FRANCIS VALE (1945 - 2017)

Francis Gomes Vale (foto) foi cineasta, compositor, escritor e produtor cultural.
Paraense de nascimento, mas de família cearense com raízes em Crateús, Francis Vale, desde muito jovem, integrou-se às lutas do movimento estudantil. E, mesmo depois de graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, deu continuidade à sua atuação política, com riscos para a própria vida, liberdade e estabilidade financeira, em seus embates contra o regime ditatorial de 1964.
Conheci-o nas rodas boêmias de Fortaleza. Tempos depois, soube que ele era irmão de Euclea Vale, destacada enfermeira do Hospital de Messejana.
De 1979 a 2016, dirigiu nove filmes, sendo estes em maior parte documentários, além de participar de um filme como ator. Deu entrevistas e depoimentos em quatro vídeos. E escreveu muitos artigos para jornais cearenses.
É também autor do livro "Cinema Cearense – Algumas Histórias", onde narra vivências e lutas em favor da Sétima Arte.
Em 1988, lançou com Alano Freitas o disco "Liberado", uma produção independente com 13 faixas. O título do LP é uma alusão à resistência contra a ditadura militar, com sua censura e sua "liberação", ou não, de canções. Uma destas, "Apaixonadamente" (c/ Stelio Valle), foi depois gravada por Fátima Santos, no CD "No Ceará é assim" (1995) e por Fagner, no CD "Fagner" (1996). Com Neo Pi Neo, compôs "Camelô erótico", que foi gravada pelo parceiro no CD "O Pinto" (2005).
Assim é que virou verbete do Dicionário Cravo Albin da MPB.
Presença constante nos points de Fortaleza (Estoril, Anysio etc.) e nos shows dos artistas da terra, Francis teve ainda o seu período de dono de restaurante. Com o "Tempero da Terra", que ele abriu em uma casa espaçosa no início da Avenida Beira-Mar - "para receber os amigos". Uma iniciativa que, por razões particulares, não deu continuidade.
Em panegírico a respeito dele, Ivan Lima Verde escreveu:
"Na verdade, o Francis valeu e continua valendo pela saudade e pelo legado deixado a todos nós que tivemos o privilégio de com ele conviver até sua partida, tristemente ocorrida em 8 de dezembro de 2017."
Fontes:
https://www.blogdolauriberto.com/2017/12/morre-francis-vale.html (Artigo de Paulo Verlaine)
https://dicionariompb.com.br/artista/francis-vale/
https://www.francisvale.com/ (Acervo de Francis Vale)

Nenhum comentário: