BELÉM E SALINÓPOLIS - 2

(continuação)
Salinópolis, também apelidada de Salinas (população: 40 mil habitantes), é o mais badalado balneário de água salgada do Estado. do Pará. Distando da capital em cerca de 230 km – tem duas das praias mais famosas do nordeste paraense: Atalaia e Farol Velho, que funcionam com uma dinâmica diferente dos demais pontos turísticos do estado, por permitir o tráfego de carros na areia. Em dias de movimento, ônibus urbanos partindo de Salinópolis percorrem as areias da Praia do Atalaia.
https://youtu.be/i8hSEbbTLeA
Pontos de interesse de Salinópolis: sede do município com a Orla do Maçarico e o Farol Novo. Praias do Atalaia e do Farol Velho. Lagoa da Coca-Cola.
Feito o check-in no Hotel Privé do Atalaia, fomos relaxar na piscina do hotel e, ao entardecer, pusemos os pés na Praia do Atalaia. As barracas nesta praia são construídas sobre palafitas por se tratar de um trecho do litoral paraense em que as marés sobem muito. Sobre esse fato, Rodrigo comentou que muitos carros de banhistas desavisados já foram arrastados para o mar. Antes de retornarmos ao hotel, ainda fizemos um lanche à base de tapiocas com café numa lanchonete da rampa de acesso à praia.
Atalaia, assim como a Praia do Farol Velho, fica numa ilha que é separada do município de Salinópolis pelo Rio Sampaio.
À noite, fomos jantar no restaurante Caiçara, na Orla do Maçarico. Um filé à caiçara para Elba e para mim, e camarões grelhados com legumes para Rodrigo e Natália.
Elba e eu, fotografados na Orla do Maçarico, em frente à escultura de um caranguejo.
23/09/2018 (domingo)
Riscos existem para uma visita à Lagoa da Coca-Cola: assaltos, agressões e até estupros. Estes riscos são informados no TripAdvisor e confirmados pelos moradores da região. Os nativos dizem ser imprudência a pessoa ir lá em determinados horários, principalmente se estiver sozinho. Os criminosos escondem-se entre os arbustos de uma grande duna entre a praia e a Lagoa, de onde partem para fazer seus malfeitos. Um vendedor de espetinhos na praia, no entanto, me passou a dica de uma rota segura para lá, a partir de uma área reservada ao estacionamento dos ônibus. A Lagoa da Coca-Cola se encontrava com pouca água mas tem, de fato, a cor amarronzada do refrigerante.
Após o check-out no Privé do Atalaia fomos à Praia do Farol Velho. Almoçamos no Marujos, um restaurante decorado com motivos marinhos. Pratos de camarões preparados de duas maneiras foram nossos pedidos. A praia é realmente muito linda, mas do Farol Velho só restaram os destroços da base. Nesse restaurante, conhecemos um casal de Belém: Roberto e Gisela. Eles curtem viajar numa possante motocicleta pelos estados do Brasil e por países da América Latina.
Chegamos a Belém por volta das 17 horas sob muita chuva. Houve uma breve passada no Brás para pegar Leon que ficara os últimos dois dias num hotel para cães.
A ceia foi pizzas com Coca-Cola, e Rodrigo e Natália nos levaram ao aeroporto de Belém para o voo da Latam das 23h40 que nos deixou duas horas após em Fortaleza.
http://g1.globo.com/pa/para/minha-praia/2016/noticia/2016/06/aprenda-chegar-nos-principais-balnearios-do-para.html
https://www.mochileiros.com/topic/33824-bel%C3%A9m-e-salinaspa-19-a-261214-com-fotos/
(fim)

Nenhum comentário: