Um documentário de 1993 que relembra os bastidores de um longa-metragem que o cineasta Orson Welles filmou parcialmente no Brasil e cujas imagens ficaram guardadas por anos, em segredo, nos estúdios Paramount.
Chama-se o filme (inacabado) "It’s all true – É tudo verdade" e foi uma encomenda feita a Orson Welles em plena Segunda Guerra Mundial, como parte da Política de Boa Vizinhança dos Estados Unidos com a América Latina. Realizado em 1942 e composto de três episódios, tem uma parte filmada no México, chamada My friend Bonito, e duas no Brasil, Carnaval (The story of samba) e Jangadeiros (Four men on a raft). Era para ser o terceiro filme feito pelo diretor para a RKO Pictures, com a qual ele rodou Cidadão Kane (1941), mas a filmagem se complicou, suas relações com a companhia ficaram tensas, e o projeto terminou engavetado.
A mais interessante das histórias, ao menos do ponto de vista dos bastidores, é Jangeiros. A história foi pinçada da imprensa, a partir de uma manchete da revista Time, para servir os propósitos de ressaltar a dignidade do trabalhador e a diversidade étnica e cultural da América, que estavam no programa norte-americano. No Brasil, o Governo no poder era o de Getúlio Vargas, e o país lutava por direitos trabalhistas. Four man on a raft (quatro homens numa jangada) foi a chamada de capa da Time, que contava como quatro pescadores navegaram em uma jangada de Fortaleza ao Rio de Janeiro, em setembro de 1941, para protestar contra a exploração econômica que sofriam, obrigados a pagar metade de seus ganhos aos donos das jangadas para poder trabalhar.
Na reconstituição cinematrográfica da navegação, que ficou famosa, os homens subiram novamente na jangada, mas foram virados por uma onda, e o líder dos quatro – Jacaré – desapareceu. Welles quis a todo custo terminar a filmagem, segundo ele, em homenagem a Jacaré, e a RKO se opôs, terminando a já fragilizada relação com ele e abortando o projeto. As imagens só foram redescobertas em 1985 por um diretor da Paramount, Fred Chandler, e usadas em 1993 neste documentário de Bill Crohn e Myron Meisel, com o título de "É tudo verdade – Um filme inacabado de Orson Welles".
Extraído de: A experiência brasileira de Welles, por Camila Moraes, publicada em El País.
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