CALDAS NOVAS-GO E BRASÍLIA

Período: 25 a 28/07/15
Dia 26 (sexta-feira)
Partindo de Uberlândia, cheguei a Caldas Novas aproximadamente às 10 horas. Fiquei na rodoviária da cidade esperando por Elba, que chegaria de Brasília duas horas após. Ela trazia a notícia da cirurgia (não realizada) em Maninha
Hospedamo-nos no Morada do Sol, situado na região central da cidade. Este hotel dispõe de um parque aquático com águas quentes captadas através de poços artesianos.
Numa caminhada pelo comércio de Caldas Novas, Elba logo se espantou com o que poderia comprar na cidade. Muitos itens de vestuário a preços convidativos.
O Hotel Morada do Sol estava lotado por grupos de excursão da terceira idade. À noite, após o rodízio de sopas oferecido aos hóspedes, muitos destes se reuniram no pátio interno para ouvir um cantor-tecladista de músicas sertanejas.
foto 1
O município de Caldas Novas, no estado de Goiás, encontra-se às margens do lago da represa de Corumbá e ao lado da Serra de Caldas. Do seu solo brotam águas com temperaturas que variam de 43° a 70°.  De acordo com estimativas de 2014, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a sua população é de 79 705 habitantes E o município  tem como principal fonte de renda o turismo. Na alta temporada, Caldas Novas chega a comportar mais de 500 mil turistas. Todos os anos, mais de 3 milhões de turistas visitam a cidade. Com suas piscinas de águas quentes em seus clubes e hotéis, Caldas Novas é considerada a maior estância hidrotermal do mundo.
Dia 27 (sábado)
Na tarde do dia anterior, tínhamos passado algum tempo nas piscinas do hotel. Como deixaríamos o Morada do Sol ao meio-dia, para nos hospedarmos em outro sem parque aquático, aproveitamos a manhã para nos relaxarmos nas piscinas de águas quentes deste hotel.
Do Morada do Sol nos transferimos para o Hotel Santa Clara. Um hotel menor, com ares de pousada e muito aconchegante.
Almoçamos num restaurante da esquina, o Cozinha Goiana, a meio caminho entre os dois hotéis.
foto 2
Elba soube que "trenzinhos" faziam um city tour muito procurado pelos turistas.
E lá fomos nós para um passeio de "trenzinho", animado e ciceroneado pelo mágico Will.
Locais visitados: a Cachaçaria Empório, onde Elba posou com uma garrafa de cachaça nas mãos, dentro de uma adega, aliás, no interior de um grande barril (foto 2); uma sorveteria no centro de Caldas Novas, na qual tomamos um "sorvete ao forno", (cuja receita está aqui, a cargo da blogueira Tania Gusman); e também um centro comercial com lojas de doces, chocolates e, last but not the least, o quiosque do mágico Will.
Ao falar sobre este último, o mágico-guia Will disse-nos que as rendas de seu quiosque se destinavam exclusivamente ao Lar das Crianças (das crianças dele, Will). E Elba, para ajudar a causa, comprou um conjunto com 20 mágicas e um DVD em que Will explica como fazê-las. Um presente para o nosso neto Matheus, um futuro mágico no pedaço.
Anualmente, a cidade é sede do MagiCaldas, o Festival de Mágicas de Caldas Novas. Reunindo mágicos e ilusionistas de todo o Brasil e do exterior, o festival realizou em abril deste ano sua quarta edição. Shows, conferências e workshops compõem a programação do MagiCaldas. 
Face do MagiCaldas
Duração do passeio: 2 horas (a que se seguiu uma segunda caminhada de Elba pelas ruas do comércio).
À noite, cansados da programação do dia, não saímos mais. E, com a anuência do recepcionista do Santa Clara, pedimos uma pizza com entrega em suíte de hotel.
As águas termais de Caldas Novas não têm origem vulcânica e, por conseguinte, não são sulfurosas. São águas acumuladas pela infiltração da água da chuva na Serra de Caldas, aquecidas pelo calor de camadas profundas do interior da Terra. Foram descobertas em 1722, pelo sertanista Bartolomeu Bueno da Silva, filho do bandeirante Anhanguera. Eles estavam em busca de ouro e pedras preciosas, mas acabaram descobrindo as fontes termais com maior vazão no mundo. No Rio Quente e na Lagoa Quente do Pirapitinga, essas águas afloram naturalmente. Nos clubes e hotéis de Caldas Novas, são em geral captadas por poços artesianos. 
Fontes: Will e CaldasWeb.
Dia 28 (domingo)
Retornamos pela Alfa Luz a Brasília, onde fomos recebidos por Henrique e Maninha com uma primorosa feijoada. Uma sonolência pós-prandial me fez dormir à beça no período da tarde. E, à noite, embarcamos no voo de volta para Fortaleza.
Agradecimentos
A Henrique Klein e Lúcia Macedo (Maninha), pela hospitalidade de sempre.
Ao Sr. Francisco Geová, supervisor da Infraero no Aeroporto Pinto Martins, por ter localizado e cuidadosamente guardado a minha agenda que, por descuido, havia deixado no saguão do aeroporto.
Ao Fernando Gurgel Filho, cearense radicado em Brasília, pela presteza em restabelecer uma comunicação interrompida entre Uberlândia e Brasília.
(termina)

Nenhum comentário: