ONLINE: ROGACIANO LEITE FILHO

O jornalista e escritor Rogaciano Leite Filho (1954 - 1992) foi um profissional brilhante, que assinava com talento e fina ironia a coluna "Em Off", do jornal "O Povo". Nesse diário, foi também durante algum tempo editor do respectivo "Caderno de Cultura".
Filho do poeta e jornalista Rogaciano Leite, herdou deste o dom da palavra verbal e escrita.
Atuou também como assessor de imprensa do Banco Nordeste do Brasil e, nos anos de 1970 e 80, agitou os círculos culturais da cidade de Fortaleza. Ao lado de Adriano Espínola, Airton Monte, Batista de Lima, Eugênio Leandro, Jackson Sampaio, Márcio Catunda, Oswald Barroso, Rosemberg Cariry e outros intelectuais e artistas, fundou o Grupo Siriará de Literatura.
Escreveu o livro "Pão Mofado" (1975), em parceria  com Alberto Eduardo de Castelo Branco, o poema "Canoa Quebrada" que, musicado por Eugênio Leandro, classificou-se em 4.º lugar no Festival Universitário de 1979, e o prefácio de "Um anistiado nordestino" (1989), publicado pela Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto do Ceará.
Em 2002, a Fundação Demócrito Rocha publicou uma coletânea de seus artigos no jornal "O Povo", sob o título de "A história do Ceará passa por esta rua". No mesmo ano, o inseparável amigo e escritor Airton Monte escreveu o ensaio biográfico "Rogaciano Leite Filho" (imagem da capa), o qual integra a coleção "Terra Bárbara".
Assíduo frequentador das noites da Praia de Iracema, os pósteros o homenagearam escolhendo seu nome para designar o Espaço Rogaciano Leite Filho do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Link para ter uma vista de 360 graus do local.
N. do E.
Estive em muitas ocasiões com ele - em rodas boêmias desta cidade (no "Estoril," por excelência), shows musicais, sessões do cinema de arte, lançamentos de livros etc. Destacava-se por sua altura, perspicácia e grande cordialidade, o querido "Roga". Entrevistou-me certa vez para o jornal "O Povo".
Webgrafia
http://blogdoeliomar.com.br/2012/03/11/rogaciano-leite-filho-20-anos-de-saudade/
http://laprovitera.blogspot.com/2012/08/rogaciano-leite-filho.html
http://www.escritas.org/pt/estante/rogaciano-leite-filho
http://www.facebook.com/patriotanenen/posts/204201439782916/
http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/19469/1/2015_dis_aqsoares.pdf
http://www20.opovo.com.br/app/colunas/airtonmonte/2012/05/14/noticiasairtonmonte,2838276/houve-um-dia.shtml
http://www.dragaodomar.org.br/360/espaco-rogaciano-leite-filho/

Nenhum comentário: