LANÇAMENTO DO LIVRO "SOPRO DE lUZ"

Durante a abertura do III Encontro de Academias Literárias do Ceará, no dia 20/11/2020, às 20h, no Espaço de Convivência da Unichristus, no Campus do Parque Ecológico do Cocó, em Fortaleza, ocorreu o lançamento da 37ª Antologia da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Regional Ceará (Sobrames-CE).
Trata-se de uma série que foi começada em 1981 pelos sobramistas pioneiros: Paulo Gurgel e Emanuel de Carvalho. Todos os anos a Sobrames- CE lançava no mês de outubro, mês em que se comemora o dia do Médico (18/10), sua antologia. No entanto, em virtude da pandemia de Covid-19, o lançamento anteriormente agendado foi adiado para novembro (20/11).
O grande número de participantes tem sido um ponto forte dessa coletânea anual. Neste ano, o total de autores bateu o recorde, alcançando a marca de 70, dos quais 66 médicos. O título da Antologia, "Sopro de Luz", escolhido por meio de votação democrática durante uma das reuniões mensais da nossa entidade, foi uma proposta da sobramista Alcinet Rocha.
Marcelo Gurgel, ex-presidente da Sobrames-CE, como tem feito nos últimos anos, foi o organizador desta coletânea. Contou com a colaboração da seretária Orlânia Dutra e, como de praxe, a capa foi uma criação do cirurgião e artista plástico Isaac Furtado. E o prefácio foi escrito pela professora e escritora Lourdinha Barbosa, integrante da Academia cearense de Letras.
http://blogdomarcelogurgel.blogspot.com/2020/11/lancamento-da-37-antologia-da.html
http://servicos.cbl.org.br/isbn/ 978-65-5556-077-0 (Origem: CBL) Expressão Gráfica e Editora Marcelo Gurgel Carlos da Silva, SOBRAMES/CE - Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - CE Literatura brasileira Físico Publicado em 2020
✞ É com grande pesar que aqui registro a notícia do falecimento, em 03/12/2020, do médico Francisco José Pessoa de Andrade Reis, um dos autores do livro "Sopro de luz". Nascido em Fortaleza, em 21 de julho de 1949, Francisco Pessoa era médico oftalmologista, com mais de quarenta anos de atuação nessa especialidade, ao tempo em que também se dedicou à vida literária como poeta, cordelista e cronista.

Nenhum comentário: