HERÓIS DO CEARÁ

Grandes páginas de aço formam o "Livro dos heróis e das heroínas da Pátria", guardado no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O Ceará tem os nomes de sete filhos inscritos neste Livro.
Antônio de Sampaio. Nascido em 24/05/1810, em Tamboril/CE, e falecido em 06/07/1866, a bordo do vapor Eponina, o Brigadeiro Antônio de Sampaio é herói da Guerra do Paraguai e o patrono da arma de Infantaria do Exército Brasileiro.
Bárbara Pereira de Alencar. Nascida em Exu/PE, foi criança para o Crato/CE. Na revolução pernambucana de 1817, Bárbara de Alencar foi presa e torturada numa das celas da Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção, em Fortaleza. Era mãe dos também revolucionários José Martiniano Pereira de Alencar e Tristão Gonçalves, e avó do escritor José de Alencar.
http://blogdopg.blogspot.com/2012/05/republica-do-crato.html
Antônia Alves Feitosa. a Jovita Feitosa, primeira mulher a se alistar nas Forças Armadas. Nascida em 1848, no sertão cearense dos Inhamuns, Jovita era adolescente quando o Exército iniciou um movimento para aumentar seus combatentes para a Guerra do Paraguai. A convocação gerou um entusiasmo patriótico, que chegou até o Piauí, onde a jovem de 17 anos morava com seu tio. Ao saber das baixas sofridas pelos brasileiros no front, ela cortou os cabelos com uma faca, vestiu-se com roupas masculinas e se alistou para a guerra.
Francisco José do Nascimento. O Dragão do Mar, líder comunitário abolicionista. Junto com seus companheiros, impediuo comércio de escravos nas praias do Ceará. Graças a ele, o Ceará foi o primeiro Estado a abolir a escravidão no paí­s, quatro anos antes da Lei Áurea.
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2016/05/dragao-do-mar.html
Martim Soares Moreno. Militar português considerado o fundador do Estado do Ceará. Imortalizado no romance de José de Alencar como o guerreiro branco que casou com Iracema.
Miguel Arraes de Alencar. Polí­tico brasileiro que governou Pernambuco em três períodos. Destacou-se na defesa das classes menos favorecidas da população como os camponeses. Arraes manteve uma relação próxima ao povo do sertão com iniciativas para mudar a realidade daquela população humilde. Impôs o “Acordo do Campo” que obrigava os usineiros a pagar salário mí­nimo aos trabalhadores rurais.
Antônio Vicente Mendes Maciel. O Antônio Conselheiro, que foi incluído nesta relação dos heróis do Brasil por iniciativa da deputada Luizianne Lins. Ele virou tema da "Guerra do Fim do Mundo", do escritor peruano Mario Vargas Llosa. Sua história está também no livro "Os Sertões", que Euclides da Cunha escreveu em 1902.
Para um nome ser incluído no Livro, o Congresso Nacional precisa aprová-lo em Lei. Outros três nomes de cearenses, segundo Wilson Ibiapina, aguardam aprovação: Cego Aderaldo, Patativa de Assaré e Mestre Jerônimo.
Fontes
Wilson Ibiapina, Ceará em Brasília, ano XXX, ed. 324 de junho de 2019
https://senadofederal.tumblr.com/post/66681987378
https://diariodonordeste.verdesmares.com.br

Nenhum comentário: