PÁSSAROS RAIVOSOS

Fernando Gurgel Filho
Adoro pássaros.
Acordar, de manhãzinha, com o canto dos sabiás, periquitos, bem-te-vis, joões de barro...
Dá uma paz que somente os pássaros sabem transmitir. E o dia fica sempre mais bonito.
Talvez seja porque os pássaros nos pareçam tão pacíficos.. A não ser para se defender.
Dia desses, vi um sabiá se desentendendo com uma coruja. Ambos no ar se bicando e, ao invés de bonitos chilros, ambos emitindo uma espécie de guincho raivoso.
Pois é... Um sabiá? Quem diria? Talvez estivesse defendendo seu ninho, pensei.
Ontem, para minha surpresa, ouvi os tais guinchos raivosos na lateral da casa e fui lá ver o que era. Para minha surpresa, era o belo sabiá massacrando um filhote de bem-te-vi. Além de pisoteá-lo, dava bicadas bem ferozes no filhotinho.
Corri e espantei o sabiá. O filhotinho, de tão assustado, parecia catatônico. Quase se deixou ficar na minha mão, mas logo se recobrou e voou para uma fresta no telhado. Se escondeu por lá. Parecia estar bem.
Hoje, por acaso, estava saindo para o quintal e - parecia o mesmo sabiá - vi um sabiá levando um inseto no bico. Apesar de eu estar meio perto dele, nem deu bola, continuou andando calmamente. Um pouco mais na frente, parou e me encarou, como se dissesse:
- Qual é, "mermão", tá me encarando porquê? Esse terreno aqui é meu!
Sabia que todo cachorro é territorialista, mas... um sabiá????
Como diria Cícero: "O tempora!, o mores!"
N. do E.
Em minha experiência, se você quiser encontrar um comportamento muito perturbador dentro do reino animal, dirija-se às aves. ~ Yonatan Zunger
O pica-pau não tem dor de cabeça, mas...

Nenhum comentário: