No início da década de 1920, Aurora se notabilizou pela construção de sua estação ferroviária, cuja inauguração se deu em 7 de setembro de 1920
O município passou então a ter a primeira e mais importante estação ferroviária da região, uma vez que as estações do seu distrito de Ingazeiras (1922), de Missão Velha (1925), de Juazeiro (1926), do cratense distrito de Muriti (n/d) e do Crato (1926) só vieram a ser concluídas anos depois. Por conta de ser um entroncamento da RVC, Aurora acolhia os viajantes de parte da Paraíba e do Cariri cearense, que vinham pernoitar na cidade à espera do trem para a capital.
Este vídeo, com a participação dos poetas José Wilton Fernandes e Antonio Jocélio, trata-se de uma homenagem da Associação dos Filhos e Amigos de Aurora (AFA) ao centenário da construção da estação ferroviária de Aurora, que ainda está de pé e tem recebido obras de restauro.
Fontes:
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2020/10/aurora-o-municipio-o-trem-e-as-estacoes.html
http://www.estacoesferroviarias.com.br/ce_crato/aurora.htm
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2020/10/estacao-daurora-uma-saudade-que-nao.html
Fontes:
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2020/10/aurora-o-municipio-o-trem-e-as-estacoes.html
http://www.estacoesferroviarias.com.br/ce_crato/aurora.htm
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2020/10/estacao-daurora-uma-saudade-que-nao.html
Nelson Cunha:
ResponderExcluirPaulo, a estrada de ferro para o Cariri ainda existe?
Paulo Gurgel:
Nelson, a ferrovia que antes ligava Fortaleza ao Cariri (cerca de 600 km) ainda existe fisicamente mas não tem operação regular de carga ou passageiros. Faz décadas. É para chorar à beira dos trilhos. Assista ao video-documentário "Apito Final".
Nelson Cunha:
Paulo, em Minas, havia (em 1948) 8 mil km de ferrovias ativas. Hoje restam 2.500 km. A opção por rodovias revela as razões de nosso subdesenvolvimento. Temos vocação para o fracasso. Nada mais ecológico, durável, seguro e eficiente do que o trem. Um único trem de minério carrega o mesmo que mil carretas.