CEARÁ E AMAZONAS, PROVÍNCIAS PIONEIRAS NA LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVOS

O dia 25 de março é considerado a Data Magna do Ceará porque marca a data da abolição da escravidão no Estado, em 1884. É feriado estadual.
Em 30 de agosto 1881, um grupo de jangadeiros responsáveis pelo embarque de mercadorias no porto da capital da província do Ceará entrava em greve.Liderados por José Luís Napoleão, um escravo liberto que comprara a própria liberdade – e a de quatro irmãs – com suas economias, e por Francisco José Nascimento, filho de pescadores da cidade de Aracati, eles se recusavam a transportar os negros escravizados que seriam levados dali para outras províncias.
Em 1883, os "catraieiros" do Amazonas, que desempenhavam a mesma função dos jangadeiros cearenses – ligavando o cais do porto aos navios com suas pequenas embarcações – também entraram em greve e se negaram a transportar os negros escravizados que seriam enviados do Norte a outras regiões do país.
No ano seguinte, as duas províncias aboliram a escravidão – quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888.
Esse pioneirismo foi resultado de uma conjunção de fatores, que vão do papel secundário dos escravizados na economia local ao ativismo dos abolicionistas.
A articulação com o movimento nacional, capitaneado por figuras como José do Patrocínio, Joaquim Nabuco e André Rebouças, foi um fator determinante. E o baiano Manuel Sátiro de Oliveira Dias, então presidente do Ceará, em 25 de março de 1884, assinou a abolição nesta província.
Havia até uma expectativa nacional pela promulgação no Ceará. Meses antes, na Gazeta de Notícias, José do Patrocínio inaugurou uma coluna semanal com uma "contagem regressiva" que enumerava as cidades cearenses em que a abolição já havia sido decretada.
A primeira foi Acarape, atual Redenção.
No Amazonas, o presidente da província, Theodoreto Souto – que era cearense -, promulgou a abolição em 24 de maio, quando foram libertos os últimos escravos da província.
"Abolição dos escravos no Ceará", tela do artista plástico cearense Raimundo Cela (1890-1945)
Relacionadas
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2009/10/redencao.html
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2011/02/senzala-do-negro-liberto.html
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2013/03/a-data-magna-do-ceara.html
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2016/05/dragao-do-mar.html
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2016/07/o-obelisco-da-praca-da-liberdade-em.html
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2020/01/canaa-da-liberdade.html
http://18horas.com.br/noticias/13-de-maio-amazonas-e-o-ceara-aboliram-a-escravidao-antes-de-1888/

Nenhum comentário:

Postar um comentário