O INSTITUTO PADRE ANCHIETA

Fundado e dirigido por meu pai, Professor Luiz Carlos da Silva, existiu em Otávio Bonfim o Instituto Padre Anchieta. Nas décadas de 1950 e 60, era a única escola privada no bairro. E o imóvel em que funcionou, situado na Justiniano de Serpa, nº 53, não mais existe por ter sido recentemente demolido para o alargamento da rua.
Vicente de Moraes, em duas passagens de seu livro "Anos Dourados em Otávio Bonfim", dá destaque ao papel do Instituto e homenageia o seu fundador:

"Moravam em Otávio Bonfim famílias de mais alta tradição, bem estruturadas e organizadas, fortalecidas com a presença da igreja formando uma comunidade cristã sadia. A moral e o respeito, a educação e os bons costumes, a hierarquia e os direitos eram bases fundamentais adotadas por nossos pais, constituindo um lar unificado. Os jovens, rapazes e moças, a partir do catecismo, cruzada e guarda de honra, muito devem à igreja, especialmente ao Frei Teodoro, a quem somos eternamente agradecidos. As escolas também tinham uma participação ativa junto à família. Presto uma homenagem justa ao Instituto Padre Anchieta, na pessoa de seu diretor, o professor Luiz Carlos da Silva, carinhosamente Seu Silva. Todos que estudaram no Instituto Padre Anchieta, além de uma boa formação, com certeza fizeram um ótimo primário e conseguiram brilhantemente chegar ao sucesso. No ensino, o Seu Silva se apresentava como um verdadeiro substituto dos familiares de seus alunos. A ele, o nosso reconhecimento."
Páginas 30-31. Capítulo III - "O centro do bairro".

"INSTITUTO PADRE ANCHIETA: o Instituto Padre Anchieta era dirigido por Seu Silva. Tinha como professores seus irmãos Zé Carlos, Rita e Eugênia. A austeridade e a disciplina credenciavam nossa escola, que contribuiu moral e civicamente para a formação dos jovens que lá estudaram. a abnegação e a seriedade adotadas pela família Silva tranquilizavam as famílias do bairro. Faço questão de homenagear o Dr. Luiz Carlos da Silva, brilhante advogado trabalhista e uma enciclopédia ambulante em conhecimentos gerais."
Páginas 226-229. Capítulo XVI - "As ruas e as famílias do bairro".

MORAES, VICENTE de Paula Falcão. Anos Dourados em Otávio Bonfim: À Memória de Frei Teodoro. Fortaleza, IURIS, 1998.

Nenhum comentário: