VISITADORAS DE ALIMENTAÇÃO

Quem ensina a comer ensina a viver. Llotzky
Uma pesquisa sobre a constituição do campo do saber em alimentação e nutrição, com enfoque no espaço formativo e nas práticas curriculares intervencionistas das Visitadoras de Alimentação no cenário político e institucional do SAPS-CE, no período de 1944 a 1966, foi a tese apresentada em 2010 por Marlene Lopes Cidrack ao Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, como exigência para a obtenção do Título de Doutor. Para a análise da formação dessas profissionais, a pesquisadora estudou a experiência da Escola de Visitadoras de Alimentação Agnes Junes Leith - EVA, que funcionou no Estado do Ceará neste período, com foco nas vivências cotidianas e práticas curriculares do curso, centrando a investigação nas ações de educação alimentar junto à classe trabalhadora, escolares e população em geral. 
Destaco nesta tese de Doutorado as referências à saudosa Francica Carlos da Silva (Tia Fransquinha), bem como à disciplina que ela lecionava na Escola.
No período em que funcionou a Escola, de 1944 a 1966, eles (os professores) se sucederam ministrando as diversas disciplinas como está posto a seguir:
(...) Corte e Costura - professora Francisca Carlos da Silva. (...) p.80-81
Na disciplina Corte e Costura, as alunas aprendiam como confeccionar roupas para adultos e crianças e, também, a fazer pequenos consertos - bainhas, pregar botões e fecho eclair. O contato com trabalhos manuais proporcionava às alunas segurança para conversar com as donas de casa, porque, ao falarem a mesma linguagem, a linguagem da trabalhadora do lar, as alunas mais se aproximavam das pessoas visitadas. p.96
A tese da Doutora Marlene Lopes Cidrack traz também, na página 78, a reprodução de uma fotografia de uma "aula de Corte e Costura" em 1950.
Fontes
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3641
http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/3641/1/2010_TESE_MLCIDRACK.pdf
http://www.editora.ufc.br/catalogo/63-nutricao/508-visitadoras-de-alimentacao-legado-da-escola-agnes-june-leith (Visitadoras de alimentação: legado da escola Agnes June Leith)

Um comentário:

Paulo Gurgel disse...

A Marcelo Gurgel:
A correção foi feita com o acréscimo das palavras "em Educação" ao corpo do texto.