ESPAÇO DA LEITURA PIO RODRIGUES NETO

A leitura é um exercício que estimula a percepção e aguça a criatividade, e pensando nos benefícios que esta atividade pode proporcionar para as pessoas, a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), inaugurou, neste domingo (10), o Espaço da Leitura Pio Rodrigues Neto, no Parque Estadual do Cocó.
O local é uma homenagem ao ambientalista, empresário e membro do Conselho Gestor da Unidade de Conservação (UC) estadual, que em 2017, promoveu o plantio de 40 mil árvores nativas às margens do rio Cocó e em áreas específicas do Parque, em celebração aos 40 anos da C. Rolim Engenharia, empresa que Pio Rodrigues Neto à época dirigia. Ele também é celebrado por suas obras literárias e por seu compromisso com a preservação ambiental.
A cerimônia de inauguração contou com a presença da titular da Sema, Vilma Freire; do secretário executivo, Fernando Bezerra; do homenageado e seus familiares. Além de frequentadores do Parque e cidadãos engajados com a causa ambiental.
Durante a inauguração, o homenageado (foto), que também possui o título de "Amigo do Cocó", fez um discurso emocionado. “Eu não tenho nenhuma dúvida que plantar árvores faz parte da minha missão e eu fico extremadamente feliz com esta honraria de ter meu nome preservado, aqui no parque, recebo isso com o coração cheio de gratidão mas isso também me serve de forte incentivo para continuar trabalhando. Eu acho que é uma missão cidadã, é uma missão de um ser humano que entende um pouco essa necessidade do verde em Fortaleza”, declarou Pio Rodrigues Neto.
Na segunda-feira (11), fui ao Parque do Cocó para conhecer esta inicitativa, tendo deixado para o acervo do Espaço de Leitura um exemplar do livro "Edição Êxtase", de minha autoria.

JANUÁRIO E MACÁRIO

Esta história reúne "Seu" Januário (foto), pai do cantor e compositor Luiz Gonzaga, com o Dr. Humberto Macário de Brito (1929 - 2023), médico urologista nascido em Campos Sales e formado em Salvador,  Bahia, que construiu longa carreira profissional no Crato, além de ter sido professor universitário, administrador público e político. 

Foi-me relatada por um contador e motorista de carro por aplicativo, de nome João, durante uma corrida que fiz com ele.

Doente da próstata e já com quase 90 anos de idade, Seu Januário necessitava de se submeter a uma prostatectomia. Eis que surge na estrada da vida do respeitado sanfoneiro de oito baixos, o cirurgião Dr. Macário, o qual logo se prontificou em realizá-la.

Operado e assistido com desvelo pelo cirurgião, Seu Januário pôde voltar com a saúde restabelecida para o convívio de seus familiares. Perguntado sobre os honorários médicos, o humanitário Dr. Macário dispensou-os de qualquer pagamento.

Agradecido, Luiz Gonzaga gravou "O Vovô do Baião", em homenagem ao médico.

Seu Januário com bem 90 anos / Tinha nos seus planos fazer uma operação / Sua família 'tava toda reunida / Rezando pela vida do vovô do baião. / Vai, Januário, que nós reza por você / Opera, Januário, você merece viver / Humberto Macário, famoso cirurgião / Fez aquela operação que abalou o Cariri.

http://youtu.be/cLWmWvx6bUc?si=Yg8NmbFZ1UUXiFHK

ESTÁTUAS DA ÍNDIA IRACEMA EM FORTALEZA. SEGUNDA PARTE

Personagem principal de um dos romances do escritor cearense José de Alencar, a índia Iracema é homenageada em diversos locais da capital cearense.


Praça José de Alencar
Cena em alto relevo da índia Iracema com o filho Moacir nos braços, esculpida na base da estátua que homenageia o escritor cearense José Martiniano de Alencar, na Praça José de Alencar. Neste logradouro também está localizado o Theatro José de Alencar.
Foto: PGCS
Palácio Iracema
Homenagem do Governador do Estado do Ceará aos 140 anos de publicação do livro "Iracema" do cearense José Martiniano de Alencar (1829 - 1877). A estátua, criação do artista Francisco Zanazanan, foi confeccionada de resina, recoberta por cristal. E representa a personagem principal do romance, a índia Iracema dos "lábios de mel". 15-2-2005. Lúcio Gonçalo de Alcântara, Governador do Estado do Ceará
Foto: PGCS

Rotary Club de Fortaleza (a conferir)