O Jardim Japonês de Fortaleza, ou Praça Jusaku Fujita, homenageia o primeiro japonês que fixou residência em nossa cidade e, por extensão, a colônia local de origem japonesa. Ocupando uma área de cerca de 1.900 m2, na avenida Beira-Mar, a obra foi inaugurado em 2010 pela Prefeita Louisianne Lins. Toda uma simbologia da cultura japonesa está presente na nova praça: nascente d´água, cascata, rochas, luminárias, tótens, quiosque, esculturas etc.
Jusaku Fujita, o principal homenageado, nasceu em 1907 e chegou ao Ceará em 1923. Rebatizado como Francisco Guilherme Fujita, ocupou-se inicialmente de horticultura, comercializando os seus produtos numa banca do Mercado Central. Do casamento de Francisco Guilherme com a cearense Cosma Moreira, apelidada Neném, emergiu localmente o clã Fujita.
O casal teve 14 filhos, dos quais seis chegaram à vida adulta: Luzia (dentista), Edmar (médico, já falecido), Francisco (dentista, já falecido), João Batista (empresário), Nisabro (engenheiro) e Maria José (professora). Hoje, os Fujita somam cerca de 50 integrantes, entre filhos, netos e bisnetos.
Grande parte de sua vida, Francisco Guilherme dedicou-se ao cultivo e à venda das flores de seu "Jardim Japonês", gleba que possuía na rua Juvenal Galeno (atual avenida Bezerra de Menezes), em Otávio Bonfim.
Ele faleceu em 1997, quando completaria 90 anos.
Para finalizar, transcrevo os trechos finais desta opinião/crônica da jornalista Adísia Sá:
"Com a mulher (Jusaku) trabalhou naquilo que é marca de seu povo: a terra e da terra colheu flores e com flores embelezou e perfumou Fortaleza. Naquela casa todos cuidavam do jardim e vendiam o produto de sua labuta.(...) Vá ao Jardim Japonês (no Meireles) e abra os olhos da alma: Juzaku e Nenen estão cuidando das flores..."
Referências
http://dapraianet.blogspot.com/2008_05_27_archive.html
http://www.eujafui.com.br/3399415-fortaleza/24827-jardim-japones/
http://fortalezaemfotos.blogspot.com/2011/04/jardim-japones-jusaku-fujita.html
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=510211
http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2011/06/14/noticiaopiniaojornal,2256198/jardim-japones.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jardim_japon%C3%AAs
Vídeo
Nenhum comentário:
Postar um comentário