MEMÓRIA. PRAIA DE ARPOEIRAS

No período de 2000 a 2002 fui instrutor dos Cursos de Capacitação em Diagnóstico, Tratamento e Ações de Controle da Tuberculose promovidos pela Secretaria de Saúde do Ceará (SESA). Tendo como público-alvo os médicos e enfermeiros das Equipes de Saúde da Família das Microrregionais de Saúde, esses cursos eram organizados pela Enf.ª Joilda Pessoa Furtado, da Célula de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso, e contava com a colaboração da Dra. Creusa Lima Campelo, farmacêutica e bioquímica do Laboratório Central.
Tínhamos à disposição para os nossos deslocamentos aos locais dos cursos um carro oficial da SESA com motorista. Partíamos de madrugada e voltávamos ao entardecer do segundo dia. Para a realização de cada curso contávamos também com o apoio local de funcionários da microrregião e dos municípios. Levamos a termo 24 edições desses cursos que duravam em média dois dias.
No caso de microrregiões mais distantes (como o Cariri, por exemplo), utilizei-me de aviões comerciais para meu deslocamento.
Em Acaraú, município do litoral oeste do Ceará, que dista de Fortaleza 274 Km (por Itapipoca) e 244 (pela via estruturante), o curso foi realizado nos dias 10 e 11 dezembro de 2001. Com 89 participantes, um dos quais sendo um colega de turma, Emanuel Ponte, que prestava serviços médicos na região e há décadas não nos víamos.
Ficamos hospedados no Hotel Municipal.
Acaraú
É uma região de belezas naturais banhada pelo mar e pelo Rio Acaraú, o segundo maior rio do Ceará. Trata-se de um lugar com bastante história ao longo de sua existência como cidade, cuja data de fundação oficial é 31 de julho de 1849. porém sua origem como aldeamento remonta ao início do século 17, quando os portugueses usaram seu território como ponto de apoio contra a ocupação francesa no Maranhão. Acaraú é uma cidade de médio porte com 34 km de litoral. Suas praias principais são: Praia da Barrinha, da Volta do Rio, do Monteiro, de Arpoeiras, de Aranaú e do Espraiado.
Praia de Arpoeiras
Aproveitando um tempo livre (cerca de 2 horas) em que a programação do curso estaria sendo tocada por Joilda e Creusa, acertei uma corrida de mototáxi. E fui conhecer a Praia de Arpoeiras, considerada a segunda praia mais seca do mundo. Essa característica deve-se ao movimento das marés. Quando a maré baixa, deixa uma larga faixa de areia com 2 km de distância do mar e cheia de piscinas naturais. E, quando a maré sobe, a faixa de areia então se restringe ao trecho em que estão as barracas. Arpoeiras fica a 10 km do centro de Acaraú.
Vídeo postado há 5 anos sobre a Praia de Arpoeiras:

Nenhum comentário: