BECO DO COTOVELO

selfie na visita ao Beco
Criado para ser uma passagem entre as ruas Coronel Ernesto Deocleciano e Coronel José Sabóia, o Beco (ou Becco) do Cotovelo acabou virando o principal ponto de referência de Sobral. Abriga cerca de 20 estabelecimentos comerciais: cafés, pastelaria, lanchonete, livraria, relojoeiros, chaveiros, barbearia, loja de capas de celular, promotoras de crédito, loterias, entre outros.
O Beco do Cotovelo tem este nome devido a sua forma com uma pequena curvatura no meio.
É para lá que vão aqueles que querem saber das últimas nóticias da cidade e do mundo, em rodas de conversação e tomando cafezinhos. Ponto de encontro de aposentados, o Beco do Cotovelo está para Sobral, assim como a Praça do Ferreira está para Fortaleza.
É passagem obrigatória dos visitantes que chegam a Sobral, os quais deixam ali registradas suas presenças no Livro de Assinaturas, organizado pelos frequentadores locais liderados por Expedito Vasconcelos, Presidente da Associação dos Amigos do Becco do Cotovelo e eleito "Prefeito do Becco".
O famoso Becco do Cotovelo (ou Elbow Street, como indicado em uma das placas) pode até ser pequeno e estreito (75 metros de extensão x 5 metros de largura), mas é infinito no imaginário do sobralense.
O proprietário do Café Jaibaras, Expedito Vasconcelos, foi quem instalou a placa em inglês. "O pessoal, especialmente de Fortaleza, tem a ideia de que Sobral é EUA. Isso porque, tempos atrás, através do Porto de Camocim, a moda que vinha dos EUA chegava primeiro a Sobral. As mulheres daqui usavam a moda antes das de Fortaleza e isso causava uma certa inveja, de dizer que o pessoal daqui queria ser muita coisa, só queria ser os Unites States of Sobral", contextualiza. Foi um amigo de Expedito quem sugeriu colocar a placa em inglês.
Inicialmente, o dono da cafeteria achou que isso reforçaria a tal ideia, mas foi convencido de que a brincadeira combinaria com o espírito do Beco, um local verdadeiramente democrático.
Fontes
http://wikimapia.org/5023415/Beco-do-Cotovelo
https://especiais.opovo.com.br/beccodocotovelo/
http://tvdiario.verdesmares.com.br/noticias/regional/com-172-anos-beco-do-cotovelo-e-passagem-obrigatoria-para-turistas-em-sobral-1.1189412

Nenhum comentário: