Com o avanço da produção de café em Minas Gerais e no interior do Rio de Janeiro, o império precisava de rotas melhores para escoar a safra até o porto da capital. As estradas existentes eram precárias e as viagens demoravam dias. O transporte por mulas era caro e sujeito a perdas. Era preciso algo novo.
Na década de 1850, o Brasil vivia um momento de busca por modernização. E o imperador Dom Pedro II apoiava as iniciativas em infraestrutura e ciência.
Nesse contexto, foi que surgiu a ideia de uma estrada pavimentada entre duas regiões importantes para a economia do império: a serra fluminense e a Zona da Mata mineira. Com o apoio do imperador, o comendador Mariano Procópio conseguiu uma concessão, em 1852, para construir e e explorar uma rodovia por 50 anos. Então, fundou a Companhia União e Indústria em 1853. Era uma sociedade anônima, com ações compradas por grandes fazendeiros interessados na obra. A empresa teria o direito de cobrar pedágios para recuperar o investimento. O nome da estrada veio daí.
Os trabalhos tiveram início em 12 de abril de 1856, com a presença do Imperador Dom Pedro II e a Família Imperial, e a placa que registra o evento ainda pode ser vista no início da Avenida Barão do Rio Branco, em Petrópolis.
A técnica usada foi o macadame, criada pelo escocês John Adam. Consistia em colocar camadas de pedras britadas, compactadas por rolos pesados, formando um leito regular e resistente. Era a tecnologia mais moderna da época para a pavimentação.
Em 23 de junho de 1861, Dom Pedro II e representantes ilustres da Corte e da Companhia União Indústria percorreram em diligência os 144 quilômetros da primeira rodovia macadamizada brasileira, inaugurando a ligação entre Petrópolis e Juiz de Fora.
Notas
Na década de 1850, o Brasil vivia um momento de busca por modernização. E o imperador Dom Pedro II apoiava as iniciativas em infraestrutura e ciência.
Nesse contexto, foi que surgiu a ideia de uma estrada pavimentada entre duas regiões importantes para a economia do império: a serra fluminense e a Zona da Mata mineira. Com o apoio do imperador, o comendador Mariano Procópio conseguiu uma concessão, em 1852, para construir e e explorar uma rodovia por 50 anos. Então, fundou a Companhia União e Indústria em 1853. Era uma sociedade anônima, com ações compradas por grandes fazendeiros interessados na obra. A empresa teria o direito de cobrar pedágios para recuperar o investimento. O nome da estrada veio daí.
Os trabalhos tiveram início em 12 de abril de 1856, com a presença do Imperador Dom Pedro II e a Família Imperial, e a placa que registra o evento ainda pode ser vista no início da Avenida Barão do Rio Branco, em Petrópolis.A técnica usada foi o macadame, criada pelo escocês John Adam. Consistia em colocar camadas de pedras britadas, compactadas por rolos pesados, formando um leito regular e resistente. Era a tecnologia mais moderna da época para a pavimentação.
Em 23 de junho de 1861, Dom Pedro II e representantes ilustres da Corte e da Companhia União Indústria percorreram em diligência os 144 quilômetros da primeira rodovia macadamizada brasileira, inaugurando a ligação entre Petrópolis e Juiz de Fora.
Notas
I) Aberta ao final do século XVIII, num dos chamados Caminhos do mar de São Paulo, ficou conhecida como Calçada de Lorena, em função das precárias condições do Caminho do Padre José de Anchieta. Deste modo, em 1790 iniciou-se uma nova via, calçada de pedras, por determinação do governador da capitania de São Paulo, Bernardo José Maria de Lorena. As obras ficaram a cargo do Brigadeiro João da Costa Ferreira, engenheiro da Real Academia Militar de Lisboa. Concluída em 1792, estendia-se por 50 km, reduzindo em cerca de 20% o percurso entre Santos e São Paulo de Piratininga. No Rio de Janeiro, a Estrada União e Indústria, foi construída pelo empresário Mariano Procópio e inaugurada em 1861 por D. Pedro II, ligando Juiz de Fora-MG a Petrópolis-RJ. No Brasil foi o macadame muito utilizado nas estradas que cortam o estado de Alagoas. Em Pomerode, no estado de Santa Catarina, o macadame ainda é largamente usado para pavimentar ruas mais distantes do centro.
II) Casa de Saúde Santa Mônica, Estrada União Indústria, 1193 - Roseiral CEP: 25720-062 - Petrópolis - RJ Tel: (24) 2242-6947 / 2242-6426 duducho@compuland.com.br
Casa de Saúde Santa Mônica, Rua Bispo Dom José Pereira Alves 235, Pereira RJ, 25685-140
http://www.ccs.saude.gov.br/saudemental/hospitaisriodejaneiro.php
III) A primeira rodovia pavimentada do Brasil, por Fabio Lucas Carvalho
II) Casa de Saúde Santa Mônica, Estrada União Indústria, 1193 - Roseiral CEP: 25720-062 - Petrópolis - RJ Tel: (24) 2242-6947 / 2242-6426 duducho@compuland.com.br
Casa de Saúde Santa Mônica, Rua Bispo Dom José Pereira Alves 235, Pereira RJ, 25685-140
http://www.ccs.saude.gov.br/saudemental/hospitaisriodejaneiro.php
III) A primeira rodovia pavimentada do Brasil, por Fabio Lucas Carvalho
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrada_Uni%C3%A3o_e_Ind%C3%BAstria
http://www.acessa.com/cultura/arquivo/noticias/2013/04/04-mostra-conta-historia-da-rodovia-uniao-e-industria/
http://www.facebook.com/RevistaEstradas/photos/a-estrada-de-rodagem-uni%C3%A3o-e-ind%C3%BAstria-ligando-a-cidade-de-petr%C3%B3polis-rj-a-juiz-/6112786532065112/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Macadame
IV) União e Indústria ➤ Rodovia Pres. Juscelino Kubistschek ➤ BR 040
Trabalhei em Petrópolis, de 1973 a 1974, na Casa de Saúde Santa Mônica (CNES 2275600). Um hospital psiquiátrico de natureza privada, conveniado com a previdência social, cujo setor para pacientes femininos distava vários quilômetros do setor para pacientes masculinos. Ficava o setor das mulheres (além da administração geral do frenocômio e a sala de admissão dos pacientes) em uma colina do bairro Roseiral, na Estrada União Indústria, a caminho de Juiz de Fora; já o setor destinado aos homens, em outro bairro mais próximo do centro de Petrópolis.(...)
https://gurgel-carlos.blogspot.com/2022/03/memoria-petropolis-e-teresopolis.html
http://www.acessa.com/cultura/arquivo/noticias/2013/04/04-mostra-conta-historia-da-rodovia-uniao-e-industria/
http://www.facebook.com/RevistaEstradas/photos/a-estrada-de-rodagem-uni%C3%A3o-e-ind%C3%BAstria-ligando-a-cidade-de-petr%C3%B3polis-rj-a-juiz-/6112786532065112/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Macadame
IV) União e Indústria ➤ Rodovia Pres. Juscelino Kubistschek ➤ BR 040
Trabalhei em Petrópolis, de 1973 a 1974, na Casa de Saúde Santa Mônica (CNES 2275600). Um hospital psiquiátrico de natureza privada, conveniado com a previdência social, cujo setor para pacientes femininos distava vários quilômetros do setor para pacientes masculinos. Ficava o setor das mulheres (além da administração geral do frenocômio e a sala de admissão dos pacientes) em uma colina do bairro Roseiral, na Estrada União Indústria, a caminho de Juiz de Fora; já o setor destinado aos homens, em outro bairro mais próximo do centro de Petrópolis.(...)
https://gurgel-carlos.blogspot.com/2022/03/memoria-petropolis-e-teresopolis.html
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