UNAí E PARACATU (MINAS GERAIS)

24/08, domingo
Chegada ao Aeroporto de Brasília às 12h30.
No setor de hangares do aeroporto existe uma confortável sala vip com café, chocolate e pães de queijo à disposição dos usuários dos táxis aéreos.
E fomos acolhidos por Henrique Klein, esposo de Maninha: Elba e Denise, sendo levados para a residência do casal no Lago Norte; e, quanto a mim, até a Rodoviária Interestadual, na qual peguei um ônibus da Viação Santa Izabel com destino a Unaí.
Uma viagem com duração de 3 horas. Ainda em Brasília, o ônibus percorre a Ponte Juscelino Kubitsheck (Ponte JK), que liga o Lago Sul, Paranoá e São Sebastião. Em seguida, ganha a vastidão do Cerrado com suas plantações irrigadas a pivôs centrais, campos de girassóis, ipês floridos e pastagens para bois e cavalos.
Às 16h30, cheguei à Rodoviária de Unaí. E fui a pé (450 m) ao Hotel Vermont Plaza, onde tinha reserva de hospedagem. 
O Vermont, assim como o Hotel Regente, ficam no centro comercial da cidade.
Ao anoitecer, fui comer uns quibes recheados no Tele-cerveja Kaverinha. Um boteco de esquina que faz entregas em domicílio de bebidas e petiscos por motoqueiros de aplicativo.
A palavra "Unaí" que designa o nome do município é uma anagrama feito a partir da palavra Tupi-Guarani "Iuna", nome dados pelos índios ao rio que corta a região, cujo significado é Água-Escura. Essa foi a solução dada pelos antigos moradores da região para evitar confusão com nomes de outra cidades da região, que já haviam utilizado o termo, como no caso da cidade de Rio Preto. WIKI
25/08, segunda-feira
Unaí tem cerca de 90 mil habitantes.
Inicialmente, visitei o Museu Municipal Histórico e Cultural Maria Torres Gonçalves. Onde fui muito bem atendido por uma funcionária, que me guiou pelas várias dependências do museu, pedindo desculpas aqui e ali pelo desfalque temporário de algumas peças (pois estas tinham sido emprestadas para uma exposição agrícola que ia ocorrer na cidade).
Em seguida: 
Praça da Igreja Matriz
Ruas do Centro, o moderno comércio em harmoniosa coexistênia com a Selaria Araújo.
Praça da Prefeitura Municipal de Unaí em que há um busto em homenagem a Sebastião Alves Pinheiro, o"Tão", que foi prefeito três vezes.
Almoço no restaurante Unaí.
Fervedouro do Rio Preto (foto 1). Não é desses fervedouros como há no Jalapão (em que a pressão da água de baixo para cima não deixa você afundar). Ao contrário, a combinação de suas cachoeiras com as rochas e, logo adiante, com uma pequena ilha fluvial, faz você submergir. Foi o que aconteceu a um adolescente, dias antes, quando se aventurou a nadar no Fervedouro do Rio Preto. E, conforme acrescentou o idoso taxista Itamar, que contratei para me levar ao local, o corpo ainda não fora encontrado. Por isso, tantas pessoas na estrada contemplavam aquela atração, mas nenhuma delas parecia disposta a descer o barranco para acessar o curso d'água.
À noite, fiz um lanche rápido no Quitandela.
26/08, terça-feira
Passeio na sede de Paracatu, 104 km de distância de Unaí. Fui pela Viação Sertaneja.
O município de Paracatu, assim como Unaí, está localizado na divisa com o Estado de Goiás. E o Rio Paracatu, que pertence à Bacia do São Francisco, originou o nome deste que é o principal município da região.
Destaca-se em Paracatu a produção agropecuária (principalmente a produção de soja, milho e feijão e a criação extensiva de gado nelore), além da extração de minérios, principalmente o ouro. Encontra-se neste município a maior mina de ouro do Brasil e a maior a céu aberto do mundo. Paracatu é também conhecida como a Capital do Pão de Queijo. WIKI
Vim, almocei (churrasco e complementos, no restaurante Araguaia) e flanei durante algumas horas no centro histórico da cidade.
Paracatu tem 100 mil habitantes e um Jóquei Clube (foto 2).
Voltei pela São Cristóvão. E fui jantar no Padoca, um dos restaurantes do polo gastronômico da R. Celina Lisboa Frederico, em Unaí.
27/08, quarta-feira
Saída de Unaí para Brasília, às 6h30, pela Santa Izabel.
Um carro de aplicativo me transportou até a casa de Henrique e Maninha no Lago Norte. Recém-adquirida, a casa é espaçosa, muito bonita e está a aguardar a instalação de um elevador.
Após o almoço, tive um longo bate-papo com Elba, Denise, Maristane e o casal Klein.
À noite, Henrique foi me deixar no Aeroporto Juscelino Kubitshek para meu retorno a Fortaleza pela Gol. Elba e Denise continuaram em Brasília.

O BRASIL DO MEIO

Minha 9.ª viagem a Brasília. Desta vez, com a previsão de incluir passeios a Unaí e Paracatu, municípios do Noroeste de MG na divisa com Goiás. Quanto a Alto Paraíso de Goiás, um dos municípios da Chapada dos Veadeiros, o "bate e volta" ficou adiado (só encontrei ônibus noturnos na rota Brasília - Alto Paraíso e vice-versa).
Ida ao Distito Federal na manhã de 24/08, no jato particular Embraer do meu cunhado Francisco Moacir Pinto Filho. Passageiros do voo: Elba e eu, Denise, Sérgio Barreira (Titico) Moacir e Maristane. Pilotos: José Marcelo e Rangel.
Frutas, biscoitos e sucos foram servidos a bordo.
Volta a Fortaleza prevista para 27/08 20:40 pela Gol. Minha esposa Elba e Denise retornarão a Fortaleza em 01/09 pela Latam.
Memória
Brasília e Formosa-GO (....)
Brasília e Goiânia-GO (....)
Brasília e Goiânia-GO (2005)
Brasília e Pirenópolis-GO (2012)
Brasília e Foz do Iguaçu-PR (2014)
Brasília, Uberlândia-MG e Caldas Novas-GO (2015)
Brasília e Goiás Velho-GO (2019)
Brasília e Palmas-TO (2022)

LANÇAMENTO DO LIVRO "ANTONIO CAMELO: UM PAI ILUMINADO"

CONVITE
A família Parente Camelo convida para a noite de autógrafos de "ANTONIO CAMELO: UM PAI ILUMINADO", livro coordenado pelo professor universitário e psicólogo Francisco de Assis Parente Camelo, que discorre sobre a vida e a obra do Sr. Antônio Camelo de Araújo, que foi uma grande liderança do bairro Otávio Bonfim e um exemplo dignificante de cidadão íntegro e de dedicação ao próximo.
O livro possui 50 textos assinados por uma vasta gama de colaboradores, com a seguinte distribuição: filhos (23), outros familiares (9) e amigos (6); a esses, se somam 12 depoimentos, todos eles, de maneira uníssona, reverenciando os nobres atributos morais e os valores espirituais do patriarca do Clã Camelo do Otávio Bonfim.
Data: 26 de agosto de 2025 (terça-feira), logo após a missa das 18h30.
Local: Salão Santo Antônio da Paróquia de Nossa Senhora das Dores (em frente à Praça Farias Brito do Otávio Bonfim, no início da Av. Bezerra de Menezes).
Transcrito do Blog do Marcelo Gurgel.

PESAR POR DR. RAIMUNDO PEREIRA DE QUEIROZ FILHO

Hermeto Luís comunicou o falecimento hoje (17), aos 91 anos de idade, de seu pai Dr. Raimundo Pereira de Queiroz Filho, médico formado em 1971 pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará.
Em 1972, tendo sido aprovado para o Curso de Formação de Oficial Médico (CFOM) da Escola de Saúde do Exército, o então sargento Queiroz, da Base Aérea de Fortaleza, mudou-se com a família para a Guanabara.
Nos anos seguintes, como oficial médico, Dr. Queiroz serviu em Fortaleza, no 10.º GAC; em Imperatriz, no Maranhão, e novamente em Fortaleza, no HGeF. 
Ao passar para a reserva do Exército, deu continuidade à carreira profissional em Maracanaú, onde foi médico, chefe de departamento e secretário de saúde.
Como reconhecimento de seus serviços profissionais e de seu trabalho em prol da emancipação do município (1983), foi-lhe outorgada em 2007 a "Medalha Almir Dutra" pela Câmara Municipal de Maracanaú.
Fui seu colega na Faculdade de Medicina, no CFOM, e no HGeF. Um grande amigo, um exemplar cidadão e um médico de elevadas qualidades.
Era viúvo da Sra. Adelaide Lima Queiroz, com quem teve quatro filhos: Lídia Maria, Hermeto Luís, Herialdo e Helder.
Externo meus sentimentos à família enlutada. Recordar-me-ei para sempre de Queiroz.
O velório terá início amanhã, dia 18, a partir das 8 horas da manhã, na Funerária Ethernus e seguirá até às 8 horas do dia 19, quando acontecerá a solenidade de despedida. Logo após, o corpo seguirá para a cremação.
Em dezembro de 2019, publiquei este artigo sobre Raimundo Queiroz em "Linha do Tempo": https://gurgel-carlos.blogspot.com/2019/12/raimundo-pereira-de-queiroz-filho.html

RICARDO FIGUEIREDO BEZERRA

31/07/2025
Aqui estou com o arquiteto, professor e compositor Ricardo Bezerra, na noite do show de Jorge Mello no BelchBar (rua Lívio Barreto, 541), em Fortaleza. [1]
Além de um grande contador de causos, o músico, memorialista e advogado Jorge Mello foi o parceiro n.º 1 de Belchior (com 28 canções da dupla, das quais 22 foram gravadas).

Sobre o Ricardo arquiteto
Mestre em Landscape Architecture (Arquitetura Paisagística) pela University of Arizona (1986) e doutor em Urban Planning (Planejamento Urbano) pela University of Nottingham (1999) [2], ele é um dos moradores ilustres da Cidade 2000, o bairro de Fortaleza em que ele reside, com a jornalista Bete Dias, na apelidada Casa Gaudincha, um refúgio de artes, afetos e encontros.[3]
A razão de ser do nome da morada: uma homenagem a Antoni Gaudí (1852-1926), arquiteto catalão, autor de obras célebres que marcam a paisagem de Barcelona, e a Manoel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha (1933 - 1983), jogador famoso pela imprevisibilidade dos seus dribles, "condição essa presente na casa", como Romeu Duarte já comparou. [4]
Sobre o Ricardo compositor
Para Wagner de Castro, em sua tese de 2014 sobre o movimento cultural "Massafeira Livre" e suas interfaces no Brasil, especificamente em Fortaleza, [5] "os compositores, músicos e interpretes participavam de festivais competitivos pelo prêmio, mas também para ampliar as amizades, as parcerias e ter visibilidade no mercado fonográfico e midiático, almejando o sucesso". Foi assim, o estreitamento da amizade de Ricardo com o então secundarista, Raimundo Fagner, e as parcerias de sucesso como nas canções: "Sina", de Fagner, Ricardo e Patativa do Assaré; "Cavalo Ferro" (gravações disponíveis no YouTube: Ednardo, Téti e Rodger; Qarteto em Cy; Fagner; banda Nacionalize), de Fagner e Ricardo e "Manera Fru Fru, Manera", de Fagner e Ricardo, canção esta que deu título ao primeiro disco de Fagner".
Referências
[1] http://gurgel-carlos.blogspot.com/2025/07/musica-e-bate-papo-com-jorge-mello.html
[2] http://ufc.academia.edu/RicardoBezerra/CurriculumVitae
[3] http://youtu.be/0s6jAHCGAo4?si=MbAlsg00djoVRQ7F (vídeo)
[4] http://blogdomarcelogurgel.blogspot.com/2025/06/tarde-na-gaudincha.html
[5] http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/8658/1/2014_tese_wjscastro.pdf
Vídeo

FILMES E SÉRIES COM A CARA DE NOSSA GENTE

O cinema e o mercado audiovisual cearense ganharam uma vitrine única para o mundo. Nesta terça-feira (5), o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), lançou oficialmente a plataforma de streaming "Siará+". Esta iniciativa amplia o acesso cultural da população e projeta as múltiplas linguagens, gerações de profissionais, territórios e histórias que compõem a cena audiovisual do Estado.
O Cineteatro São Luiz, localizado na capital cearense, foi palco da solenidade de lançamento. Para marcar a criação da "Siará+", foi realizada homenagem aos 50 anos de carreira do cineasta cearense Rosemberg Cariry. Na oportunidade, o público participou da exibição do filme "Lua Cambará: Nas Escadarias do Palácio", uma versão inédita, com recuperação realizada pelo Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque (MIS-CE).
Gratuita e acessível mediante cadastro (http://siaramais.cultura.ce.gov.br/), a plataforma estreia com um amplo acervo de filmes locais, incluindo no catálogo produções de cineastas como Rosemberg Cariry, Karim Aïnouz, Wolney Oliveira e Zelito Viana, entre outros.
Fonte: secult.ce.gov.br

DOCENTES E DECENTES

O restaurante Docentes e Decentes, que ficou famoso em Fortaleza por seu prato de feijão verde cremoso, foi reaberto na Varjota (à rua Frei Mansueto, 1560), em 2024. 
A casa anterior, que ficava no Cocó (à avenida Santos Dumont), onde estivemos por lá diversas vezes, havia   fechado em 2015. 
Existiram também outros restaurantes com a mesma denominação: Um, na rua Marechal Rondon (ao que tudo indica, com início anterior ao da Santos Dumont), e outro, na Ana Bilhar.
No dia 2, sábado, ao completar Érico 40 anos de idade, fomos comemorar esta data no atual Docentes e Decentes. 
Foto 1: Elba, eu e o aniversariante Érico, fotografados por Aline. Que também fez um vídeo short em que   aparece o garoto Benício.
Para começo de conversa: caldo de feijoada, bolinhos de bacalhau e chopes bem gelados. Depois, parrillada do chefe para quatro e brownie com sorvete.
Foto 2: A música ao vivo esteve a cargo dos Brodez, um conjunto de samba e bossa-nova.

CASAMENTO DE PAULA E ARILO

A cerimônia de casamento de Paula e Arilo - ela, filha de Paulo Helder de Alencar Braga e Sônia Maria de Araújo Cavalcante, e ele, filho de Raimundo José Quintino Severo e Enedina Ferreira Severo -, será realizada hoje (2), às 20 horas, na Igreja Matriz de São João Eudes, à Rua José Guilherme da Costa, 60 - Bairro Eng. Luciano Cavalcante.
Após a cerimônia religiosa, os convidados serão recepcionados no Buffet Ilmar Gourmet, na Rua Luiza Miranda Coelho,1111 - Eng. Luciano Cavalcante, Fortaleza - CE.
03/08/2025 - Atualização da postagem com a inserção desta foto:
Arilo e Paula