Sobre a família Gurgel Carlos, os bairros de Otávio Bonfim e Cocó, em Fortaleza, as cidades de Acarape, Redenção e Senador Pompeu, no Estado do Ceará, a Faculdade de Medicina (UFC), minhas caminhadas e viagens, assuntos culturais e artísticos notadamente locais, memórias e fatos pitorescos.
ANTIGA ESTAÇÃO DA PARANGABA
Em 2008, o equipamento foi tombado. No mesmo ano, devido a construção da Linha Sul do Metrô de Fortaleza, o prédio foi objeto de um dilema.
A solução acordada entre Cid Gomes e Luizianne Lins, respectivamente governador do Ceará e prefeita de Fortaleza, foi a seguinte: rebaixar a estação por 3,5 metros e elevar a linha do metrô para preservar o equipamento histórico e evitar sua demolição. A obra durou cinco meses, onde foi priorizada a manutenção das estrutura do prédio, bem como seus traços arquitetônicos. O valor de investimento foi de R$ 1.063.324,47. A participação dos moradores do bairro no debate sobre o assunto foi importante para que os executivos acatassem a solução a que chegaram.
Cercado por um gradil, o prédio (foto) está bem preservado, mas não é mais utilizado desde 2021, quando deixou de abrigar um Centro de Referência em Direitos Humanos.
Saiba mais:
O imóvel está situado em área de intensa movimentação de pessoas e de ampla atividade econômica, situado ao lado de duas estações de metrô e VLT, e de um terminal de ônibus. Ao lado também de um grande shopping center e de diversos outros serviços comerciais, educacionais e de saúde. Em 2023, o Metrofor realizou serviços de restauração e manutenção do imóvel, através de pintura, recuperação da guarita e do sistema de drenagem, além de limpeza geral da estrutura.
Atualmente (notícia de abril de 2024), a antiga estação ferroviária da Parangaba está disponível para exploração comercial, com compromisso de preservação da estrutura e da arquitetura do equipamento – que é tombado como patrimônio histórico pelo IPHAN.
Wiki - Estação da Parangaba
http://www.metrofor.ce.gov.br/2024/04/18/
CASA DO CANTADOR
Nasceu da necessidade dos artistas locais que não tinham, até então, um espaço para manifestarem sua arte e cultura. E tem o propósito de homenagear os imigrantes nordestinos que vieram para o Distrito Federal em busca de melhores condições de vida.
Foi inaugurada em 9 de novembro de 1986, com a presença do então presidente José Sarney, um grande admirador dos repentistas e cordelistas, e também de Luiz Gonzaga, um dos ícones da cultura nordestina.
Na entrada da Casa, que já recebeu renomados artistas como Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Xangai, Dona Lia de Itamaracá, Jacques Antunes e Zeca Baleiro, além de muitos repentistas, temos a estátua do "Cantador Anônimo", uma obra do poeta e escultor cearense Alberto Porfírio.
Conta também a Cordelteca João Melchiades Ferreira, inaugurada no final do ano 2019. O espaço, que contabiliza cerca de 1,5 mil cordéis e livros, presta homenagem ao poeta e romancista paraibano, autor do "Romance do Pavão Misterioso". A cordelteca ganhou um painel do artista plástico Valdério Costa, com xilogravuras que incluem a representação do Pavão Misterioso.
É um espaço com capacidade de 280 pessoas ou um público infantil de 350 (crianças) que pode ser utilizado para apresentações musicais, cênicas, de mamulengos além de palestras e encontros comunitários. Já teve inclusive exibições de películas (à noite) com um resultado muito bom.
Sala Multiuso (Térreo)
O espaço é voltado para oficinas, aulas teóricas, palestras, workshops, refeitório (por estar ligada a cozinha) além poder realizar pequenas apresentações ou até mesmo um pequeno salão para apresentações de forró.
Sala Multiuso (1º Andar)
O espaço é destinado para oficinas, cursos, palestras, workshops e aulas de música.
CENTRAL DE INTELIGÊNCIA CEARENSE
Com Edmilson Filho
Sinopse. C.I.C. (2025) - É um filme brasileiro de comédia e ação que acompanha Wanderlei (Edmilson Filho), um agente secreto brasileiro conhecido como Karkará. Representando a C.I.C. - Central de Inteligência Cearense, Karkará é responsável por combater alguns dos criminosos mais perigosos do mundo, e sua próxima missão será tão desafiadora quanto as anteriores: ele deve recuperar a fórmula de um projeto ultrassecreto dos governos do Brasil, do Paraguai e da Argentina.
Música-tema: "Terral", de EdnardoDireção: Halder Gomes
Principais filmes do roteirista e cineasta HG:
2013 Cine Holliúdy
2016 Shaolin do Sertão
2017 Os Parças
2019 Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral
2019-23 Cine Holliúdy (para TV)
2022 O Cangaceiro do Futuro (para TV)
2021 Cabras da Peste
2022 Bem-Vinda a Quixeramobim
2023 Centro de Inteligência Cearense
SETENTA ANOS DA MEURIS
Nascida em 19/09/1955, em Fortaleza, Meuris Gurgel Carlos da Silva comemorou em duas etapas seus 70 anos de idade:
1) em Campinas-SP, cidade em que trabalhou até aposentar-se recentemente, e 2) no Ceará, onde reside a maior parte de seus familiares.
Aqui, a festa de aniversário aconteceu no Condomínio Wai Wai, na Praia de Cumbuco.
A quinta dos filhos do casal Luiz Carlos da Silva e Elda Gurgel e Silva, dos onze que atingiram a idade adulta, graduou-se em Engenharia Química na Universidade Federal do Ceará (UFC), no período de 1974 a 1978.
Meuris fez uma sólida e consistente carreira na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tendo conquistado nesta instituição paulista, os seguintes títulos e graus acadêmicos: Mestrado em Engenharia Química, Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, Doutorado em Engenharia Mecânica e Livre-Docência em Engenharia Química.
A atuação acadêmica levou-a a ocupar distintas e destacadas funções na Unicamp, tendo sido chefe de departamento e exercido atribuições em colegiados e grupos de trabalho institucionais, além da docência na graduação em Engenharia Química e na pós-graduação (Mestrado e Doutorado), com expressivo número de dissertações e teses orientadas e produção de artigos científicos.
Conquistou, assim, o respeito de seus pares, no ramo de atuação como pesquisadora, retratado, desse modo, nos encargos de consultora de importantes agências de fomento à pesquisa do país, a exemplo do CNPQ e da FAPESP.
Em 03/01/2001, Meuris casou-se em Fortaleza com o profissional liberal em Ciências Contábeis Laerte Antônio José, oriundo de Rio Claro-SP e falecido em 15/12/2022.
Fontes
Silva, Marcelo Gurgel Carlos da. Otávio Bonfim, das Dores e dos Amores: sob o olhar de uma família. Fortaleza: EdUECE, 2008
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2008/11/despoluio-de-efluentes-industriais.html
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2010/12/o-cobeq-2010.html
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2014/01/meuris-gurgel-no-reporter-eco.html
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2016/10/meuris-e-melissa-orientadoras-de-tese.html
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2022/12/laerte-antonio-jose.html
CASCAVEL-CE
Sua população, estimada em 2024, é de 76 mil habitantes.
As terras de Cascavel fazem parte da zona costeira, com muitas dunas es poucas elevações. Sua maior elevação é a serra da Mataquiri.
Praias: Balbino, Caponga (14 km pela CE-138), Águas Belas (17 km pela CE-138), Barra Velha e Barra Nova (13 km pela CE-253)
- Praia da Caponga: É o coração da pesca de Cascavel. Localizada em uma enseada, seu cenário se completa por um coqueiral em todo o contorno dos espelhos d’água de um mar calmo.
- Praia de Águas Belas: Um cenário deslumbrante com dunas, coqueirais e águas cristalinas, especialmente bonito na maré baixa, quando se formam piscinas naturais no encontro do Rio Malcozinhado com o mar.
- Praia de Barra Nova: Conhecida como um refúgio tranquilo com piscinas naturais e a beleza cênica do Rio Choró desaguando no mar.
Ficamos no "Recreio Casa Grande" (9 8150 8940), no Centro de Cascavel. Com suítes, chalés, piscina, deck e estacionamento para carros, em determinados períodos a pousada é reservada a eventos.
CASAMENTO DE PALOMA E JOÃO
A cerimônia de casamento de Paloma e João - ela, filha de Paulo Helder de Alencar Braga e Sônia Maria de Araújo Cavalcante, e ele, filho de João Castelo Branco de Araújo Filho e Celina Maria Romcy de Araújo -, será realizada hoje, às dezesseis horas do dia 4 de outubro de dois mil e vinte e cinco, no Rancho PH, em Cascavel/CE.
05/10/2025 - Atualização desta postagem com a inserção de uma fotografia do evento:
DO FUTEBOL DE CAMPO AO FUTEBOL SOÇAITE
Trata-se do bancário aposentado Edmar Gurgel Coelho. Na década de 1960, o tio atuava no futebol de campo pelo Usina Ceará, o chamado time fabril.
Para não perder o hábito, é que Edmar, até hoje, ainda joga três vezes por semana nas quadras de grama sintética do futebol soçaite.
A seu lado, o filho Sílvio, que recentemente organizou na família o aniversário de 88 anos do pai. (Paulo Gurgel)
LAMBRETA E VESPA
CAÇADAS NO SÍTIO CATOLÉ
MEMÓRIA - USINA CEARÁ
MEMÓRIA - USINA CEARÁ (2)
MEMÓRIA - USINA CEARÁ (3)
MEMÓRIA - USINA CEARÁ (4)
MEMÓRIA - USINA CEARÁ (5)
DOS ANOS DOURADOS AOS ANOS ILUMINADOS EM OTÁVIO BONFIM
CACHAÇAS UISCANA E ESPORTIVA
A ENTREVISTA DE EDMAR
QUEM SALVA UM LIVRO...
EDMAR GURGEL E AMILTON MELO





