MEMÓRIA. AÇUDE DO CEDRO E SERRA DO ESTÊVÃO

Em julho de 1997, viajamos a passeio para Quixadá. Após percorrermos a sede do município, fomos conhecer o Açude do Cedro, localizado a 6 quilômetros de distância.
É um belo reservatório de água, esta obra que resultou de uma ordem de construção dada por D. Pedro II, porém que só saiu do papel nos primeiros governos republicanos do Brasil, entre os anos de 1890 e 1906.
Um detalhe que desperta a curiosidade dos visitantes é a vista proporcionado pela pedra da Galinha Choca. Elba e nossos filhos Érico e Natália ficaram encantados com aquele imenso monólito que evoca a imagem de uma enorme galinha no choco.
No pequeno restaurante à beira do açude, saboreamos uma vistosa tilápia assada com baião de dois e  refrigerantes. E o calor já começava a ficar insuportável.
Foto de Fábio Barros (free for all use). Parede principal do Açude do Cedro e Pedra da Galinha Choca, Quixadá, Ceará, Brasil.
À tarde, nós tomamos o rumo da Serra do Estêvão. Uma pequena cadeia montanhosa, com aproximadamente 24 km de comprimento por 10 km de largura, que se distribui pelos territórios de Quixadá e Choró (principalmente no primeiro município). É nesta serra que se localiza o ponto culminante do município de Quixadá, com 755 m de altitude.
A 20 km de Quixadá, no distrito de Dom Maurício, estivemos visitando a Casa de Repouso São José. Funcionando anexo ao Mosteiro de Santa Cruz, a Casa de Repouso tinha um mobiliário modesto (com quartinhas no criado-mudo) e adotava rigorosas regras de silêncio.
Como o tempo não estava nem um pouco ameno por lá, nossa viagem prosseguiu em busca do frio de Guaramiranga.
(vídeo recente)


Atualização ...
Em dezembro de 2021 (18), a edição impressa do jornal "O Povo" publicou esta reportagem de capa:
Açude do Cedro: o primeiro reservatório do Brasil está seco
Sem água, o açude não sangra desde 1989. O chão rachado abriga um "cemitério de peixes", que morreram quando as águas do açude secaram. Há mais de 10 anos, o Açude do Cedro já não disponibiliza suas águas para o abastecimento de Quixadá. As águas que chegam ao município são transportadas do Açude Pedra Branca, localizado a 37 km da sede municipal. Apesar de sua importância histórica, o reservatório perdeu a relevância hídrica.
Foto: Julio Caesar

Nenhum comentário: