BOA VISTA

21/05, terça-feira
Durante o voo de Belém a Boa Vista-RR, aproveitei o tempo a bordo (2 horas) para assistir ao "Dá licença de contar", um filme de Pedro Serrano que recria o universo das canções de Adoniran Barbosa. E cheguei à capital de Roraima às 00:05, conforme a hora local (que tem o mesmo fuso horário de Manaus). Um táxi me levou do aeroporto ao Hotel Uiramutam. 
Boa Vista é um município brasileiro e capital do Estado de Roraima, na região Norte do país. Concentrando cerca de dois terços dos habitantes do Estado, situa-se na margem direita do rio Branco. Sua população, de acordo com o Censo 2022 do IBGE, era de 413 486 habitantes. É a capital estadual mais setentrional do Brasil e a única localizada totalmente ao norte da linha do Equador e a mais distante de Brasília, capital federal. Moderna, a cidade se destaca pelo traçado urbano organizado de forma radial. As principais avenidas do Centro da cidade convergem para a Praça do Centro Cívico Joaquim Nabuco.
Praça das Águas, onde fiz este selfie, EU AMO B💓A VISTA, (foto 1) é um dos principais cartões-postais de Boa Vista. A praça abriga o Portal do Milênio, com 16 metros de altura, inaugurado na virada do século 20 para o 21, fontes luminosas e também uma praça da alimentação.
Praça do Centro Cívico, onde ficam as sedes dos Três Poderes de Roraima, além do Palácio da Cultura e de secretarias.
Orla Taumanan
Mirante (acesso fechado durante o período noturno e sendo nessário o agendamento pela internet para a visita).
22/05, quarta-feira
Érico, Aline e Benício retornam de Belém para Fortaleza. 
Dia reservado para um "bate e volta" em Bonfim-RR e Lethem-GY.
23/05, quinta-feira
Orla (segunda visita) e Monumento aos Pioneiros.
Mirante, com 120 metros de altura (correspondendo a um edifício de 40 andares) e com dois elevadores, um dos quais é panorâmico. Deste local é possível ter uma vista privilegiada do Rio Branco (foto 2), o principal rio de Roraima, da Ponte dos Macuxis, do Parque do Rio Branco com seus atrativos como a Selvinha Amazônica, um parque de diversões. O acesso ao Mirante Edileuza Lóz é gratuito, o tempo de visita é de 20 minutos eos guias locais são prestativos.
Shopping Roraima Garden, para ver suas vitrines e jantar na praça de alimentação. Outro shopping da cidade é o Pátio Roraima.
24/05, sexta-feira
O voo da Azul para Belém foi cancelado e remarcado para 26/05, domingo. A companhia aérea Azul  concedeu-me duas diárias no Hotel Arpana com direito às refeições.
Monumento ao Garimpeiro e o Coreto na Praça do Centro Cívico.
25/05, sábado
Dia reservado para um "bate e volta" em Pacaraima-RR e Santa Elena de Uiarén-VEN.
26/05, domingo
Stop Over em Belém.

BELÉM, A CIDADE DOS PARQUES

Belém é a segunda cidade mais populosa da Amazônia Internacional
http://www.youtube.com/watch?v=rQS5kHBiJ-I

PARQUE ESTADUAL DO UTINGA Criado com o objetivo de preservar ecossistemas naturais de relevância e beleza cênica, o Parque oferece a seus frequentadores diversas opções para trilhas, quatro quilômetros de pistas para caminhadas e passeios de bicicletas, patins e skates. http://gurgel-carlos.blogspot.com/2021/05/primeiro-aniversario-de-renan.html

MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI Fundado em 1895, tem 5,2 hectares. É um parque zoobotânico da fauna e flora amazônicas em meio ao burburinho da cidade. Dando suporte ao museu, existem um Campus de Pesquisa e uma base científica avançada na Floresta Nacional de Caxiuanã. http://gurgel-carlos.blogspot.com/2020/02/mangueirosa-1.html

MANGAL DAS GARÇAS Inaugurado em 2005, é o resultado da revitalização de uma área de cerca de 40.000 m2 às margens do Rio Guamá. Principais atrações: Farol de Belém; Borboletário; Armazém do Tempo; Museu Amazônico da Navegação. http://gurgel-carlos.blogspot.com/2013/04/cidade-das-mangueiras.html

PARQUE DA RESIDÊNCIA Parque urbano, praça e Estação do Gasômetro, uma estrutura de ferro que pertenceu à Companhia de Gás do Pará. Desde 1997, abriga um teatro de 400 lugares e, a seu lado, um anfiteatro. Orquidário. Na praça, há um vagão de trem da antiga estrada de ferro Belém-Bragança. http://gurgel-carlos.blogspot.com/2020/02/mangueirosa-1.html

BOSQUE RODRIGUES ALVES Inspirado no "Bois de Boulogne" de Paris, é um dos cartões postais de Belém. Com uma área total de 15 hectares, o Bosque é um pedaço da floresta amazônica preservado no coração da cidade. http://gurgel-carlos.blogspot.com/2013/04/cidade-das-mangueiras.html

PARQUE URBANO PORTO FUTURO Localizado em frente ao terminal hidroviário de Belém, o Parque conta com pistas de corridas e de ciclismo, playground, Wi-Fi grátis e um lago artificial. http://gurgel-carlos.blogspot.com/2021/05/primeiro-aniversario-de-renan.html

PARQUE ECOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE BELÉM "GUNNAR VINGREN" Fragmento de floresta nativa no municipio de Belém, localizado entre os bairros de Val-de- Cans e Marambaia, sendo cortado em toda sua extensão pelo Canal de São Joaquim.

PARQUE MUNICIPAL DA ILHA DE MOSQUEIRO 

HORTO MUNICIPAL http://gurgel-carlos.blogspot.com/2024/05/quarto-aniversario-de-renan.html

PARQUE DOS IGARAPÉS Um complexo, que atrai milhares de pessoas por ano, com piscina de água de nascente e corrente, trilhas para caminhadas, aventuras com arvorismo e tirolesa, bares e praça de alimentação. Tudo isso em total contato com a natureza. http://gurgel-carlos.blogspot.com/2024/06/no-parque-dos-igarapes.html

===============================================================

Em Ananindeua, RM de Belém:

PARQUE CULTURAL VILA MAGUARY Novo cartão postal de Ananindeua, construído com recursos próprios do município, este parque foi entregue ao público no mês passado (28/04). O complexo ocupa 35.000 m2, onde estão distribuídos os seguintes equipamentos culturais: o primeiro teatro da cidade, museu interativo, uma imensa área de lazer e o histórico Casarão do Curtume totalmente reformado. http://gurgel-carlos.blogspot.com/2024/05/quarto-aniversario-de-renan.html

QUARTO ANIVERSÁRIO DE RENAN

"Venham celebrar o aniversário de 4 anos do Renan, num café da manhã em grande estilo! Juntem-se a nós para uma festa com o tema "hot wheels" e um refrescante banho de piscina!" 
19 de maio (domingo), das 8h30 às 12h30 no salão de festas do Ed. Rio Piave - Rua Boaventura da Silva, 1085, esquina com Travessa 14 de Março. (Natália e Rodrigo) 
Foi essa convocação que nos motivou a presente viagem a Belém do Pará. 
17/05, sexta-feira 
Almoço com Elba na praça de alimentação do Aeroporto de Fortaleza. Embarque num avião da Latam para a capital paraense, um A321 com cheiro de avião novo. No mesmo voo, viajaram conosco Érico, Aline e Benício.
O grupo ficou hospedado no novo apartamento de Natália, Rodrigo e Renan, no Umarizal, 
À noite, saímos para jantar no Old House. Um restaurante com cinco ambientes e alta culinária, localizado no vizinho bairro de Nazaré. Bebidas e sete pratos foram solicitados, tendo sido o meu pedido uma lagosta gratinada. 
18/05, sábado
Fiz uma caminhada de duas horas pelos bairros de Umarizal, Nazaré e Batista Campos, onde se encontra o Horto Municipal de Belém
O Horto, também chamado de Praça Municipal Milton Trindade, é um espaço público protegido por grades. Ao entrar, o visitante logo se depara com uma gigantesca sumaúma (ou samaúma); a seguir, seus canteiros, passeios, quiosques e também um "laguinho", que eu (como discípulo de São Tomé) tive de perguntar onde ficava. Crianças, muitas crianças estavam a brincar no Horto, e uma delas comemorava o aniversário natalício.  Ao sair, comprei duas bolas ioiôs para presentear os netos Renan e Benício. E, de volta ao apartamento, pus-me a saborear umas tangerinas compradas de um vendedor ambulante.
Nesse tempo, Natália e os demais estiveram no Bosque Rodrigues Alves e depois no restaurante Ver-O-Açaí, onde almoçaram.
Ao fim da tarde, fomos conhecer o Parque Cultural Guarany, na cidade de Ananindeua. E jantamos pizzas, pratos kids e cerveja artesanal no Anani Beer.
Novo cartão postal de Ananindeua, construído com recursos próprios do município, o Parque Guarany foi entregue ao público no mês passado. O complexo ocupa 35.000 m2, onde estão distribuídos os seguintes equipamentos culturais: o primeiro teatro da cidade, museu interativo, uma imensa área de lazer e o histórico Casarão do Curtume totalmente reformado.
19/05, domingo 
Às 8h30, a comemoração do aniversário do Renan no salão de festas do condomínio. Com três nadadores profissionais organizando os folguedos das crianças na piscina. Entre outras pessoas, encontrei-me no evento com duas pessoas que eu já conhecia: o Dr. Fernando Lobo, que é defensor público do Estado do Pará, e o Dr. Djalma, oficial de justiça em Marajó, que me ciceroneou num dos passeios que fiz à ilha. Aproveitei para retribuir a cortesia do amigo, entregando-lhe um exemplar do meu "Edição Êxtase".
Hora de cantar "Parabéns" (da esquerda para a direita): Rodrigo, Renan, Leon, Paulo, Elba, Benício, Aline e Érico
Ao entardecer, fomos ao Museu Forte do Presépio, o berço da cidade de Belém, e ao restaurante Casa do Saulo das Onze Janelas, de onde se podia ver ver o deslumbrante espetáculo do pôr-do-sol. No restaurante, optamos por uma mesa da área externa em que, além da agradável brisa que vinha do Guamá, havia um saxofone fazendo a trilha musical do crepúsculo. Selecionamos no cardápio: caldeirada de peixe (filhote), moqueca de camarão, água de coco, chope e sucos.
20/05, segunda-feira
Após o café da manhã, meus familiares foram à Ilha do Combu (onde já estive em duas oportunidades). Enquanto isso, fiquei no apartamento produzindo conteúdo para vocês, meus "seguimores". Ao meio-dia, saí para almoçar no Ver-O-Açai, um restaurante de cardápio e decoração regionais. Para isso, tive que enfrentar a demora para pegar um elevador, pois todos os elevadores que paravam no sétimo andar do prédio estavam lotados. Era a hora do almoço dos funcionários de um edifício em construção. Além de ter que me abrigar dos chuviscos de duas nuvens passageiras em marquises pelo caminho.
Depois de percorrer um trecho da Avenida Generalíssimo Deodoro e outro da Travessa Dom Pedro I, cheguei à casa de pasto. Meu almoço no Ver-O-Açai foi um prato executivo de camarões empanados, com arroz de tucupi, salada de feijãozinho de Santarém e farofa. E, no retorno, resolvi encompridar a caminhada dando umas voltas na Praça Brasil.
Ao anoitecer, fomos às Docas para jantar e ouvir música. No palco (outrora com um mecanismo de mobilidade), um show de voz e violão era compartilhado pelos clientes dos vários restaurantes. À hora da dolorosa, o garçom do restô Soprano apresentou-nos a conta - fora da realidade! Diante dos protestos, a conta foi  corrigida.
Após deixar o grupo no Parque Porto Futuro, Rodrigo me levou ao aeroporto de Belém para minha viagem a Boa Vista.

PÁGINA WIKI E BIOBIBLIOGRAFIA

Eis minha página na Wikipédia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_Gurgel

Minha biobibliografia divulgada no Instagram como parte do Projeto de Iniciação Artística sobre os Médicos Escritores Cearenses aprovado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE):

BIOBIBLIOGRAFIA PAULO GURGEL Insta.pdf

AMARO PENNA (PENINHA)

Nos saraus realizados no apartamento de Francisco Moacir e Maristane Macedo, na Volta da Jurema, um músico frequente nesses  encontros é José Amaro Alexandre Fonseca, Amaro Penna ou simplesmente Peninha (do Ceará).
Compositor, cantor e produtor artístico, Amaro Penna nasceu aqui no Ceará em 1958. Muito jovem, começou a carreira musical no circuito universitário como baixista da banda Apocalipse. Ao criar suas primeiras composições, logo passou a inscrevê-las em festivais locais e de outros Estados, obtendo diversas premiações em tais certames.
Na década de 1980, participou de projetos e caravanas culturais, e abriu o show no Ceará pelo Projeto Pixinguinha da consagrada cantora Nara Leão. Sua instigante canção "Caminho do Sol" foi gravada por Amelinha, em 1985.

O sol que queima o Nordeste
É o olho de Nosso Senhor
Brilha no céu de Olinda
Na pele do meu amor
Nas dunas de Fortaleza
Nos versos do cantador
Nas ondas de São Luís
Na areia de São Salvador
Moça do corpo moreno é quem diz
É o olho de Nosso Senhor
(trecho).

Peninha tem parcerias com Nonato Luiz, Cristóvão Bastos, Abel Silva, Raimundo Fagner, Airton Monte, Dilson Pinheiro, Eugênio Leandro, Gil Fonteles e outros. Com Luiz Sérgio Bezerra, natural de Várzea Alegre, ele compôs "Caminho do Sol", que deu título a um álbum de Amelinha, e o bolero "Palavras Iguais".
É sócio e administrador da Ararena Estúdios, uma empresa com atividades em gravação de som e edição de música.
Bom violonista e cantor, Amaro Penna é versátil em criar e letrar músicas. E seus depoimentos (disponíveis no YouTube) a respeito da música cearense nas últimas décadas constituem importantes fontes de pesquisa.


Peninha (de boina) e eu, fotografados na residência dos Macedos.

CAATINGA, A FLORESTA QUE É A CARA DO BRASIL

PGCS
Local: Parque do Cocó, em Fortaleza-CE
Data da exposição: 28/04/2024
Fotografia: André
A caatinga é nossa
Representa cerca de 10% do território nacional, 70% da Região Nordeste e 2% do Estado de Minas Gerais, abrigando quase 27 milhões de pessoas. O clima da região é semiárido com temperaturas em torno de 30 ºC e chuvas concentradas nos meses de janeiro a maio.
Espécies endêmicas 
143 mamíferos
510 aves
240 peixes
116 répteis
61 anfíbios
93 aranhas
61 formigas
94 abelhas
1512 plantas
De todo esse território, com fauna, flora e bens preciosos como a água, apenas 7% é protegido por unidades de conservação.
Poderá também gostar de ler