Foto: blog MEMÓRIAS |
Formada em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1975, e tendo a Pneumologia como especialidade, ela trabalhou na clínica privada e em importantes hospitais públicos do Estado do Ceará.
Com as amigas e colegas Valéria, Tânia, Nadja, Elizabeth e Ana Margarida, a inesquecível Ana Maria Dantas integrava, no Hospital de Maracanaú, "o grupo das seis na luta ferrenha para curar os pacientes tuberculosos".
Na década de 1990, quando a luta contra o tabagismo em nosso país estava se consolidando, a Ana Maria participou do Comitê Coordenador de Controle do Tabagismo no Brasil - Capítulo do Ceará e prosseguiu com essa luta por um Mundo sem Tabaco, até recentemente no Hospital de Messejana.
Ana era uma pessoa afetuosa, gentil e atenciosa com todos. Fomos companheiros de trabalho por muitos anos no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes.
Para explicitar a importância do seu legado, faço minhas estas palavras de Ana Margarida Rosemberg:
"O Ceará perdeu uma médica que deu com altruísmo o melhor de si para curar, aliviar as dores e consolar os pacientes; o Brasil perdeu uma guerreira na luta por uma sociedade mais igualitária e justa."
Descanse em paz, Ana Maria.
Linha do Tempo, 01/07/2018
(nota publicada anteriormente em 25/06/2018)
(nota publicada anteriormente em 25/06/2018)
Seis meses de saudade. Obrigada, Paulo, pela postagem em seu blog reverenciando a memória da Ana Maria.
ResponderExcluir