Estes dados de sua biografia estão disponíveis no livro "Encontram-se", publicado em 1983 pelo Centro Médico Cearense, no qual também estão incluídos sete poemas de Heitor Catunda e um retrato dele feito à mão por Ricardo.
Heitor Catunda Gondim nasceu em 5 de março de 1920, em Fortaleza-CE. Concluiu sua graduação pela Faculdade de Medicina da Universidade de Recife-PE. Aprendiz de pintor, poeta e compositor, inscrito na Ordem dos Músicos do Brasil, seção do Ceará. Biografado pelo WHO'S WHO.
No período de 1968 a 1971, classificou em festivais de música no Ceará diversas composições como "A Canção da Verdade", "Batuca que a noite é morena" e, em parceria com o violonista Aleardo Freitas, "É Primavera", que foi a canção vencedora do III Festival Nordestino de Música Popular.
Em 1980, Heitor classificou no Festival Crédimus da Canção, realizado em Fortaleza, a canção "Esquece essa dor", que ele compôs em parceria com Aleardo Freitas, um dos criadores do balanceio, um ritmo genuinamente cearense.Ele faleceu em 29 de agosto de 1992, em sua cidade natal."Datas e fatos para a história do Ceará", de Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez), registrou o fato.
Em 2024, foi incluído no "Projeto Médicos Escritores Cearenses", organizado por Marcelo Gurgel (disponível no Instagram).
Nenhum comentário:
Postar um comentário