LEÃO DO SUL

Foi onde minha mãe no começo da década de 1950, na primeira vez que viemos morar em Fortaleza (tinha eu 5/6 anos de idade), me tornou um fanático por estas iguarias. ~ Jaime Nogueira
Com mais de 90 anos de existência, a Leão do Sul é ponto de encontro e atrativo turístico da cidade de Fortaleza, vendendo o seu delicioso pastel com caldo de cana.
Foi fundada no ano de 1926, na Praça do Ferreira, centro da cidade, e segundo análise de documentos antigos o primeiro proprietário foi o Sr. A. Silva.
O nome Leão do Sul surgiu em sua fundação, e há algumas versões com relação à escolha deste nome: A primeira se deve a sua localização, que fica ao sul da Praça do Ferreira, e porque o proprietário era torcedor do Fortaleza Esporte Clube. A segunda é que ele era torcedor de um time de futebol de mesmo nome do sul do país; e a terceira versão é que a Leão do Sul vendia produtos chamados de "primeira ordem" (bacalhau, vinho do porto, produtos que vinham do Sul) e como dominava o mercado com estes produtos foi escolhido o Leão como símbolo.
Na década de 20, o estabelecimento funcionava como uma espécie de mercearia. Além das "merendas", vendia produtos de primeira linha como enlatados importados, bacalhau de primeira qualidade, queijos, azeitonas, vinhos, doce de buriti, manteiga da terra, bombons importados, café torrado e moído na hora, dentre outros. Estes produtos depois de vendidos eram embrulhados em papel de rolo e amarrados com cordão. O banco onde as pessoas sentavam-se para lanchar eram caixotes grandes e vazios dos bacalhaus importados.
Site: http://www.leaodosul.com.br/

Nenhum comentário: