BARCARENA

16/11, sábado
Região Metropolitana de Belém (RMB), também conhecida como Grande Belém, reúne oito municípios do Estado do Pará em relativo processo de conurbação (integrados socioeconomicamente). A RMB é formada pelos municípios de Ananindeua, Barcarena, Belém, Benevides, Castanhal, Marituba, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará.
Barcarena
126.650 pessoas (2022)
O nome "Barcarena" se originou da presença no assentamento de uma grande embarcação batizada como "Arena" e vulgarmente conhecida como "Barca". E a junção destas duas palavras fez com que a localidade ficasse conhecida como Barcarena. Contudo, o nome da cidade pode também ter sua origem numa povoação em Portugal chamada Barcarena, de onde vinha a maior parte do armamento e pólvora do império português (Fábrica da Pólvora de Barcarena).
Na época da Cabanagem, Barcarena foi um dos principais palcos dos conflitos.
É onde se encontra a sede operacional da Alunorte, a maior refinaria de alumina (*) do mundo fora da China. E onde está localizado o maior porto do Estado do Pará, o Porto de Vila do Conde.
(*) a matéria-prima do alumínio.
Praia do Caripi, a principal atração turística de Barcarena. Nesta praia fluvial, em Vila dos Cabanos, estão o Samaúma Park Hotel, a Casa da Árvore e o trapiche do Caripi, além de outros restaurantes e hotéis.
A partir de Belém, o acesso à Praia do Caripi pode ser feito, via Ananindeua, pela Alça Viária do Pará (PA-483), com pontes que cruzam os rios Guamá, Acará e Moju, com um trajeto de 115 km; ou, pode ser feito, pela PA-151, com um trajeto rodoviário de 51 km, mas que inclui a utilização de uma balsa da Arapari Navegação (em que cobram 66 reais por veículo a ser transportado). 
Usamos a primeira opção (com uma parada na Padaria DomNato para o nosso café da manhã) na ida para Barcarena e a segunda opção, na volta para Belém. Rodrigo, que tinha voltado de Foz do Iguaçu na véspera, dirigiu o carro.
Em Caripi, escolhemos ficar nas instalações do Samaúma, cujo restaurante é aberto ao público.
Rodrigo, Renan, Natália c/ leon, eu e Elba no Samaúma Park
17/11, domingo
Com as horas que me restavam em Belém (antes de voltar para Fortaleza), aproveitei para conhecer o Complexo Ver-o-Rio. Está sendo preparado para receber os participantes da COP30.

Nenhum comentário: