EDMAR GURGEL E AMILTON MELO

Esta fotografia postada por Gonzaga Oliveira no Facebook, em "Fortaleza Antiga", mostra os titulares da equipe de futebol de salão do Usina Ceará, em 1967. Dentre eles, estão Edmar Gurgel (meu tio) e Amilton Melo, que viria a se tornar um "ídolo de todas as torcidas" no futebol profissional cearense.

Wilton Almeida, supercolaborador
Acho que essa foto é anterior a 67, o Usina foi extinto em 65 e o Amilton Melo seria um menino jogando no meio dos velhos,como se dizia antigamente.

Wilton Almeida! Talvez você tenha razão. As legendas não constavam da foto original, foram acrescentadas (com possibilidade de haver ocorrido algum erro). Nascido em 1937, Edmar Gurgel não aparentava ter uma idade de 30 anos por ocasião desta  fotografia de 1967. Sei também que o Usina Ceará (futebol de campo) participou de 12 edições do campeonato cearense de futebol (até 1964), quando não resistiu ao conturbado clima político nacional do regime militar. O dono da fábrica Siqueira Gurgel (onde Edmar inclusive trabalhou), o deputado Moyses Pimentel era opositor ao regime e, perseguido durante a ditadura, encerrou as atividades do time. Mas eu não saberia dizer se o futebol de salão do Usina ainda continuou por algum tempo.

Nenhum comentário: