da cidade, na Avenida Tristão Gonçalves. Popularmente chamou-se "linha nova". O curioso é que o antigo traçado corresponde ao do atual metrô de Fortaleza, só que este é subterrâneo. Na ocasião, foi inaugurada a Estação do Matadouro, depois chamada de Otávio Bonfim.
1925 - Vítima de infecção paratífica, morreu, aos 41 anos de idade, o engenheiro civil Otávio Bonfim, chefe de tráfego da Rede de Viação Cearense - RVC. Nascera em 1884. É hoje é nome (não oficial) do bairro onde ficou a estação ferroviária.
Couto Fernandes km 7,1
29/07/1956 - Conforme lei votada pela Câmara Municipal de Fortaleza e sancionada pelo prefeito Acrísio Moreira da Rocha, o bairro Quilômetro Oito passa a se chamar Couto Fernandes, numa homenagem ao engenheiro Henrique Eduardo Couto Fernandes, que foi diretor da Rede de Viação Cearense.
Parangaba km 9
Mondubim km 13
LINHA NORTE
Álvaro Weyne (antiga Floresta) km 4,1
Antonio Bezerra (antiga Barro Vermelho) km 7,5
http://www.estaçoesferroviarias.com.br
http://www.facebook.com/miguelnirez.azevedo
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2021/10/complexo-cultural-estacao-das-artes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário