AS "PÍLULAS DO MATO"

Minha avó Almerinda costumava fazer referências a elas. Eram muito populares e, nos meus tempos de menino em Otávio Bonfim, podiam facilmente ser compradas nas mercearias do bairro. Mas não tinha a menor ideia para que as tais "pílulas do mato" serviam. E se persisti nessa ignorância foi porque jamais perguntei isso à minha avó.
Muitos anos depois, ao trabalhar como médico no Hospital de Messejana, vim a conhecer Dr. Jorge Matos. Uma grande figura humana que chefiava o serviço médico-assistencial da instituição. Corrigiu-me ele o nome do medicamento: de "pílulas do mato" para... "Pílulas do Cirurgião Dr. Matos", explicando-me ter sido esse cirurgião um bisavô dele.
Foi em 1846 que Dr. Mattos desenvolveu as pílulas que levam o seu nome, ao fazer uma associação da "cabacinha" com a "batata-de-purga", plantas que ele colhera no Sítio Alagadiço Novo de propriedade do Senador Martiniano de Alencar. E elas foram, por muitos anos, o fitoterápico de maior preferência no meio rural do Norte e Nordeste do Brasil. O filho do cirurgião Mattos, Joaquim de Alencar Mattos tornou-se farmacêutico e revestiu as pílulas inventadas pelo pai com prata, para evitar falsificações e fez o registro no Ministério da Saúde em 1908 (reg. N º 5).


Imagem do fruto da Luffa operculata, planta vulgarmente conhecida por "cabacinha", a qual entra na composição das "Pílulas do Dr. Mattos"


Transcrito do blog EntreMentes, onde se pode ler também uma nota sobre o falecimento do Prof. Abreu Matos (irmão de Dr. Jorge Matos), que foi uma referência nacional no estudo das plantas medicinais.

205 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 205 de 205
Anônimo disse...

Anônimo, pelo jeito você nem leu ou se leu não entendeu nada né! Você não entendeu as serventias não amigo! Nossa, leia novamente.

Anônimo disse...

Caramba meu! Você não entendeu nada!

Anônimo disse...

Proibiu por não ganhar nada encima.

Anônimo disse...

É muito bom nas décadas de 60 ,70 , 80 , meus avós se cursava com pílulas do Mato eles dava para porcos na engorda pra matá vermes

Anônimo disse...

Sim serve

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 205 de 205   Recentes› Mais recentes»