NA TERRA DO CAJU

Na última terça-feira, 3, resolvi pernoitar em Pacajus. Em Acarape, deixei a CE-060 (a estrada em que fui de Fortaleza a Itapiúna e pela qual estava regressando à Capital) e tomei a CE-253, no trecho que conecta Acarape a Pacajus.
Referências da CE-253: Pau Branco, Itaipaba, Feitiço Fazenda Park (um local de recreação) e o Campo Experimental da Embrapa em Pacajus. Distância do trecho percorrido: 26 quilômetros.
Chegando ao destino, hospedei-me no Hotel Espaço Verde, no bairro Banguê, ao lado do Terminal Rodoviário de Pacajus. Em frente ao terminal, há uma praça em que os pacajuenses costumam fazer suas caminhadas. Muitas vans, da rota Pacajus-Horizonte (sedes distantes em 12 km pela BR-116), também ficam estacionadas por lá aguardando passageiros, o que demonstra o fluxo intenso de pessoas que existe entre as duas cidades.
Jantei no restaurante do hotel. E recolhi-me ao apartamento para ver TV, navegar na web e dormir.
No dia seguinte, antes de deixar Pacajus, fui visitar o centro comercial da cidade. A rua Guarany (também conhecida como rua Velha, uma das ruas mais antigas da cidade e que leva o antigo nome do município), a rua Cônego Eduardo Araripe, a rua Joaquim Nogueira e outras.
Na sede da Prefeitura, informei-me sobre o endereço da Biblioteca Municipal. Não era longe. E uma funcionária atenciosa da biblioteca fez questão de me mostrar as instalações. Tudo limpo, muito organizado e dispondo de uma excelente iluminação natural. Como doação (era esta a intenção da minha visita àquele local) deixei um exemplar do livro Portal de Memórias.
Apesar de não haver tantas nuvens assim no céu, súbito bateu um toró. Tive que me abrigar sob a marquise de uma loja por cerca de quinze minutos. Com o fim da chuva, aproveitei para tirar uns selfies na praça da Igreja Matriz, afinal encontrava-me bem perto daquele logradouro.
De Pacajus para casa, pela BR-116, foi coisa de uma hora de viagem.
Também conhecido como "Terra do Caju", Pacajus é um município situado na mesorregião metropolitana de Fortaleza. 
Tem cerca de 65 mil habitantes, 
Sua economia tem como base a agricultura (principalmente o cultivo do caju), o comércio, a industria e o turismo. Pacajus está situado numa das zonas industriais mais dinâmicas do Ceará. Junto com o município vizinho de Horizonte forma um complexo industrial que emprega grande parte da mão de obra destes dois municípios e outros circunvizinhos.

Nenhum comentário: