Sobre a família Gurgel Carlos, os bairros de Otávio Bonfim e Cocó, em Fortaleza, as cidades de Acarape, Redenção e Senador Pompeu, no Estado do Ceará, a Faculdade de Medicina (UFC), minhas caminhadas e viagens, assuntos culturais e artísticos notadamente locais, memórias e fatos pitorescos.
MORRE DARIVAL BRINGEL
HOMENAGEM A ROBERTO LOBO
Em 22 de março (sexta-feira), às 20 horas, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi homenageado in Memoriam o médico psiquiatra Dr. ROBERTO AUGUSTO MESQUITA LOBO com o título de membro honorário da Academia Cearense de Medicina (ACM).
A saudação esteve a cargo do Acadêmico Dr. Paulo Eduardo Garcia Picanço.
Elba e eu estivemos presentes na sessão da ACM. Ao ensejo, cumprimentamos pelo agraciamento a Dra. Sônia Lobo, viúva do homenageado e minha colega da turma na Faculdade de Medicina da UFC.
Dra. Sônia Lobo recebe o diploma do Dr. Roberto Augusto de Mesquita Lobo como membro honorário (in Memoriam), das mãos do Acad. Dr. Janedson Baima, presidente da ACM.EDMAR GURGEL E AMILTON MELO
Esta fotografia postada por Gonzaga Oliveira no Facebook, em "Fortaleza Antiga", mostra os titulares da equipe de futebol de salão do Usina Ceará, em 1967. Dentre eles, estão Edmar Gurgel (meu tio) e Amilton Melo, que viria a se tornar um "ídolo de todas as torcidas" no futebol profissional cearense.
Wilton Almeida, supercolaborador
Acho que essa foto é anterior a 67, o Usina foi extinto em 65 e o Amilton Melo seria um menino jogando no meio dos velhos,como se dizia antigamente.
Wilton Almeida! Talvez você tenha razão. As legendas não constavam da foto original, foram acrescentadas (com possibilidade de haver ocorrido algum erro). Nascido em 1937, Edmar Gurgel não aparentava ter uma idade de 30 anos por ocasião desta fotografia de 1967. Sei também que o Usina Ceará (futebol de campo) participou de 12 edições do campeonato cearense de futebol (até 1964), quando não resistiu ao conturbado clima político nacional do regime militar. O dono da fábrica Siqueira Gurgel (onde Edmar inclusive trabalhou), o deputado Moyses Pimentel era opositor ao regime e, perseguido durante a ditadura, encerrou as atividades do time. Mas eu não saberia dizer se o futebol de salão do Usina ainda continuou por algum tempo.
REVISTA DA ASSOCIAÇÃO MÉDICA CEARENSE
A revista eletrônica da Associação Médica Cearense (AMC), em seu número 30, de fevereiro de 2024, traz artigos dos médicos Ricardo Pessoa (editorial), Eduardo Vidal, José Arnóbio Menezes, Ricardo Reis, André Xenofonte, Marcelo Milton, Luiz Moura (crônica), Marcelo Gurgel (causo médico) e da advogada tributarista Janayna Lima.
Em seu "Cantinho da Leitura", às páginas 36-37, a revista divulga o recém-publicado "Edição Êxtase", livro de minha autoria.
NONATO ALBUQUERQUE VÊ "EDIÇÃO ÊXTASE"
Nonato Albuquerque é jornalista, radialista e apresentador de TV. Na televisão, apresentou, entre 1994 e 2020, o noticiário policial Barra Pesada, da TV Jangadeiro, sendo este seu trabalho mais conhecido.* Contratado do Sistema Jangadeiro de Comunicação, atualmente participa do Jornal Jangadeiro nas edições da TV (em reportagens especiais) e da Jangadeiro BandNews FM (como âncora).
* Jangadeiro revelou as suas novidades na programação, que entram no ar em definitivo no dia 18 de março. O maior destaque é a volta do Barra Pesada na faixa do almoço, de 11h45 às 13h30.
PESAR PELO FALECIMENTO DE JOSÉ MARIA CHAVES
Membro atuante de diversas entidades (médicas, literárias e culturais), chegou à presidência das Sobrames Ceará e Nacional.
Em minha infância, vivida no bairro José Bonifácio, convivi com variados (diversificados) vendedores de porta em porta. Desde o "Panelada e figo gordo"e o "Chegadinha", já citados, até o vendedor de cabides de madeira para roupas, gritando " Cruzeta, tá na hora" etc...
Do seu bairro, guardo grandes e saudosas recordações do "Montese", do Frei Teodoro, no qual (com Coringa, Renato, Fujita e muitos outros) joguei. Não sei se você alcançou esse pessoal (ou, esse time).
Eu não sei se o "Tio Edmar" é o mesmo que jogava comigo no Montese, do Frei Teodoro. Caso seja o craque Edmar Gurgel, por favor, diga-me onde ele anda, como ele está. Pretendo, com o João Fujita, reunir o que ainda resta daquele inesquecível tempo.
Estimado Paulo,
Como a disciplina de Proctologia, com 4 créditos = 60 horas, foi por mim criada e implantada em 1965, para ser ofertada como "optativa", é bem provável, ou certamente (a bem da verdade, não recordo), que o caso aconteceu comigo. De qualquer maneira, categoricamente afirmo, muita coisa jocosa, e muitos "causos" patéticos ocorreram.
Um abraço, às ordens, José Maria Chaves. http://blogdopg.blogspot.com/2007/06/medicina-com-rodzio-4.html
Desde muito tempo, que o admiro como cronista de escol.
Embora mais "antigo", também vivi minha adolescência nos arredores da Igreja de Nossa Senhora das Dores, mormente aos domingos,quando indicado pelo Fujita (será que é com "G"?), meu colega de turma no Lyceu, defendi as cores do "nosso" MONTESE (criado pelo inesquecível Frei Theodoro).
Guardo vivas recordações do Edmar (creio que seu tio), um dos nossos craques, Nelsinho, Zé Augusto, Coringa... e tantos outros.
Estimaria muito vê-lo, com seu irmão Marcelo, fazendo parte e enriquecendo a ACEMES.
Também gosto muito de um violão, embora não saiba dedilhá-lo, pois se assim o fizesse, possivelmente seria um boêmio; mas, cantei muitas serenatas.
Um grande e fraternal abraço.
José Maria Chaves, por e-mail