AS "PÍLULAS DO MATO"

Minha avó Almerinda costumava fazer referências a elas. Eram muito populares e, nos meus tempos de menino em Otávio Bonfim, podiam facilmente ser compradas nas mercearias do bairro. Mas não tinha a menor ideia para que as tais "pílulas do mato" serviam. E se persisti nessa ignorância foi porque jamais perguntei isso à minha avó.
Muitos anos depois, ao trabalhar como médico no Hospital de Messejana, vim a conhecer Dr. Jorge Matos. Uma grande figura humana que chefiava o serviço médico-assistencial da instituição. Corrigiu-me ele o nome do medicamento: de "pílulas do mato" para... "Pílulas do Cirurgião Dr. Matos", explicando-me ter sido esse cirurgião um bisavô dele.
Foi em 1846 que Dr. Mattos desenvolveu as pílulas que levam o seu nome, ao fazer uma associação da "cabacinha" com a "batata-de-purga", plantas que ele colhera no Sítio Alagadiço Novo de propriedade do Senador Martiniano de Alencar. E elas foram, por muitos anos, o fitoterápico de maior preferência no meio rural do Norte e Nordeste do Brasil. O filho do cirurgião Mattos, Joaquim de Alencar Mattos tornou-se farmacêutico e revestiu as pílulas inventadas pelo pai com prata, para evitar falsificações e fez o registro no Ministério da Saúde em 1908 (reg. N º 5).


Imagem do fruto da Luffa operculata, planta vulgarmente conhecida por "cabacinha", a qual entra na composição das "Pílulas do Dr. Mattos"


Transcrito do blog EntreMentes, onde se pode ler também uma nota sobre o falecimento do Prof. Abreu Matos (irmão de Dr. Jorge Matos), que foi uma referência nacional no estudo das plantas medicinais.

199 comentários:

Unknown disse...

afinal pra que serve a pilula do mato?

Paulo Gurgel disse...

Anelice Cajado,
Servia como analgésico, anti-inflamatório, diurético, laxante etc.

Anônimo disse...

Serve pra crianca e adulto tomar?

Paulo Gurgel disse...

Este artigo não se destina a incentivar a automedicação.
Essas pílulas foram muito populares no passado quando não havia o rigor científico como o que se exige para os atuais fármacos.
A Anvisa já proibiu o comércio deste produto.

Anônimo disse...

Quer dizer q serve pra nada, pq não explicou nada nada

Paulo Gurgel disse...

As pílulas do Dr. Mattos (ou "pílulas do mato", como eram chamadas) não tinham comprovação científica para os efeitos então apregoados (analgésico, anti-inflamatório, diurético, laxativo etc.).
É possível que não passassem de um placebo.

Unknown disse...

A pílula do mato pode causar a morte

Anônimo disse...

Pílula serve para carrapato ?

Unknown disse...

Serve pra muita coisa.
E foi explicado sim ainda hoje acredito nelas pois fui criada usando as e era bem melhor que certos remedios

Unknown disse...

Piula do mato, serve para catarro no peito, falta de ar e cansaço!

Paulo Gurgel disse...

Catarro no peito, falta de ar e cansaço não são são diagnósticos, são sintomas.
Quando apenas sintomas são tratados, em geral é porque não se conhece a causa dos mesmos.
Falando cientificamente, não há evidências que justifiquem o uso das "pílulas do mato" nas doenças.

Anônimo disse...

Por gentileza.porque é usado em cachorro. Conheço um Senhor que tem 15 cachorros e ele não vc deixa falta as piula do Mato.

Paulo Gurgel disse...

Ele usa a "pílula" em seus cachorros com quais objetivos?

Unknown disse...

Mamae usava para tratar gripe em suas galinhas...

Unknown disse...

Essa pílula causa aborto ? Grávidas podem tomar ?

Paulo Gurgel disse...

O extrato aquoso da Luffa operculata (que entra na composição da "pílula do Dr. Mattos") em associação com outras ervas origina a "garrafada", uma mistura conhecida no interior do Nordeste brasileiros como abortiva e purgativa por sua ação de poderoso irritante de mucosas.
Ref.: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992005000200003

Mailson Marques disse...

Tomo essas pílulas desde pequeno e nunca me fizeram mal a Anvisa proibiu pq não é um produto
industrializado e não paga imposto para o governo e eles não lucram com a venda por ser um produto natural por isso foi proibido e antes de auto médicar com produtos naturais do q passar a vida toda tomando remédio caro passando pelos médicos q não serve de nada

Paulo Gurgel disse...

A opinião de um grupo de pacientes, sem acompanhamento estatístico, nunca é suficiente para comprovar a eficácia e a segurança de um tratamento, não importa o quanto essas pessoas se digam satisfeitas.

Unknown disse...

e o povo de hoje acha que o remedio de antes cura menos porque se a raça humana de hoje e as mesmas de ante so que mais iguinorante so confia em remedio de farmacia o dotor receita um remedio hoje amanha ele ta tomando 2 ndaqui um mes ta tomando 3 e daqui um ano ta depedente de remedio toma durante anos e fala que precisa do remedio viciou adiquiriu um monte de doença como diabete ,preçao alta , colicas ,dai ele fala nao posso comer isso faz mal nao posso aquilo e vai anos tomando remedio e depois morre e quem lucrou com toda essa parafernaia as industrias de remedio e o doutor que ganha viagem das industrias farmaceuticas presentes e um dinheirinho para receitar o remedio dele tipo losartana e dificio um idoso nao tomar eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeekkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Unknown disse...

dotor hoje em dia as industrias de remedio nao cura nada de doença eles fazem remedio para amenizar e continuar vendendo remedio que nem agua antigamente se fazia remedio que realmente curava hoje ja sairao de fabricaçao antigamente tinha um remedio que diminuia as adenoides e amidalas hoje ja nao se prescreve ele mais hoje ja tem que operar tinha xarope muito bom que realmente curava e hoje toma um nao funciona toma outro e nada o que o senhor me diz a respeito disso como antigamente desde 1884 o povo curava cancer e essas doenças de hoje inventada em laboratorio tipo gripe suina um ano some gripe do frango some ,microsefalia some ,todas as doenças inventada em laboratorio e colocada no povo pra vender remedio e some uma hora e o macaco que traz doença outra hora e a vaca outra hora e o frango o senhor pode me falar se antigamente tinha tanta doença incuravel asim antes tomava um cha de uma planta curava ate os medicos usava muitas plantas como remedio depois das industrias nenhum cha presta para a anvisa o senhor como medico explica isso pra nois povo

Unknown disse...

Qual o gosto de pílula do mato?

Paulo Gurgel disse...

Quando foi esse "antigamente (em que) se fazia remédio que realmente curava"?
Não deve ter sido antes de 1945, se tomarmos o exemplo da tuberculose:
Nesse ano, Waksman descobriu a estreptomicina, o primeiro antibiótico realmente eficaz contra o bacilo de Koch. Até então, a história natural da tuberculose apresentava o seguinte desfecho: 50% dos pacientes morriam dentro de 2 anos; 25% permaneciam cronicamente doentes e infectantes; e os 25% restantes curavam, porém com sequelas importantes.
A estreptomicina (SM) começou a melhorar esse quadro.
A seguir, novos fármacos passaram a ser utilizados com sucesso, destacando-se a isoniazida (INH), em 1952; a rifampicina (RPM), em 1965; o etambutol (EMB), sintetizado em 1960, empregado somente em 1968 e a pirazinamida (PZA), sintetizada em 1936, porém só utilizada em 1970.
INH, RMP, EMB e PZA fazem parte do esquema de tratamento da tuberculose mais utilizado no Brasil.
Estas drogas não estão protegidas por direitos de patente, são distribuídas gratuitamente e, combinadas e administradas pelo tempo correto, curam a grande maioria dos pacientes.

Unknown disse...

Me falaram q a pílula do mato serve pra verme, isso procedi?

Paulo Gurgel disse...

A "Pílula do Mato", assim como seus componentes vegetais, não fazem parte da Farmacopeia Brasileira.
http://www.anvisa.gov.br/hotsite/cd_farmacopeia/index.htm

Nana disse...

Estou há 3 dias tomando pilula do mato, pois estava com tosse e chiado no peito; e não é que estou boazinha .
Sério!
E vi numa bodega aqui no interior, lembrei da minha mãe que dava essa pílula a gente quando criança, resolvi experimentar e estou ótima. Acredite na medicina natural minha gente .

Unknown disse...

Como faço esse remédio para crianças com catarro e cansaços

Unknown disse...

Alguém pode me ajudar gostaria de saber a receita do remédio para fazer para tosse e asma da pílula do mato. Não aguento mais andar em médico, a minha casa está uma farmácia, esse mês já gastei em torno de 300,00 com remédios com minha filhas, já fiz tratamento e não vejo cura.

Anônimo disse...

Eu Tomava pra Limpar o intestino,E Realmente Limpa mesmo,muito Bom Quando criança,via sempre todos da familia tomar,nunca matou ninguém so fazia Bem...

Anônimo disse...

Pessoal, Conheço Mto Bem Esta Pilula! Serve Para Bronquite, Asma, Vermes, Falta de Apetite, Constipação, etc etc e etc.. É Antiquissima. Dos Tempos dos Meus Avós! Hj é Mais Dificil de Encontra-la. Mas Existe! Para Asma, faz-Se Assim:
03 Pilulas Gdes do Mato + Uma Garrafinha de Mel, Tomando 01 Colher 5x Ao Dia.
Preparo: Pisa-Se Num Pilao, 03 Pilulas Ate Virar Um Pó. Coloca-Se Dentro do Mel e Deixa Agir Por 3 Dias Sem Ninguem Mexer Nele. No 4o Dia, Começa-Se a Tomar. Simples Assim. Remedio Caseiro Mas Qiue Cura. Enquanto os de Farmácia, Apenas remediam ou MATAM. Fica a Dica!!

Lica disse...

Claro que não. Até hoje, nunca houve registro de morte por ter tomado as famosas pílulas..

Lica disse...

Pra tratar vermes e abrir apetite ..

Unknown disse...

Minha ex sogra me deu essa pílula nunca tinha ouvido falar nela ha 14 anos atrás minha menstruação tava atrasada,eu era inocente na época tinha 14 anos ele me deu essa pílula falando q era um remédio para cólica quando minha menstruação chegasse e veio com muita dor é muito sangue ela me fez abortar, nunca vou perdoar ela por isso.

Unknown disse...

Pílula do Mato é abortivo?

Unknown disse...

Muito obrigado! Também me falaram a mesma coisa

Unknown disse...

Gostaria de saber se essas pilulp cura realmente a asma,pois minha BB está tendo essa crise asmatasm uma vez por mês ,já são três vezes

Paulo Gurgel disse...

Para mim:
Pilula do mato é realmente eficaz contra vermes em seres humanos?
Naim Vascaíno, por e-mail (10:53, há 4 horas)
Resposta:
É preciso que existam trabalhos conduzidos com metodologia científica para se afirmar que a "pílula do mato" apresente tal eficácia. Mas estes trabalhos parecem não existir.
Tendo em sua composição a cabacinha e a jalapa (batata de purga), a pílula era usada como laxativo, analgésico, diurético, purgativo etc.
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2010/12/as-pilulas-do-mato.html
A batata de purga tem ações laxativa e purgativa, mas em altas doses pode provocar contrações uterinas resultando em aborto. A cabacinha, por sua ação embriotóxica, é tida como um potente abortivo. No entanto, estas substâncias não são capazes de esvaziar o útero grávido.
https://www.researchgate.net/publication/242423558_Substancias_e_medicamentos_abortivos_utilizados_por_adolescentes_em_unidade_secundaria_de_saude
Ao proibir a fabricação, distribuição, comercialização e uso da "pílula do mato", a Anvisa deve ter levado em consideração a sua toxicidade.

Unknown disse...

meu tataravô criou essas pílulas

Unknown disse...

Artigo mal explicado. Entendi só quando li os comentários

Paulo Gurgel disse...

Esta nota veicula em seu corpo as seguintes informações:
§1 A existência de uma pílula designada como "do mato", que no passado foi muito utilizada em minha região para o tratamento de doenças autodiagnosticadas.
§2 A correção para o seu verdadeiro nome - pílula do cirurgião Dr. Mattos-, a qual me foi feita pelo Dr. Jorge Matos, grande ser humano e bisneto do criador da pílula.
§3 A composição do fitoterápico, a modificação em sua apresentação e o seu registro no MS (em 1908).
Nos oito anos desta postagem, algumas explicações foram por mim aditadas na seção de comentários quando me pareceram que eu tinha de fazê-las.

Anônimo disse...

Eu sempre usei nos meus cachorros até então minha vó dizia que quando uma cachorra estivesse com gravidez difícil que desse logo uma pirilampo e assim fiz uma vez com a minha estava grávida mas sangrando de vez em quando dei e não abortou simplesmente parou o sangramento e no tempo certo teve 11 filhotes e todos sobreviveram .Era sua 3 gravidez .

Unknown disse...

serve pra mestruaçao descer essa pilular como faz o cha

Unknown disse...

Como posão usar a pirulá do mato pra o meu cachorro.

Unknown disse...

Olá. Quero falar sobre um caso de quase hemorróidas e com algumas fissuras no canal do ânus. Duas rasgaduras. Em estágio inicial. Está pílula do mato serve para resolver este problema?

Unknown disse...

Minha mãe também usa no cachorro dela.

Unknown disse...

Serve até para rinite isso pq tinha muita crise e comecei a tomar a dois meses que não sinto mais crise de rinite

Unknown disse...

Uma porcaria essa informação na verdade não fala nada para que serve a pílula do mato.

Unknown disse...

Como tomar essa pilula?

Unknown disse...

Faz abortar e como toma

Anônimo disse...

Na minha infância eu e meus irmãos tomávamos uma vez ao mês pra prevenir as verminoses. Eu sempre achei que dava certo pq nunca pegamos vermes.

Unknown disse...

Eu dei para o meu cachorro ,ele colou vermes nas fezes.

Unknown disse...

Pílula do mato serve para dar pra gatos e cachorros com vermes?

Unknown disse...

Meu filho tem 3 anos só vive dentinho com dor na barriga e no momento tá com tosse e gripe bem forte febre.minha sogra me Deus está pilupí ,mas gostaria de saber se posso dar ao meu filho e como dar e uma por dia por semana por mês ou ano gostaria de resposta por favor não aguento vê meu filho doente magrinho ... obrigada

Unknown disse...

Ar pra quem serve

Unknown disse...

Mato

Unknown disse...

Quantas eu dou pro meu cachorrinho que está com vermes e se tem tempo de espera a cada comprimido
alguém pode me responder isso

Unknown disse...

Sim

Unknown disse...

Nenhum

Unknown disse...

Gente a pílula do mato' serve para o que vc quiser que ela sirva' vc toma poe a fé e pronto fica curado. Pq para minha mãe ela não é Jesus mais cura tudo, e meus filhos aprenderam tudo eles pedem a pilula' que a avó ensinou' eles acreditam é acaba fazendo efeito. Não é a pílula é a fé kkk

Unknown disse...

Não sei como proibiu que acabei de comprar na farmácia.

henrique disse...

onde vc comprou entao sou do parana como faço para adiquirir essa pirola se massetar ela no mel e da para blonquite funciona quero experimentar o problema e eu viajar para comprar essa pirola mais de 2000 kilometros e nao achar em qual cidade do brasil eu consigo comprar ela pode me falar a verdadeira pirola

Unknown disse...

Uma pílula a noite

Anônimo disse...

Essa pílula já foi proibida pela Anvisa? Pois ela circula até hj na cidade onde eu moro e é útil até para animais

Unknown disse...

Dependendo da quantidade causa aborto.

Unknown disse...

POR ISSO QUE REALMENTE FUNCIONA

Unknown disse...

TUDO QUE PRECISAMOS ESTÁ NA NATUREZA,olha o canal da fitoenergetico é um dos exemplos

Unknown disse...

Qual nome na farmácia?

Sandra Tavares disse...

Isso mesmo Rejane Torres,eu também fui criada com elas,hoje que a indústria farmacêutica só visa o lucro.

Unknown disse...

Qual a cidade que você mora , aonde podemos encontrar essas pílula do mato ????????

Unknown disse...

Uma cunhada minha curou o filho dela com a pílula e mel ele tinha um cansaço horrível quase uma asma...torra ela é coloca no mel e dar a criança ou adulto eu tomo.

Unknown disse...

alguem pode me falar onde consigo compra a pirola de matos todos aqui fala que toma mais ninguem ate agora falou onde adiquirir a verdadeira pirola de matos

Paulo Gurgel disse...

Este artigo não se destina a incentivar a automedicação.
As pílulas do Dr. Mattos (ou "pílulas do mato", como eram chamadas) não tinham comprovação científica para suas indicações. É possível que não passassem de um placebo.
Essas pílulas foram muito populares no passado quando não havia o rigor científico como o que se exige para os atuais fármacos.
A Anvisa, órgão encarregado da fiscalização de medicamentos no Brasil, já proibiu o produto.

Ministério Emanuel disse...

Como faço para adquirir as pílula do Doutor Matos?

Ministério Emanuel disse...

Oi Boa tarde, como Faço para adquirir as pílulas do Doutor Matos? Eu sou revendedora de produtos natural.

Ministério Emanuel disse...

Como faço para comprar no atacado? Sou revendedora de produtos naturais.tenho micro empresa.

Ministério Emanuel disse...

Tem algum site para fazer
cadastramento para revender? Tenho CNPJ.

Érica silva disse...

Isso mesmo ossileide...inclusive meu filho está tomando com mel e cresci tomando com meu e estou aqui bem viva.quem quiser saber mas e só me chamar 21 986134296 até hj tem um lugar que vende na minha cidade.

Unknown disse...

bom dia a todos eu precisava dessa pirola para da pro meu filho pois alguem que poder me falar onde tem essa pirola pois vou buscar pessualmente sou do parana mais nao aceito bricadeira comigo e pra falta de ar tipo asma bronquite ja alguem puder me ajudar de verdade contato xogun@hotmail.com sou de apucarana no parana obrigado a todos

Unknown disse...

A pílula tem contra indicações

Unknown disse...

Aqui no Pará vc encontra em qualquer lugar

Unknown disse...

Eu conhecia como um medicamento para cachorro, mas tô lendo aqui que humanos tomavam com assim?

Unknown disse...

Quero saber se ela ajuda com a menstruação

Unknown disse...

Posso dar pílula do mato para meu gato?

Regis disse...

Quantas pílula tem q tomar pra descer a menstruação??

Anônimo disse...

E vero tomei muito pra eu tinha asma

Unknown disse...

Estou com asma e grávida,quantas eu devo tomar sem q eu sofra um aborto????

mariazinha disse...

Aquí em Belém do Pará,pode encontrar na feira do ver o peso, nas barracas das erveiras.

antonio disse...

mariazinha onde fica em belem do para pois sou ex morador de tucurui para posso pedir a um amigo dai para mandar pra mim para o parana fica em belem mesmo vc tem o telefone da pessoa ou endereço poderia me emviar no meu imail

Unknown disse...

A farmácia vende escondido por ser procurada,mas se for pega, ela paga multa. Assim como outros remédios caseiros.

Paulo Gurgel disse...

Este artigo não se destina a incentivar a automedicação.
As pílulas do Dr. Mattos (ou "pílulas do mato", como eram chamadas) não tinham comprovação científica para suas vagas indicações.
É possível que não passassem de um placebo.
Essas pílulas foram muito populares no passado, quando não havia o rigor científico como o que se exige atualmente (trabalhos aleatorizados e controlados, revisões sistemáticas e metanálise) para avaliar a eficácia e a segurança de um fármaco .
A Anvisa, órgão encarregado da fiscalização de medicamentos no Brasil, já proibiu o produto.
Portanto, AQUI NÃO SERÃO MAIS PUBLICADOS OS COMENTÁRIOS QUE DEEM MARGEM À COMERCIALIZAÇÃO E AO CONSUMO DAS "PÍLULAS DO MATO".

Unknown disse...

Tomei 4 pílula do mato estou com com minha menstruação atrasada 14 dias posso ter um aborto??

Unknown disse...

A pilula do mato provoca aborto devido tomar quantas vezes ?

Unknown disse...

A pílula do mato serve para melhorar a visão?

Unknown disse...

Dizem q a pílula do Mato tbm cura cistos, é verdade? Se é verdade, qual a dose diária para uma pessoa adulta?

amizadedosaber disse...

Atualmente o SUS, já aceita os tratamentos fitoterápicos como complementos do medicina farmacológica. Inclusive oferecem cursos "on line" de plantas, propriedades ativas e indicações de chás, para interessados, agentes multiplicadores e usuários.

Unknown disse...

Essa pilular do mato se gestantes tomar aborta

Unknown disse...

Pilula do mato e abortivas mata a pessoa serio

Fernanda Morais disse...

Ontem mesmo dei 3 pro meu cachorro, ela stv sem querer comer e cm uma tristeza no olhar, hj se eu deixar ele me come.funcionou!vou dar mais 3 com uma semana, assim me ensinaram.

Solecnocsav disse...

a cabecinha é abortiva e a pílula contém esse ingrediente. Tinha sinusite e fiquei curado usando a buchinha do Norte.

Unknown disse...

Comprei vários remédios para minha filha de 4 anos tomar para tosse com catarro no peito , dei três pílulas dessas "PÍLULAS DO MATO " pois a menina ficou boazinha ! Glória a Deus 🙏🏼

Unknown disse...

Eu sofri com meu filho asmático 15 anos por muitas e muitas vezes eu me desesperei até que um parente do Maranhão minha terra natal me ensinou as pílulas do mato recomendou 2 ou 3 todas as noite antes de dormir e graças Deus desde o dia 2 de janeiro de 2019 ja são 11 meses e 11 dias livre da asma quem quiser comprar é fácil vende nas feiras Maranhão agora eu moro em Roraima e peço para meus parentes e os mesmos manda pelos Correios se quiser mais informações é de graça meu contato é 095988044898 Manoel Aristides

Anônimo disse...

Você já fez essa pergunta várias vezes. E você mesmo (a) respondeu. Me poupe!

Unknown disse...

Também gostaria de saber.

mariazinha disse...

Antonio, diga para ele ir até o ver-o-peso,nas barracas de venda de ervas e procurar o sr.Carlos;foi com ele que comprei e me dei muito bem.Serve para combater asma, vermes.A barraca dele fica bem de frente para a rua. É bem localizada. Boa sorte!

Unknown disse...

Quantas vc toma por dia

Unknown disse...

Minha querida desculpe me entrometer-me nesse assunto particular seu, é que eu li um certo comentário seu arespeito da sua ex-sogra, onde vc fala que nunca vai perdoar ela,responda pra você mesmo, vc é feliz? Pois é difícil alguém carregar mágoa em seu coração e ser feliz! Quando vc for orar o pai nosso,observe que existe uma parte que fala a respeito de perdão, que se nós não perduarmos o nosso próximo próximo, o Senhor também não nos perdoará, então pense bem se vale a pena carregar essa mágoa em seu coração...Deus te abençoe em nome de Jesus sempre...se vc quiser falar comigo e receber uma palavra de fé, então vou deixar meu zapzap...98753-9371 ...SEJA CONTIGO MINHA QUERIDA

Angila Santos disse...

Gente tomei três Pirula dessa a noite fiquei com dor de ouvido um gosto muito rui na boca passei a noite toda sem dormir eu pensei q eu ia era morre parecia q eu tormei foi veneno no sei se foi porque eu tomei muito

Unknown disse...

E também vermífugo. Excelente para humanos e pets

Maria do Socorro ferreira de sousa disse...

Exagerou na dose! Quase levou o farelo. Kkkkkk! Remédio é remédio, tem que tomar com moderação. Duas por dia, seria o suficiente.

Unknown disse...

Elas são muito boas dou meus filhos para vermes funciona.

Anônimo disse...

eu tomo essa piula para resfriado frebri maleita. abucxinha servi tambem para animais cachorro. cavalo com garutia.deveri fazer um teste para cura do co19

Justiça Sem Fronteiras disse...

Parabéns pela conservação da informação. Muita gente nem sabe que existiu. E minha curiosidade foi satisfeita por saber quem a criou. Parabéns, e muitos anos de vida.

Lyannas Buffet disse...

Eu lembro bem. Servia era pra tudo asdim minha vo dizia.

Unknown disse...

Minha mãe curou dor cabeça com ela nunca mais teve dor de cabeça

Unknown disse...

Muito bem, concordo pq essa é a verdade.👏👏

Anônimo disse...

Eu tomei pra asma quando eu tinha 13 anos. Hoje tenho 62 e nunca mais tive asma. Tomei 2 comprimidos.

Anônimo disse...

Qual é a quantidade que não devo tomar da pílula para não ter um aborto?

Unknown disse...

É verdade mesmo a pílula do Mato foi que curou meu irmão que tinha asma, se quiserem mais informações é só chamar no zap 096999614227

Mrf disse...

Como podemos dar aos cães?

Unknown disse...

Gostaria de saber se pra tosse toma só ela?

Unknown disse...

Primeiro pense em Não abortar, se prevenindo, o aborto nunca é saudável pra mulher

Maria de disse...

Quem tem pressão alta pode tomar pílula do mato

Unknown disse...

A cura pro COVID

Unknown disse...

Meu cachorro tá ficando sem movimento é bom pra ele

Unknown disse...

A pílula do mato serve pra a visão do cachorro ,que está com a membrana branca ?

MENTE FRIA disse...

Pra cachorro filhote dou só a metade e pra criança também. Pra pessoas e cachorros e gatos adultos dou a pílula inteira. É bom matar os vermes, dores de barriga sai tudo nas fezes.

Anônimo disse...

A Anvisa já proibiu, mas ele continua salvando vidas.
Isso é o que importa.

Anônimo disse...

Serve para humanos, cães, gatos e até para animais maiores, como cavalo.

Anônimo disse...

Minha filha só falta morrer quando ataca me ajude!

Unknown disse...

Pq serve pra vermes

Unknown disse...

Este comprimido cura bronquite asmático-pois curei a asma do meu filho com ela ,mel de abelha e óleo de peki.

Unknown disse...

Curei a asma do meu filho com a pílula do mato ,mel de abelha e óleo de pequi ,só que quando comecei a dar pra ele ,ele já tinha 6aninhos ,

Unknown disse...

Nas farmácias de Ibiapina no estado Ceara tem.Curei a asma do meu filho com este remédio ,mel de abelha e óleo de pequi.Graças aDeus ele ficou bom.Cura mesmo de verdade.De 15 em 15 dias eu levava ele para o hospital morrendo com falta de ar.

Unknown disse...

Como que da a pilula do mato pra cachorro

Unknown disse...

Gostaria também de saber,quantas tomam e quantos dias

Unknown disse...

Minha avó mandava minha mãe dá para nós, que era muito bom para vermes, mamãe criou todos os 16 filhos dando pílulas do Mato, nunca morreu nenhum, é hoje qdo meus cachorros adoece, dou logo essa bênçãos pílulas, ficam ligo recuperados, podem dá sem medo.

maria disse...

minha cunhada foi curada do covid

Unknown disse...

Mulher, vai orar, os cientistas ainda estão a descobrir tudo o que existe na terra, existem plantas e flores e ate insetos que eles ainda estão descobrindo na amazônia, eles ainda nao descobriram para q serve tudo. A pouco tempo se descobriu que as plantas são seres vivos que possuem ate vontade própria e possuem sistema de comunicação

Unknown disse...

A piula do Mato cura asma? Me ajude como devo Tomar?

Celio Menezes disse...

Onde se vende ??

Anônimo disse...

Tive um aborto tomando isso.
Nem sabia q era

Mostrei pra ela um saco cinza cheio de sangue e ela disse q era aborto.
Foi meu namorado que me deu.
Na epoca tinha 14 anos

Paulo Gurgel disse...

O extrato aquoso da Luffa operculata (que entra na composição da "pílula do Dr. Mattos") em associação com outras ervas origina a "garrafada", uma mistura conhecida no interior do Nordeste brasileiros como abortiva e purgativa por sua ação de poderoso irritante de mucosas.
Ref.: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992005000200003

Anônimo disse...

Quem dera

Unknown disse...

Serve para dor de cabeca muito forte sinto dor de cabeca todo dia ate desmaio de tanta dor ja fiz ressonancia não dar nada e tenho renite alergica e sinusite serve para essas dir

Unknown disse...

Pois recebi essa pílula do mato hj em meu trabalho e entrei pra ver pra q servia e não sei quem me deu.
Agora com essa polêmica fiquei na dúvida.

Paulo Gurgel disse...

As "pílulas do mato" por serem uma associação de fitoterápicos desfrutam de uma certa transigência, porém não há suporte científico para seu uso. E podem causar efeitos adversos.

Unknown disse...

Gente eu queria da pílula do Mato pro meu cachorro, quantas dou?

Anônimo disse...

Como toma essa pílula?

Unknown disse...

Oi pessoal, estou fazendo um trabalho sobre essa pílula e gostaria de se possível obter a contribuição de vocês com o informações sobre as doenças que podem ser tratadas com essa pílula e a forma correta de utilização da mesma, meu e-mail para contato marioluizpetrolina@gmail.com desde já meu sincero agradecimento a todos que puderem contribuir 🙏

Unknown disse...

Tenho renite vc pode me ensinar cm e que tomar essas piulas

Unknown disse...

Concordo plenamente se gerasse imposto para o governo ele permaneceria. O cigarro por exemplo vem destruindo vidas a anos e no entanto não é proibido,isso pq gera imposto altissimo aos cofres publicos

Unknown disse...

Tenho um gato, fiz exame de sangue esses dias e deu infecção. Ele está como sem ânimo,pelos cantos. Posso dar a pílula do mato pra ele é quantas vezes ao dia ou por quantos dias?
Por favor se vocês já fizeram algum tratamento com seu bichano mim diga como!

Unknown disse...

Henrique essa pilula tem em todo lugar procure nas merceari que você encontra viu não precisa você sair da sua cidade não procure pir ai que com certeza você encontra é mais fácil nas bodegas ou mercado nas farmácia é mais dificil

Unknown disse...

Verdade

Unknown disse...

E desse jeito mesmo

Unknown disse...

Verdade concordo,a fé e o firme fundamento das coisas que se espera mais não se vê!

Ana Célia Mesquita disse...

A Anvisa não tem intuito de salvar vidas e sim arrecadar dinheiro, ela só aprova medicamento que gerem muito dinheiro.

Abraão disse...

Eu tava com uma galinha quase morta, já tinha baixado às asas. Dei uma pílula, no outro dia ela já tava boa, bem esperta

Abraão disse...

Eu fui curado de cansaço com essa pílula e mel. Minha mãe tornava uma até murchar, depois machucava até virar pó. Em seguida mística com uma colher de mel e tomava.

Unknown disse...

Dei cinco pro meu cachorro faz mal?

Unknown disse...

Tomei e estou passando muito mal

Unknown disse...

Quem faz comentários contrários ao medicamento " Pílulas do Dr. Matos, é porque nunca fez uso do mesmo.
Sempre, quando tinha esse medicamento fiz uso do mesmo é posso garantir que era de excelente eficácia contra constipação na cabeça, eliminando por completo o catarro que se localiza na área do nariz e na testa trazendo alivio nas dores e cabeça e do rosto.
é assim mesmo, quando o medicamento e eficaz, ( não presta. )

Unknown disse...

Peguei essa gripe que assola o nosso Brasil nesse momemto de tanta agrura. As UPAS cheias. Não cantei derrota, corri pra farmácia natural e comprei pilula do mato. Tomei 3 comprimidos diários e nos intervalos da medicação suco feito com folhas do algodão roxo, gengibre, Jucá, cebolinha branca, alho, limão e adoçado com mel de abelhas! Adeus gripe H1n3, adeus tosse, adeus todo mal estar! Só alegria! Feliz 2022 pra todos e viva a nossa natureza rica, criada por nosso Deua🙌🙏🙌🙏🙌🙏👏👏👏👏👏👏👏👏

Unknown disse...

Uso pílulas do mato até hoje, aprendi com minha vó e pode acreditar, foi o único remédio que curou a bronquite asmática do meu marido (já tinha 25 anos quando tratei) e do meu filho (dei a ele quando tinha 6 meses), E fora isso curei minha nora do COVID, ela tinha 50% do pulmão tomado. Imaginei...se cura pneumonia, cura COVID também e deu certo graças a Deus!!!

Unknown disse...

Minha nora também

Unknown disse...

Posso ajudar, me contate pelo e-mail suelybrasil@hotmail.com.

Unknown disse...

Então a pílula do Mato e abortivo ?

Unknown disse...

E porque você num toma pra saber se é placebo e vá andar no sol, até hoje ela é eficaz.

Ana Célia Mesquita disse...

Pode não ter mais serve para tudo.

Unknown disse...

Eu dei uma pra minha cachorro de 4 meses. Ninguém responde nada! Aff!!

Anônimo disse...

Quantas pilulas voce deu meu pai tem pneumonia broncoaspiratoria. Qria da a ele

Unknown disse...

Verdade,vc falou o que eu queria falar a jovem que não perdoa, talvez a senhora nem sabia direito o que estava fazendo, mas se sabia, mesmo assim PERDOE sua ex sogra, não podemos viver amarrados no passado, garanto que muita coisa vai mudar na sua vida quando perdoar-la. Se ela tiver viva, aproveita pra dizer a ela que a perdoa. Ela também deve sofrer se está viva ainda !

Unknown disse...

A Anvisa só proibio pq apilula e, eficiente para várias situações com as pessoas e com os animais tbm e o custo benefício e bem barato e não engorda os vermes ou desculpa os políticos...

Anônimo disse...

Vdd minha filha ficou curada de asma com essa pílula do mato

Anônimo disse...

Serve pra asma essa piula do mato

Anônimo disse...

Serve sim, é só ter fé! Até feijão serve.

Anônimo disse...

Para crianças só a metade e para adulto só uma inteira e a noite antes de dormir.

Anônimo disse...

Como tomar? Pode tomar 1 por dia até acabar as pílula?

Anônimo disse...

Se tomar duas e laxante, e tomo uma que e bom para cinusite

Anônimo disse...

boa noite senhor paulo, tudo bem, eu amo criar galinhas ď angola galinha e galo caipira aqui em Fortaleza em áreas urbanas, uma vez meu galo ficou doente minha avó já falecida falava que era ótimo para gogo galinhas com gosma, eu disse vovo vou dar antibiótico amoxilina, ela disse menino tu e doido vai matar o galo kkkkkk de a pílula do mato, pisado com alho, mastruz, e limão e mel, e o meu galo sobreviveu cantou e tudo, moral da história eu acredito no poder da natureza de Deus. ❤🤲🙌🥰

Anônimo disse...

Para tomar essa pílula precisa tirar o negócio prata ?

Anônimo disse...

Na casa dos meus pais nos todos tomávamos pra tirar catarro e até hoje e o.mrlhor remédio p catarro no peito. Sena Madureira Acre

Anônimo disse...

Nas feiras livres. Procure as.bancas de raízes, garrafadas etc.

Anônimo disse...

Que tipo de infecção?

Paulo Gurgel disse...

A Anvisa, órgão encarregado da fiscalização de medicamentos no Brasil, já proibiu a comercialização e o consumo das "Pílulas do Mato".
Estaria infringindo a legislação, caso publicasse a mensagem enviada por um leitor que vende esse produto pelo ZAP.

Anônimo disse...

Igor, comprarás uma briga de cachorro grande. A indústria farmacêutica jamais permitirá que sua tese seja defendida. Tudo que venha de encontro a seu faturamento, será contestado e bloqueado. E olhe que envolve muita grana, daí não importa o quanto gastem para que não sejam incomodados. Mas, fica meu incentivo a tentar, de repente consegues abrir uma janela.

Wanessa Maranhão disse...

Muito boa a ideia. Torcendo pra dar certo

Anônimo disse...

Essas pílulas, dei demais pra meus filhos que tinha problemas de asma. Torrava, depois pilava e dava com mel. Até brincava dizendo: venham tomar mel com terra. Acreditava muito na sua ação benéfica.

Anônimo disse...

Procure em casas que vendem produtos veterinários pra cães as mais antigas

Anônimo disse...

Vc pode explicar direitinho como faz, meu neto tem problema com asma.?

Anônimo disse...

Quantas pílulas vc tomou? Misericórdia

Anônimo disse...

As pílulas do mato sempre estiveram presentes na vida da nossa familia e nunca fez mal nenhum, ao contrario sempre trouce saúdade a todos que ingeria..digo porque sou testimunho vivido durante muito tempo.

Anônimo disse...

Eu salvei um porquinho com pílula do mato. Meu cachorro está melhorando, estou dando uma pílula ao dia na alimentação dele e já estou vendo melhora. Com graça de Deus e essas pilhas ele vai melhorar cada vez mais.

Anônimo disse...

Na minha infância toda criança da minha casa quando estava cheia de catarro, minha vó dava pílulas de Matos o catarro saia todo nas feses

Anônimo disse...

Se fosse bom, o médico do sus nem dipirona passava

Anônimo disse...

Comprei no mercado de cascavel Ceará por R$ 1.00 real o pacotinho c/ 5 pilulas muito bom, arranca até catarro do peito. Tem elas no mercado central de cascavel Ceará

Anônimo disse...

Antes da pandemia eu tinha um comércio de produtos naturais e eu vendia pilula do Mattos. Mais eu não tinha a receita do que era feita

Anônimo disse...

Tenho bronquite asmática gostaria de saber quantas pílulas tomar?

Anônimo disse...

Vc descobriu quantas toma?

Anônimo disse...

Quantas pílulas vc tomou???