PINDORAMA

Assim os índios chamavam essas terras quando Cabral chegou. Segundo Theodoro Sampaio, autor dos livros "História da Fundação da Cidade da Bahia" e o "Tupy na Geografia Nacional", obras que, ainda hoje, são referências bibliográficas importantes em ciências humanas, o termo "Pindorama" é da língua tupi, podendo ser traduzido como o país das palmeiras. Essa denominação continuou sendo usada pelos nativos, por muito tempo. Provavelmente, designava apenas parte do litoral do Nordeste.
"Pindorama",  de Belchior
Antônio Carlos Belchior (26/10/1946 - 30/04/2017) entrou para a Faculdade de Medicina da UFC em 1968. Conheci-o pessoalmente, não na Faculdade de Medicina, mas na casa de um amigo em comum, o engenheiro Francisco Osterne Brandão. Depois disso, nos encontramos em outras oportunidades: no Bar do Anísio, em minha casa no bairro Otávio Bonfim, (por ocasião de meu aniversário de 21 anos), de onde saímos para esticar a noite no "Pombo Cheio", levando conosco o Claudio (do Violão) e o Miguel (da Flauta).
Em 1972, quando morava no Rio de Janeiro, deparei-me com uma placa na fachada de um teatro em Botafogo com o nome BELCHIOR, em letras garrafais. À noite, fui rever o amigo que começava a fazer sucesso no Sul Maravilha. O teatro era pequeno, tinha poucos espectadores. Dentre as canções apresentadas, Belchior cantou uma de fossa (que não era dele). Ao terminá-la, alguém deu uma forte descarga em um vaso sanitário dos bastidores. Era tudo combinado para que o público risse.
Entabulamos uma conversa inicialmente de camarim. Depois, atravessando o Aterro do Botafogo, fomos prossegui-la na Praia do Botafogo, sob um luar com jeito de Paquetá. Belchior, eu e uma terceira pessoa (salvo equívoco, o compositor Pretextato Melo).
Nos anos seguintes, assisti a shows do Belchior no Ceará. A última vez que nos vimos foi num restaurante que ficava próximo à Praça Portugal. Eu tinha chegado muito cedo, entornado algumas cervejas, e já me encontrava de retirada. Quando alguém me detém na calçada, abraçando-me. Era Belchior. Mudei de ideia e recomecei a beber. Passei da conta, dormi no carro e acordei com o sol me batendo no rosto. Simplesmente me esqueci de ir para casa depois de entrar no veículo.
Agora descubro um vídeo do "Domingo Espetacular" com a cantora cearense Lúcia Menezes, que foi amiga de Belchior, em que ela  apresenta trechos de canções do começo da carreira de Belchior: "Paralelas" (com seu início original), "Espacial" e "Rosa dos ventos", recuperada parcialmente em "Depois das seis" (Quando a fábrica apitou / E o trabalho terminou / Todo mudo se mandou / Sem desejos de voltar), as quais não são inéditas; além de "Cateretê", o frevo "Caravelle", uma canção sem título (Sou candidato a médico e doutor / Mas o que eu sei de fato / É samba, meu senhor) e "Pindorama" (Pindorama / Que panorama é o teu?), que são inéditas, acho.

Neste vídeo, também dão seus depoimentos o médico patologista e professor emérito da UFC, Dalgimar Beserra de Menezes, irmão de Lúcia, e o cantor e compositor piauiense Jorge Mello, parceiro de Belchior em diversas canções.
http://www.cljornal.com.br/cultura/amiga-de-belchior-lucia-menezes-apresenta-ineditas-do-cantor/
http://www.itarget.com.br/clients/raimundofagner.com.br/festival_do_ceara1968.htm
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/verso/da-pizza-preferida-de-belchior-a-atuacao-como-produtor-musical-veja-lembrancas-de-lucinha-menezes-1.3079457 (30/04/2021)
"Pindorama Brasil", de Toquinho
Originalmente lançado em 2005, o CD Mosaico revela a parceria entre Toquinho e o compositor Paulo Cesar Pinheiro. Parceria que fora ensaiada em várias situações, mas que só frutificou em função de um texto de Millôr Fernandes para o teatro, baseado nos quinhentos anos do descobrimento do Brasil. A peça chamava-se "Outros Quinhentos" e foi encenada em 2000, em São Paulo. Além das oito músicas que integraram a trilha da peça teatral, Toquinho e Paulo Cesar Pinheiro criaram mais quatro canções que completam as doze componentes do CD Mosaico, lançado em novembro de 2005. Sete anos depois, a Biscoito Fino resgata essa jóia rara da MPB.
http://youtu.be/92DHCdH_J6k

Nenhum comentário: