FERNANDO NOGUEIRA GURGEL


Nasceu no dia 14 de setembro de 1931, na cidade de Senador Pompeu - CE, filho de Francisco Gurgel Valente e Dulce Nogueira Riquet (Valente).
Lembro-me de que, quando adulto, morou em Otávio Bonfim numa casa (hoje inexistente) que ficava no primeiro quarteirão da rua Justiniano de Serpa. Nessa casa, vizinha à de sua mãe, dona Dulce, Fernando e a esposa Rosimar Maria de Lima Gurgel viveram seus primeiros anos de casados. Fernando era à época vendedor da Fábrica Siqueira Gurgel. Algum tempo depois, mudaria de endereço para uma casa no Monte Castelo e deste bairro, finalmente, se transferiu para a Aldeota.
Fundou, em junho de 1965, juntamente com José Gurgel Filho, a Metalgráfica Cearense S/A - MECESA, uma indústria pioneira no Ceará no campo das embalagens e rolhas metálicas. E foi, durante muito tempo, o diretor-presidente da empresa (foto de sua fachada principal) que está situada no bairro Ellery . No período de 1965/68, também presidiu o Usina Ceará Atlético Clube, um time da primeira divisão do futebol cearense e com sede em Otávio Bonfim.
Por seus fortes laços com a Marinha de Guerra do Brasil, iniciados ao tempo em que ingressou na Escola de Aprendizes Marinheiro do Ceará, Fernando Gurgel foi agraciado pelas Forças Armadas com diversos títulos e comendas. Outras instituições também lhe conferiram um grande número de diplomas, medalhas, placas, brasões, troféus (Sereia de Ouro em 1993) e outros títulos honoríficos.
Fernando Nogueira Gurgel faleceu em 12 de fevereiro de 2001, em Fortaleza - CE. Foi uma das figuras mais representativas do empresariado em nosso Estado. Estive com ele, em apenas duas ocasiões, o tempo suficiente para testemunhar a fidalguia com que ele recebia as pessoas.
Paulo Gurgel Carlos da Silva
Links: FIEC, Sereia de Ouro e Mecesa.

8 comentários:

Gill Mayron Silva disse...

Tive a imensa satisfação em trabalhar nessa extraordinária empresa por quase 17 anos, além da ter o privilégio de viver em dias de gestão por parte do ilustríssimo Sr. Fernando Nogueira Gurgel, um empresário cuja visão para os negócios sempre esteve a frente do seu tempo. Nesses anos como colaborador pude tirar uma gama enorme de aprendizado que levo comigo até os dias de hoje na minha vida, junto com um companheirismo notável por parte dos seus colaboradores, que juntos faziam da MECESA uma das melhores e mais bem reconhecida empresa do Brasil em termo de seriedade e comprometimento com a qualidade de seus produtos e a satisfação de seus clientes. Só tenho agradecimentos a família Gurgel nas pessoas do Sr. Francisco Gurgel, Roberto Gurgel, Silvia Gurgel, Regina Gurgel pela confiança depositada em mim durantes esses anos em que estive nessa brilhante empresa que levo até hoje no meu coração.

Anônimo disse...

Mto obrigado a familia Gurgel.

Unknown disse...

Homem de carácter e valor. Nunca deixou que faltasse água para as comunidades próximas.

Unknown disse...

Meu pai trabalhou mais de 20 anos, ele me disse q Sr
Fernando era um grande homem e q ser zelador de lá foi a melhor epoca de sua vida!!!!

Justiça Sem Fronteiras disse...

Tenho um colega de trabalho que pertence a essa nobre família. Se todos forem como ele, a família só tem pessoas excelentes. Parabéns.

Unknown disse...

Eloy,entrei na Mecesa como estagiário no departamento industrial e onde trabalhei 13 anos.
Sou consultor e minha formação profissional devo ao maior empresário visão futuro: Sr.Fernando Gurgel.
Fernando Eloy.

Unknown disse...

Sou filha de um operário dá mecesa,eu com a idade de 12 anos tive o prazer de conhecer o Dr:Fernando Gurgel,lembro-me das festas,sorteios,bastante comida,HOMEM farto.
Também lembro que um dia o Dr:Fernando Gurgel viu minha perna com uma impigem ele mandou o médico da firma trata de mim.
Lembro que eu era bolsista do ginásio Henrique Ellery pois a firma dava esse direito para os filhos dos seus operários. 1973 lembro de dois amigos do meu pai;Ademar pequeno e o Ademar grandão,assim meu pai os chamava.
Lembro-me do jardim.
Eu criança fui tratada com muito respeito e carinho pelo Dr:Fernando Gurgel .
HOJE tenho 57 anos e meu pai já é falecido.
Grata.

Anônimo disse...

MOREI DURANTES ANOS VIZINHO A CADA DO DR. FERNAMDO GURGEL E ERA AMIGO DE INFANCIA DO ROBERTO GURGEL , O BETO , GOSTARIA MUITO DE REVELO! CINEAS MARREIROS