CIDADE DAS MANGUEIRAS

Roteiro do passeio
Período: 29/03/2013 a 02/04/2013 / Voos: Gol / Anfitriões: Rodrigo e Natália.
Dia 29 - Chegada a Belém / Passeio no Mangal das Garças: jardins e lagos com garças, flamingos, guarás, um jaburu solitário, marrecos, quero-queros, iguanas, tartarugas etc; mirante com elevador; borboletário; orquidário; museu naval / Boulevard Shopping: almoço na praça da alimentação e sorvetes no Cairu (onde aprendi tardiamente que taperebá era cajá).
Dia 30: Mercado Ver-o-Peso, a principal feira livre de Belém / Comércio Central / Estação das Docas: complexo de artes, lazer e gastronomia  / Almoço no Spazzio Verdi, com vista para a baía do Guajará. Curiosidade: um antigo transportador, adaptado para ser palco deslizante, transporta um conjunto musical de ponta a ponta no galpão das Docas / Museu Emilio Goeldi, o jardim zoobotânico da cidade. Disponíveis para a visitação os setores dos viveiros e as alamedas por onde circulam animais soltos (cotias, por exemplo); seus pavilhões, infelizmente, estavam fechados para reformas. / À noite, drinques e tira-gostos no restaurante Cité, em Umarizal.
Dia 31 - Mercado de São Brás, um prédio que mescla os estilos neocolonial e art nouveau / Caminhada no Guamá / Missa na Basílica do Nazaré / Theatro da Paz, na Praça da República  / Cidade Velha: Catedral da Sé; Forte do Presépio; Museu Corveta Solimões, ancorado na frente da Casa; Casa das Onze Janelas (iscas de peixe e sucos no Boteco das Onze) / Circus, a hamburgueria do bairro Reduto.
Dia 1 - Shopping Pátio Belém /  Biblioteca Municipal da Fundação Cultural do Pará, para a doação de um exemplar do livro "Portal..." / Almoço no Prato Forte, na Conselheiro / Caminhada nos bairros Campina, Batista Campos e Cremação
Dia 2 - Caminhada nos bairros São Braz e Marcos / Passeio no Bosque Rodrigues Alves / Orla do Distrito de Icoaraci, a 20 Km do centro de Belém: exposição e venda de produtos da cerâmica marajoara / Parque Shopping Belém / Jantar de despedidas no Famiglia Sicilia, na Conselheiro. Retorno a Fortaleza.
Observações finais - Muitas avenidas largas e com mão única. Grande número de ônibus em circulação. Preços caros nos bons restaurantes. Temperatura amena durante o período. Chuvas, não somente à tarde.

Rodrigo, Elba, eu (Paulo) e Natália na Casa das Onze Janelas.

Nenhum comentário: