ESTÁTUAS DA ÍNDIA IRACEMA EM FORTALEZA

Personagem principal de um dos romances do escritor cearense José de Alencar, a índia Iracema é homenageada em diversos locais da Capital.
Praia de Iracema
Visitada por turistas e moradores, a estátua da Iracema Guardiã é dos anos 60, em comemoração aos 25 anos do bairro Praia de Iracema e aos 100 anos da obra de José de Alencar. O monumento foi restaurado em 2012.
O artista plástico responsável pela obra é Zenon Barreto que, em vida, presenteou o amigo e artista Descartes Gadelha com doze desenhos detalhados do projeto de sua escultura a fim de que ela fosse fundida em bronze. Jacqueline Medeiros, curadora da restauração, explica que "A partir desse projeto é que reconstruímos o arco e as 'curvas' de Iracema proporcionalmente, tentando aproximar o máximo às dimensões estabelecidas pelo desenho".
Segundo Jacqueline, o significado da posição da Estátua da Iracema Guardiã "é o de uma guerreira prestes a alçar a flecha em defesa da sua terra (acredito que, por isso, o artista tenha colocado o título de Guardiã) ou um ato de contrição diante da partida do seu amor.
Mucuripe (Volta da Jurema)
A escultura é do artista plástico pernambucano Corbiniano Lins e mostra uma cena do romance, na qual Iracema está com seu marido, o português Martim Soares Moreno, o cachorro Japi e o filho do casal, Moacir. Em meio ao cenário do Mucuripe, onde predominam as embarcações marítimas, a escultura retrata o momento da partida da família em uma jangada. 
Inaugurada em 1965, durante o centenário do romance, sua última restauração foi realizada em 2012.
A enseada do Mucuripe foi escolhida para colocar a escultura por ser o local onde Iracema contemplava o horizonte aguardando o retorno de seu amado "Guerreiro Branco".
Lagoa de Messejana
O seu espelho d'água emoldura a maior estátua de Iracema de Fortaleza, com mais de doze metros de altura e 16 toneladas de peso. Também representa a personagem imortalizada pela pena de José de Alencar e suas formas foram inspiradas, conforme um concurso para esse fim, nas formas da modelo brasileira Natália Nara (ex-BBB).
A Iracema da Lagoa tinha inicialmente um tom de bronze, próximo à cor da pele morena. Mas está atualmente pintada de verde, com o que muitos moradores de Fortaleza e a população indígena não concordam. E um inquérito chegou a ser realizado para apurar as responsabilidades.
Fontes
http://lidesealgomais.wordpress.com/2013/02/25/um-olhar-sobre-a-iracema-e-outros-monumentos-da-av-beira-mar-2/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lagoa_da_Messejana
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/metro/estatua-de-iracema-pode-mudar-de-cor-1.1108595
http://gurgel-carlos.blogspot.com/2013/01/martim-e-iracema.html

Nenhum comentário: