JOSÉ JATAHY (1910-1983)

Nesta terça, 10/11, o cantor, compositor e sindicalista José Jatahy, completaria 110 anos de idade se vivo estivesse. Nascido em Fortaleza, José Pattápio da Costa Jatahy, é nome de uma importante avenida na capital cearense.
Saiba mais um pouco sobre Jatahy:
Quando João Dummar fundou a Ceará Rádio Clube, a PRE-9, em 1934, José Jatahy, possuidor de potente voz, já era conhecido como o grande seresteiro de Fortaleza. A primeira rádio do Ceará formava pouco a pouco sua equipe de profissionais e o cantor boêmio foi o primeiro contratado por esta emissora e, durante algum tempo, seria sua grande atração.
Após ser escolhido o melhor cantor do Ceará, em um festival realizado em 1942 no Theatro José de Alencar, passou a ser distinguido com a fama de "o pioneiro do rádio" e "o maioral". Jatahy, entretanto, já era visto pelas oligarquias locais como um elemento de ideias perigosas, e isso era expresso pelo próprio João Dummar, que buscava, sem sucesso, um substituto que o suplantasse em talento.
José Jatahy foi parceiro de Luiz Gonzaga, que gravou "Eu vou pro Crato" e "Desse jeito, sim". Graças a seus dotes artísticos, coube-lhe também elaborar o Hino do Ceará Sporting Club, dos Ferroviários, do Pacto Sindical e a Canção da Juventude
Presidiu o Sindicato dos Músicos Cearenses e, acusado de pregação subversiva e incitação a greves, foi preso em 1964. No dizer de Fausto Arruda, Jatahy soube, como poucos, colocar o seu canto e a sua arte a serviço do proletariado.
Faleceu aos 73 anos de idade, em 1983.
http://anovademocracia.com.br/no-71/3157-o-canto-subversivo-de-jose-jatahyy
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Jatahy
http://cearasc.com/noticia/jose-jatahy-completaria-100-anos-nesta-quarta
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2020/01/parceiros-cearenses-de-luiz-gonzaga.html

Onde anda Diassis Martins?

Nenhum comentário: